Um gestor de frotas precisa de controle total sobre suas operações de transporte. Isso inclui saber onde, quando, como e o porquê de tudo o que acontece.
Com a evolução das tecnologias, muitos sistemas voltados à logística e transporte foram surgindo.
Dificilmente um único sistema é tão robusto a ponto de suprir essa necessidade. Por exemplo, um ERP é excelente para o controle de custos e ter uma visão geral dos veículos da frota.
Porém, este não consegue detalhar as manutenções da frota e disponibilizar informações para análise de problemas, soluções e melhorias.
Por isso, os gestores buscam soluções para integrar e tornar sua gestão mais completa. Isto era o que a Master Express buscava, e o que Wellington, Coordenador na frota nos conta. Leia a seguir.
Sobre a transportadora Master Express
Em vigor desde 1991, o Grupo Master Express trabalha com um setor bem específico do transporte, este é o de logística hospitalar. Utilizam desde motos até o transporte aéreo para cumprir com seu objetivo de trazer as melhores soluções aos clientes.
Hoje, possuem 5 unidades espalhadas pelo Brasil. Apesar das poucas unidades numa extensão tão grande de território, não impede de realizarem seus serviços entregando em todas as cidades do país, conforme necessário.
Toda a sua experiência se traduz na excelência do serviço prestado, sendo uma empresa referência no setor.
Gestão de frotas antes do Prolog
O que a Master Express mais precisava era identificar o condutor dos veículos na hora do checklist de inspeção.
O processo de manutenção preventiva, realizado com o auxílio desta lista de itens a serem verificados, é necessário (e essencial) para o bom funcionamento e conservação dos veículos.
No caso, um dos indicadores de desempenho que as empresas podem optar por acompanhar é o de defeitos/problemas encontrados por motoristas.
Desta forma, o gestor consegue entender quais motoristas estão tendo condutas inapropriadas na direção e quais são as soluções mais adequadas. No mesmo sentido, podem entender se o problema está mesmo no motorista ou no veículo em si.
O problema é que, com os checklists de papel, essa identificação nem sempre é feita. Além disso, os erros no preenchimento de informações são mais frequentes e comuns, marcando que um item está OK quando não está e vice-versa.
Outro problema advindo dos checks de papel:
A demora no fluxo de informações, levando dias ou até semanas para que uma ordem de serviço fosse atendida pela equipe de mecânicos.
Isto gera a ociosidade dos veículos e até aumentam os custos da frota, já que, em muitos casos, são necessários veículos extras para suprir as necessidades da operação.
Reunindo todas essas questões, a solução ideal para a empresa era o checklist eletrônico do Prolog.
O impacto da solução Prolog para a gestão de frotas
Adquirindo e começando a utilizar o Prolog a partir de 2021, em apenas um ano a empresa já notou a resposta positiva para o que estava buscando. Recebendo maior agilidade na identificação do responsável pelo veículo e atuando na manutenção junto ao checklist preenchido.
Dessa forma, Wellington afirma que conseguiram passar a garantir que veículos que não estão em condições de rodagem fiquem retidos na central, algo que aumenta a segurança das operações.
Isto porque evita que itens críticos causem danos ainda maiores na estrada e situações de correções emergenciais com custos mais elevados.
Além disso, um benefício destacado pelo gestor é a análise dos itens e veículos que mais geram problemas, permitindo que tomem decisões mais efetivas nas manutenções preventivas e corretivas.
Wellington completa:
“Atendimento prestativo, disponibilidade de melhoria na frota e relatório para análise para correções.”
O checklist eletrônico ainda trouxe:
- Ganho de produtividade com processo ágil: o preenchimento é feito via smartphone, sem necessidade de incluir manualmente no sistema após finalizada a inspeção.
- Economia com papel: pois, agora, realizamos o checklist no aplicativo.
- Redução de custos: através da manutenção preventiva, sanando problemas antes que causem mais danos.
- Atualização em tempo real: ao terminar o checklist, as informações já estão disponíveis no sistema para qualquer análise.
- Maior visibilidade da operação: informações disponíveis para toda a equipe e todos têm fácil acesso aos checklists realizados.
- Mais segurança nas viagens: os processos de checagem antes da saída dos caminhões podem impedir que o veículo vá para a rua com itens críticos com problema, como o freio.
- Inclusão de fotos na hora da inspeção: através da captura de fotos, conseguimos evidenciar melhor os problemas.
Contrate o Prolog você também
Como era o esperado pela equipe Prolog ao desenvolver o kit aferidor e o sistema digital, a solução atingiu os pontos de dor do gestor e cumpriu o seu papel facilitador para aumentar a visibilidade de dados e a durabilidade dos pneus.
Nós tornamos a sua gestão mais completa e toda a sua equipe se beneficia:
- As aferições de pneus são feitas com mais rapidez;
- As ordens de serviço são abertas em tempo real no sistema, facilitando a visualização de correções e agilizando as mesmas;
- Os gestores recebem informações reais e precisas sobre os pneus da frota e conseguem entender o motivo de perdas e falhas na operação.
Conheça em mais detalhes nossa solução para gestão de pneus, agende uma demonstração gratuita.