Cavalo de Manobra: o que é e para que serve?

O cavalo de manobra é uma alternativa que visa maior produtividade e menor custo com manutenções. Aprenda quais são as suas características e como ele é usado.
Conheça o cavalo de manobra e para que serve.

O cavalo de manobra é um equipamento elaborado para movimentar contêineres e carretas com maior agilidade.

Embora ainda seja pouco conhecido no mercado, existe uma tendência que se popularize. Principalmente, para grandes empresas de logística e transporte, que lidam com muitas carretas e cargas pesadas.

Isto porque, se comparado aos cavalos mecânicos rodoviários, a máquina suporta muito melhor o engate frequente de marchas a frente e a ré, por ser equipada com transmissão totalmente automática de uso severo.

Inclusive, existe um modelo totalmente nacional. Ou seja, você pode diminuir tanto os custos operacionais, gastando menos combustível e realizando manobras com mais agilidade, quanto os custos de aquisição.

Em média, um cavalo de manobra pode fazer, sozinho, o mesmo trabalho de três caminhões convencionais.

Entenda:

O que é cavalo de manobra?

Chamado também de “trator de movimentação de carga”, é um veículo projetado para a manobra de carreta no pátio, também porta-contêineres, máquinas e outras cargas pesadas, atuando em transportadoras, centros de distribuição, canaviais, siderúrgicas e empresas com muita rotatividade de carga.

Eles têm pistões de elevação, o que evita que o operador tenha que perder muito tempo realizando o engate de quinta roda. De dentro da cabine, o operador já consegue engatar e elevar o implemento e, após isso, é necessário apenas realizar as conexões elétricas e de ar.

Além disso, a trava e destrava do pino-rei é feita de maneira automática, de dentro da cabine, pensada para evitar que o motorista desça e suba do caminhão muitas vezes.

Na maioria dos casos, ficam muito tempo com o motor ligado. E, por rodarem em baixa velocidade e em poucas distâncias, na maioria das vezes, são acompanhados por horímetro — o que possibilita ter um controle de manutenções mais assertivo.

Por que o cavalo de manobra é necessário?

Sua principal indicação é para operações que necessitam de movimentação rápida de implementos, onde é necessário acoplar e desacoplar as carretas constantemente. Isso o torna a melhor solução para realizar manobras, sempre proporcionando conforto e segurança ao operador.

Em frotas que possuem muitas carretas e/ou lidam com contêineres, o cavalo de manobra impacta também na agilidade e produtividade.

Em alguns casos, o cavalo de manobra é emplacado. Porém, quando roda apenas no pátio, não tem essa necessidade de emplacamento, o que se torna uma vantagem para a operação.

Portos e empresas que possuem alta rotatividade de carretas são os principais locais onde você encontra o cavalo de manobra.

Quais são as suas principais características?

A resposta aqui depende do modelo, mas, costumam ser constituídos de uma cabine e movidos à diesel, de transmissão automática. As capacidades de carga e tipo de motor podem variar.

Podemos tomar como exemplo o funcionamento do Trator Terminal – TT 40, modelo totalmente nacional, que não requer o ato de macaquear e desmacaquear as patas de elefante das carretas, pois conta com um sistema onde a 5.ª roda é hidráulica.

Outra característica é o entre eixo mais curto, possibilitando um raio de giro menor. Isso faz com que a velocidade e a desenvoltura de manobra da frota aumentem. Além disso, o veículo é equipado com motor de baixa potência e alto torque.

Seu diferencial é a economia de combustível de até 50% se comparado a outros veículos pesados, gerando muita produtividade e tornando o trabalho mais eficaz.

Possui também uma capacidade de tração 4×2 de até 132 toneladas e transmissão Alisson do tipo totalmente automática. Seu eixo é AxleTech, com capacidade de carga vertical sobre a 5.ª roda de 25 toneladas.

Algumas características da cabine do modelo ainda incluem:

  • Amortecimento;
  • Ampla área envidraçada;
  • Banco ergonômico com suspensão a ar;
  • Direção hidráulica com manípulos;
  • Telemetria.

Por ser a única opção nacional do mercado, seus componentes podem ser encontrados facilmente em revendedoras de peças, enquanto modelos de caminhões ou tratores importados possuem um alto custo de manutenção.

Quais são os cuidados necessários para manter o cavalo de manobra?

Um dos principais cuidados deve ser com os pneus, pois eles enfrentam muito movimento que aumenta a temperatura da borracha e gera muito arraste na tração. 

Por esse motivo, os pneus rodam por menos tempo que os de um caminhão convencional, mas podem ainda ter sua durabilidade estendida com uma boa gestão de pneus.

Ainda que projetado para atividades robustas, o cavalo de manobra precisa também de cuidados como qualquer outro veículo da frota. O mais indicado é manter sua manutenção preventiva, usar um checklist para inspeção de itens que o compõem e incluí-lo nos sistemas de gestão.

Alguns elementos que devem ser incluídos no checklist para verificação do veículo são:

  • Pneus;
  • Buzina;
  • Funcionamento do engate automático;
  • Nível e consumo de combustível;
  • Mangueiras pneumáticas.

Com o controle preciso desses e demais itens, o veículo tem uma longa duração. Inclusive, por serem mais robustos do que cavalos mecânicos, suas manutenções são reduzidas e sua vida útil, maior.


Quer saber mais sobre o cavalo de manobra? Entre em nosso grupo para gestores de frota exclusivo do WhatsApp e converse com diversos profissionais experientes do setor de logística e transporte!

Autor

Emerson Bastos

Formado em Administração de Empresas pela Univali e atua há 20 anos com transporte rodoviário de carga, frota, planejamento e controle, e finanças.

Leia também

Que tal receber conteúdos incríveis como estes e totalmente de graça?

Inscreva-se e receba as melhores dicas e novidades para melhorar os seus resultados e de sua operação na gestão de sua frota.

Conheça a tecnologia que está transformando a gestão de frotas de mais de 900 operações no Brasil e no mundo.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.