Soluções do Prolog para uma gestão de frotas

Conheça as soluções do Prolog e saiba como ter mais economia e produtividade em sua operação.
Conheça o papel do Prolog na gestão de frotas.

Qual é o papel do Prolog na gestão de frotas? Conheça a logtech que oferece ao setor de transportes e logística mais economia, segurança e produtividade.

São mais de 900 operações no Brasil e no mundo, 30 mil quilos de papel poupados, 20 mil horas economizadas e 50 mil relatórios gerados. Tudo isso de forma simples e eficiente.

Queremos apresentar tudo o que faz o Prolog na gestão de frotas. Incluindo:

E as soluções que permitem isso acontecer:

O que proporciona o Prolog na gestão de frotas?

Organiza a rotina da operação

As soluções do Prolog são pensadas para otimizar os processos das operações de transportes. Hoje, trabalhamos com as frentes de manutenção e gestão de pneus. Portanto, tudo o que envolve essas rotinas é facilitado com o nosso sistema.

Em uma única plataforma, todas as informações sobre os veículos e pneus cadastrados são disponibilizadas de maneira simples e objetiva na dashboard do Prolog App.

Temos como exemplo: marca, modelo e tipo de veículo, quilometragem atual, status, quantidade de checklists realizados, inspeção dos pneus, e muito mais.

Isso significa que, à medida que os dados são coletados, você passa a ter uma visão mais ampla da operação, enquanto o planejamento de soluções se torna mais inteligente e preciso.

Com uma gestão de dados bem organizada, sua operação fica mais prática, além de gerar mais produtividade no dia a dia.

Auxilia no controle de processos da operação

Sabemos que a rotina dentro de uma logística de transporte não é fácil. Afinal, é preciso saber quais são os gastos com manutenção, motoristas, combustível, viagens, entre outros.

O controle de frotas só é possível porque o Prolog oferece soluções que padronizam a sua operação e automatizam os processos rotineiros.

A ferramenta ajuda na missão de controle dos gastos, monitoramento de manutenções e acompanhamento da conservação dos ativos da frota.

E o resultado? Redução de custos operacionais e melhor desempenho dos motoristas e veículos.

Coleta dados diariamente de maneira prática e rápida

Até agora, falamos um pouco sobre a plataforma Prolog App e como ela fornece dados importantes para organizar a rotina da operação.

Você deve estar se perguntando como isso é possível, não é mesmo? A gente te explica: com a coleta de dados, que acontece de maneira prática e rápida!

Tradicionalmente, o checklist é feito com papel e caneta e só depois é encaminhado aos supervisores. Apesar de muito útil para a operação de transporte, leva muito tempo e gera altos custos.

Por isso, desenvolvemos um checklist digital exclusivo para as frotas e operações de transporte. Ele fornece todos os benefícios de uma inspeção no papel e resolve todas as dores que o mesmo traz.

Para usar o nosso Checklist Eletrônico, basta ter em mãos um dispositivo como tablet, computador ou celular. Ele é preenchido diretamente pelo motorista, antes e/ou depois de uma rota.

As atualizações sobre o veículo e seus componentes são feitas em tempo real, o que significa que todos irão receber os dados assim que a inspeção for realizada, facilitando os processos de correções de problemas e análise dos dados gerados.

Além disso, a gestão de pneus também é realizada com um aferidor eletrônico. Esse aparelho precisa ser inserido manualmente nos sulcos dos pneus, ou no bico de pressão, mas a etapa de ler as medidas e registrá-las em sistema é totalmente automática. Por isso, dizemos que é um processo semi-automatizado.

Fornece maior visibilidade da frota

Uma vez que a coleta de dados acontece, o gestor e sua equipe passam a ter maior visibilidade da frota. Isso porque, através da nossa tecnologia logística, é possível:

  • Gerar economia com a rotina de manutenções preventivas;
  • Identificar problemas com antecedência;
  • Evitar atrasos no fluxo das entregas;
  • Manter o maior número de caminhões em funcionamento;
  • Avaliar o surgimento de problemas e suas causas.

Gera dados e relatórios para análise

Os dados e relatórios gerados para análise tornam a gestão de frotas, de fato, eficiente.

Sem eles, não há como gerenciar os ativos da empresa e acompanhar os pneus, muito menos monitorar em tempo real a direção dos motoristas e fazer o planejamento das rotas com antecedência.

Nesse ponto, vale lembrar que tudo fica salvo no sistema e pode, inclusive, ser compartilhado posteriormente com um sistema de gestão ERP ou torre de controle logístico.

Quais são as soluções Prolog na gestão de frotas que permitem isso?

Gestão de Pneus

O Sistema de Gestão de Pneus gera mais economia e segurança para o seu negócio. De forma ágil e descomplicada, você não só reduz o consumo de combustível através do controle preciso dos pneus, como elimina o descarte antecipado deles.

Algumas das funcionalidades desse sistema incluem:

  • Cadastro de pneus;
  • Movimentação de pneus;
  • Identificação de pneus com calibragem desregulada;
  • Quantidade de ordens de serviço abertas;
  • Cálculo CPK automatizado;
  • Avisos sobre pneus com desgaste irregular;
  • Previsão de troca de pneus.

Checklist Eletrônico

O Sistema de Checklist Eletrônico é simples e totalmente personalizado. Aplique em sua operação e acompanhe quais itens em não conformidade precisam de uma intervenção ou correção imediata. Tenha a gestão de seus processos em tempo real!

As funções que mais se destacam nessa plataforma incluem:

  • Personalização de checklists;
  • Assinatura eletrônica na realização de cada checklist;
  • Abertura automática de Ordens de Serviço;
  • Inclusão de até 10 arquivos nas Ordens de Serviço;
  • Possibilidade de incluir fotos do problema em tempo real;
  • Farol de checklist — identificando veículos aptos a sair para uma rota ou com itens críticos em aberto.

Gestão de Manutenção

O Sistema para Gestão de Manutenção é pensado nos desafios e rotinas da sua frota. 

Agregado ao checklist, ele oferece a visualização de inspeções de veículos e funcionalidades para o gerenciamento de custos totais, por veículo e por processos.

Também permite a emissão de Ordens de Serviço avulsas, sem estar atrelada a realização de um checklist.

Outra função de destaque é o controle de peças em estoque. Conforme forem utilizadas nas manutenções, o sistema identifica quando está próximo de realizar uma nova compra e qual o orçamento médio necessário para tal.

O que achou do Prolog na gestão de frotas? Agende uma demonstração gratuita para conhecer ainda melhor!

Autor

Luiz Felipe

Co-fundador e CTO da Prolog, desde 2016 se dedica à Prolog, onde além da tecnologia, já colocou um pé no marketing e nas vendas, constantemente buscando novos conhecimentos para trazer excelência à Prolog e seu time.

Leia também

Que tal receber conteúdos incríveis como estes e totalmente de graça?

Inscreva-se e receba as melhores dicas e novidades para melhorar os seus resultados e de sua operação na gestão de sua frota.

Conheça a tecnologia que está transformando a gestão de frotas de mais de 900 operações no Brasil e no mundo.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.