Logo Translecchi

Como o Prolog aumentou a visibilidade dos pneus da frota e reduziu custos na operação

A gestão de pneus Prolog App é a principal ferramenta com essa finalidade hoje. Confira um pouco de nossos resultados com a Transportadora Translecchi.
Case Translecchi.

+ 14 mil

pneus aferidos

+ 20 mil

serviços de pneus realizados

+ 4 mil

pneus gerenciados até o descarte consciente

O Desafio

A Solução

O Prolog é um ótimo aplicativo para quem quer alinhar gestão com redução de custos.

Guilherme Monguzzi, Gerente de Frota da Translecchi

Desde o segundo semestre de 2020, a Transportadora Translecchi LTDA atua com o Prolog App em suas operações. 

Guilherme Monguzzi, Gerente de Frota, contou-nos os desafios da empresa que levaram à contratação do sistema de gestão de pneus e quais as mudanças percebidas desde então.

Entenda o impacto do Prolog na rotina de operações da Translecchi!

Sobre a Transportadora Translecchi LTDA

Atuando desde 1989, o compromisso da transportadora é focar nas necessidades de seus clientes,  investindo nas melhores ferramentas e recursos para atender essas demandas.

Hoje é uma das principais transportadoras para os segmentos de aço e transporte de bebidas na região sudeste do país. 

Com o crescimento da Translecchi LTDA, e a vontade de otimizar os processos, gerando mais economia, menos acidentes e querendo entregar resultados cada vez melhores, alguns investimentos são realizados pontualmente — como a aquisição do Prolog App.

Gestão de frotas antes do Prolog

A principal dificuldade da empresa era voltada à gestão de pneus. Eles tinham pouca ou nenhuma visibilidade das movimentações realizadas, como quais pneus haviam sido instalados no veículo, quais estavam em estoque ou em reforma.

Guilherme afirma que:

“O processo anteriormente era feito via nosso ERP, mas ele acabava sendo bastante engessado e não permitia que os próprios borracheiros fizessem a movimentação.”

Ou seja, ainda que o sistema geral de gestão da frota apresentasse uma solução em gestão de pneus, não supria as verdadeiras necessidades do dia a dia da operação.

Além disso, a Translecchi também não tinha um método efetivo de controle de profundidade dos sulcos e desgaste da borracha. Ou seja, os custos com pneus estavam bastante altos — além de aumentar, por consequência, outros custos operacionais.

O impacto da solução para gestão de pneus

Em uma empresa como a Transportadora Translecchi LTDA, que possui cerca de 590 placas e mais de 7900 pneus, como é possível acompanhar movimentações e inspeções sem erros e com praticidade?

Atualmente, aproveitar as tecnologias é o melhor caminho para qualquer operação, seja grande ou pequena. Nesse sentido, o sistema de gestão de pneus era a solução mais viável para o caso que tinham em mãos.

Quase 2 anos após implementar o Prolog App, a empresa já tem mais de 14 mil pneus aferidos, cerca de 20 mil serviços de pneus realizados e 4 mil pneus gerenciados até o descarte consciente, após usabilidade máxima da carcaça.

No mais, todos os problemas citados anteriormente foram definitivamente resolvidos com a aquisição do software Prolog App. Isto é, a empresa de transportes ganhou:

  • Visibilidade das movimentações de pneus;
  • Controle de milimetragem dos sulcos dos pneus;
  • Redução de custos operacionais.

Guilherme ainda confirma:

“O Prolog é um ótimo aplicativo para quem quer alinhar gestão com redução de custos.”

Mas, ainda mais que isso, a empresa recebeu impactos positivos para padronizar os processos de inspeção de pneus e ganhar eficiência na operação. Isto também é em decorrência do time ganhar mais autonomia e, consequentemente, ter maior adesão ao processo.

Contrate o Prolog você também

Como era o esperado pela equipe Prolog ao desenvolver o kit aferidor e o sistema digital, a solução atingiu os pontos de dor do gestor e cumpriu o seu papel facilitador para aumentar a visibilidade de dados e a durabilidade dos pneus.

Nós tornamos a sua gestão mais completa e toda a sua equipe se beneficia:

  • Realização da aferição de pneus com mais rapidez;
  • As ordens de serviço são abertas em tempo real no sistema, facilitando a visualização de correções e agilizando as mesmas;
  • Os gestores recebem informações reais e precisas sobre os pneus da frota e conseguem entender o motivo de perdas e falhas na operação.

Conheça em mais detalhes nossa solução para gestão de pneus, agende uma demonstração gratuita.

Pronto para ser a nossa próxima história de sucesso?

Converse agora com um de nossos especialistas para ter o Prolog App em sua operação.

Mais histórias de sucesso

Conheça como a Klabin obtém maior controle e visibilidade nas manutenções preventivas da frota usando o checklist eletrônico Prolog.
Prolog App - Soluções tecnológicas para a gestão de frotas

Conteúdos para desenvolver e aprimorar a gestão de sua frota.

Conheça importantes empresas que já utilizam o Prolog e usufruem dos benefícios de nossas soluções.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

Conheça a tecnologia que está transformando a gestão de frotas de mais de 900 operações no Brasil e no mundo.