8 aplicações da IoT na gestão de frotas

Conheça as aplicações da IoT na frota e entenda os melhores meios para otimizar a sua gestão e operações de transporte.
Conheça as principais aplicações do IoT na frota.

As aplicações da IoT na frota estão se expandindo rapidamente, chegando a diferentes áreas operacionais e transformando a maneira como as empresas de transporte lidam com seus veículos, cargas e motoristas.

Esse tipo de tecnologia possibilita o monitoramento em tempo real, a automação de processos e a análise avançada de big data, abrindo portas para uma gestão mais eficiente.

Com a IoT, os gestores podem otimizar rotinas e processos, realizar análises rápidas e precisas, e tomar decisões estratégicas baseadas em dados concretos, garantindo benefícios como o aumento da eficiência, produtividade e a redução de custos operacionais.

Confira a seguir as principais aplicações da IoT na gestão de frotas:

Monitoramento de frota com IoT e rastreamento de veículos em tempo real

Com dispositivos IoT integrados aos veículos, gestores têm acesso instantâneo à localização exata de cada unidade, além de poderem monitorar condições de viagem, como velocidade, paradas e rotas utilizadas.

Essa visibilidade permite a otimização de rotas em tempo real, a redução de tempos de entrega e a prevenção de uso não autorizado dos veículos.

Além disso, quando for o caso de uma entrega da frota de última milha, esse rastreamento detalhado facilita a comunicação com clientes sobre o status das entregas, aumentando a satisfação e a confiabilidade do serviço.

Automação de processos

A automação de processos, quando facilitada pela Internet das Coisas na frota, promove a eficiência ao transformar atividades manuais em operações automáticas, aproveitando a integração de dispositivos conectados. 

Essa tecnologia permite às empresas automatizar procedimentos complexos, que tradicionalmente consomem tempo e recursos humanos, por meio da utilização de fluxos de dados e algoritmos avançados.

Um exemplo disso é a capacidade de coletar informações cruciais automaticamente para gerar relatórios detalhados e dashboards personalizados, que podem oferecer uma visualização de indicadores de desempenho através de painéis de BI.

Dessa forma, otimizando a identificação de resultados e busca por oportunidades de melhorias na rotina da frota.

Análise de big data

A análise de big data pelas aplicações da IoT na frota permite aos gestores acessar, interpretar e agir com base em volumes massivos de dados gerados pelos veículos.

Essa integração, que abrange desde o comportamento do motorista até a saúde do veículo, permite uma visão completa das operações.

A capacidade de realizar análises e, ainda mais, fazer previsões com base nos dados, garante uma resposta rápida a problemas que estão surgindo e um planejamento e preparação mais eficiente para possíveis questões que ainda não aconteceram.

Gestão de manutenção dos veículos

Com dispositivos específicos instalados nos veículos e com a conexão da IoT, os gestores de frota têm acesso a dados sobre o estado dos veículos, incluindo o desgaste de componentes críticos e os padrões de uso.

Essa riqueza de informações possibilita a implementação de programas de manutenção baseados na condição atual dos veículos, evitando falhas inesperadas e prolongando a vida útil dos ativos.

Ainda mais, a análise preditiva gerada por esses dados ajuda a planejar as manutenções de forma mais eficiente, minimizando o tempo de inatividade dos veículos e otimizando os custos operacionais.

Gestão de rotas

Com a capacidade de analisar dados em tempo real sobre condições de tráfego, clima, e até mesmo a situação das estradas, o uso da IoT possibilita uma otimização dinâmica de rotas.

As soluções que utilizam a IoT podem passar a recomendar as rotas mais eficazes, levando em consideração essas variáveis que mudam constantemente. Igualmente, a IoT para eficiência de combustível é uma solução que traz bons resultados.

Isso não apenas assegura entregas mais rápidas e eficientes, mas também contribui para a redução de custos e do desgaste dos veículos.

Otimização do consumo de combustível

A otimização do consumo de combustível é uma das aplicações da IoT na frota que possui mais valor.

Com o uso de sensores do nível e utilização do combustível dos veículos, é possível analisar aspectos como o comportamento de condução, a utilização do veículo e as condições de operação que afetam o consumo de combustível. 

Ajustes na rota, velocidade e estilo de condução, baseados em análises por meio da conexão de dados viabilizada pela IoT, podem levar à redução esperada.

Segurança e monitoramento de comportamento dos motoristas

Com dispositivos IoT, como câmeras e sensores embutidos nos veículos, é possível monitorar em tempo real o comportamento dos motoristas, identificando desde a velocidade excessiva até padrões de condução perigosos, como frenagens bruscas ou manuseio inadequado do volante.

Esse tipo de tecnologia também consegue monitorar a movimentação do motorista na direção, podendo indicar casos de sono ao volante e emitir alertas sonoros para despertar a atenção dos condutores.

No mesmo sentido, dispositivos que acompanham e monitoram os veículos e motoristas também podem ser úteis para identificar situações de risco, como assaltos ou roubos de carga, e tomar as medidas necessárias.

Inclusive, as gravações, nesse tipo de situação, podem ser fundamentais para você conseguir acionar seguros e comprovar o acontecimento.

Os dados coletados por essas tecnologias, quando analisados, oferecem insights para a implementação de programas de treinamento direcionados, melhorando a segurança dos motoristas e dos ativos da frota.

Medição de emissões e redução de impactos ambientais

A medição de emissões e a redução de impactos ambientais se destacam entre as aplicações da IoT na frota com um peso significativo, abordando diretamente a sustentabilidade e a responsabilidade ecológica.

Dispositivos IoT instalados nos veículos coletam dados sobre as emissões de gases poluentes em tempo real, possibilitando o monitoramento contínuo do desempenho ambiental e a identificação de oportunidades para ajustes operacionais que reduzam o impacto ecológico.

Essa tecnologia permite às empresas atender às regulamentações ambientais, promover a eficiência de combustível, optar por alternativas de energia mais limpas e implementar práticas de manutenção que prolonguem a vida útil dos veículos de maneira sustentável.

Quer se manter atualizado com as últimas tendências e inovações em gestão de frotas? Assine nossa newsletter agora gratuitamente.

Autor

Luiz Felipe

Co-fundador e CTO da Prolog, desde 2016 se dedica à Prolog, onde além da tecnologia, já colocou um pé no marketing e nas vendas, constantemente buscando novos conhecimentos para trazer excelência à Prolog e seu time.

Leia também

Que tal receber conteúdos incríveis como estes e totalmente de graça?

Inscreva-se e receba as melhores dicas e novidades para melhorar os seus resultados e de sua operação na gestão de sua frota.

Conheça a tecnologia que está transformando a gestão de frotas de mais de 900 operações no Brasil e no mundo.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.