Boas práticas para os motoristas da sua frota

Entenda quais são as boas práticas para motoristas da frota e como incentivar seus colaboradores a agirem da melhor maneira.
Conheça as boas práticas para motoristas que providenciam um transito mais seguro.

Parte do papel do gestor de uma frota é identificar e incentivar as boas práticas para motoristas.

Os condutores são fundamentais nas operações de transporte, realizando a etapa mais importante: levar produtos e cargas de um local para seu destino.

Porém, é comum que tenham hábitos e comportamentos que podem comprometer a segurança no transporte e, em alguns casos, a reputação da empresa.

Entenda melhor a seguir:

O que faz um motorista de frota?

O motorista da frota é o responsável por conduzir o veículo de um ponto a outro, desempenhando um papel fundamental na operação de transportes e distribuição. 

Porém, além da função operacional, ele tem também outras responsabilidades em sua rotina dentro da frota.

São exemplos de tarefas e responsabilidades do motorista:

  • Praticar a direção defensiva e econômica;
  • Realizar a inspeção diária dos veículos através do checklist disponibilizado;
  • Solicitar serviços de manutenção preventiva e corretiva através da abertura de Ordens de Serviço ao identificar problemas na realização do checklist;
  • Respeitar a legislação e sinalização de trânsito;
  • Revisar os pneus e calibragem regularmente;
  • Abastecer conforme instrução do gestor da frota;
  • Manter os veículos limpos e organizados;
  • Conhecer as rotas e estar preparado;
  • Seguir as boas práticas para motoristas determinadas pelo seu gestor.

Quais são as boas práticas para motoristas?

As principais boas práticas para motoristas são em relação à direção do veículo, porque devem respeitar o fluxo do trânsito e evitar manobras e ultrapassagens perigosas.

Ainda nesse sentido, devem ficar atentos aos locais permitidos para transitar, altura máxima permitida para os veículos (quando forem caminhões maiores) e estacionamento em locais proibidos.

Confira outros detalhes a seguir:

Como um motorista deve se comportar

O motorista deve se comportar de maneira que garanta a maior segurança possível no transporte. Ele precisa respeitar os demais motoristas e veículos na estrada, assim como conhecer e cumprir com as leis de trânsito.

Para o bem da frota, seu comportamento precisa sempre ser o de praticar a direção defensiva.

Além disso, deve reconhecer seu cansaço e fadiga, realizando pausas conforme necessário e se comunicando com o gestor, caso seja necessário parar em um local que não estava planejado na rota.

O que todo motorista deve saber

Algumas questões que o motorista precisa saber são a respeito do estilo de direção: evitar aceleração excessiva, não dar freadas bruscas, manter distância dos demais veículos na estrada, reduzir a velocidade ao passar por quebra-molas e ao se aproximar do sinal amarelo no semáforo.

Entre outros itens que também são considerados boas práticas para motoristas, essas são ações básicas que todos devem conhecer e seguir.

Outro ponto muito importante que o motorista da frota deve saber é realizar um checklist e, em alguns casos, fazer pequenos reparos no veículo que dirige.

Quais são as recomendações ao motorista da frota que o gestor precisa dar?

  • Evitar distrações ao volante;
  • Descansar;
  • Não ingerir bebidas alcoólicas ou estimulantes;
  • Não utilizar drogas ilícitas e estimulantes;
  • Evitar tomar medicamentos que causam sonolência ou outros efeitos colaterais.

Ainda é responsabilidade do gestor conhecer a apresentar as leis de trânsito aos motoristas de sua frota, assim como indicar as rotas que devem percorrer e quais locais devem evitar. 

O que mais o gestor pode fazer para garantir a segurança nas estradas?

Realizar a gestão de motoristas e controle de jornada

O controle de motoristas e da jornada de trabalho deles na frota deve ser realizado de maneira precisa e correta. Inclusive, a lei do motorista estabelece as melhores práticas para o gestor realizar seu controle e, também, os deveres do motorista para que todas as informações estejam corretas.

Por exemplo, o motorista precisa preencher seu diário de bordo, seja em papel ou em meios digitais, com os horários corretos e todos os dias em que estiver trabalhando. Caso contrário, estará gerando problemas na gestão.

Controlar as ocorrências em rota e multas da frota

Entender as principais multas recebidas na frota e quem as recebe é uma parte importante para reconhecer quando as boas práticas para motoristas estão sendo cumpridas ou não. 

Igualmente, dá para identificar quais os maiores motivos de infração e realizar treinamentos em cima destes, mostrando aos motoristas a importância de ter melhores hábitos e comportamentos para a segurança no trânsito.

Essa análise pode ser realizada através de um sistema ou de uma planilha de controle de multas.

Fazer o monitoramento de rotas

O monitoramento das rotas permite identificar comportamentos do motorista como excesso de velocidade, quantidade de paradas realizadas, tempo de ociosidade do motor, cumprimento da rota planejada, entre outras informações.

A telemetria é a opção mais comum ultimamente, mas há diversas soluções tecnológicas com esse propósito no mercado.

Incentivar as boas práticas para motoristas

Realizar treinamentos, práticas com simulações e até mesmo palestras são meios de manter os colaboradores engajados e informados sobre as boas práticas para motoristas no trânsito.

Aliás, fora do trânsito também, já que o motorista é o responsável pela etapa de inspeção dos veículos na saída e retorno de rotas realizadas diariamente.

Disponibilizar as ferramentas necessárias ao motorista

A melhor maneira de fazer com que o motorista siga as boas práticas recomendadas a ele é dando as ferramentas necessárias para que isso aconteça. Se espera ter o controle de jornada diária dos motoristas, dê um formulário que seja prático e rápido de preencher.

Para a etapa de inspeção veicular, providencie um checklist pronto e que torne a tarefa rápida e prática também, por exemplo, uma lista em que é necessário apenas marcar um “ok” ou “não ok” em cada item.

Quer conhecer outras boas práticas para motoristas? Confira essa cartilha gratuita e repleta de informações valiosas.

Autor

Emerson Bastos

Formado em Administração de Empresas pela Univali e atua há 20 anos com transporte rodoviário de carga, frota, planejamento e controle, e finanças.

Leia também

Que tal receber conteúdos incríveis como estes e totalmente de graça?

Inscreva-se e receba as melhores dicas e novidades para melhorar os seus resultados e de sua operação na gestão de sua frota.

Conheça a tecnologia que está transformando a gestão de frotas de mais de 900 operações no Brasil e no mundo.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.