O papel do checklist de pneus em frotas e itens que não podem faltar

Entenda a necessidade de um checklist de pneus nas operações da frota e veja os itens que devem estar presentes nele.
Confira os itens indispensáveis para o seu checklist de pneus.

O checklist de pneus é um tipo de checklist de inspeção para os veículos da frota, mas que foca apenas em aspectos relacionados aos pneus.

Ele pode ser uma ferramenta muito útil para melhorar o seu controle sobre eles, avaliando com mais precisão o estado de conservação dos ativos e identificando com agilidade o momento certo para uma substituição, recapagem ou descarte.

A inspeção regular e meticulosa dos pneus ajuda a garantir maior segurança no transporte e, também, a promover uma redução de custos operacionais, ao maximizar a vida útil dos pneus e otimizar o consumo de combustível. 

Confira a seguir:

Qual a necessidade do checklist de pneus?

A necessidade desse checklist pode se explicar porque pneus bem cuidados garantem não apenas a segurança nas estradas, mas também influenciam diretamente no consumo de combustível e no custo geral de manutenção dos veículos.

Além disso, um checklist específico para pneus permite uma inspeção mais detalhada e especializada, identificando problemas que podem não ser evidentes em checklists gerais de rotina.

Esse direcionamento também pode ajudar os gestores de frotas a tomar decisões mais informadas sobre a manutenção preventiva de pneus, substituição ou recapagem dos ativos.

Você pode se perguntar ainda “Faz sentido ter um checklist de pneus ao invés de apenas incluir essa verificação no checklist de rotina da frota?”.

E a resposta é: Sim, faz sentido. Um checklist específico para pneus permite uma análise mais profunda e técnica, capaz de identificar sinais sutis de desgaste ou danos que podem afetar a segurança dos pneus e o seu desempenho. 

Assim, gestores de frotas podem assegurar que todos os aspectos relacionados aos pneus — desde a pressão e o desgaste até a necessidade de alinhamento e balanceamento — sejam regularmente monitorados e gerenciados.

O que verificar na inspeção de pneus?

Na inspeção de pneus, é preciso verificar sinais de desgaste, danos ou outras condições que possam comprometer a performance ou a segurança dos pneus.

Os itens indispensáveis no checklist de pneus incluem:

  • Pressão dos pneus;
  • Desgaste da banda de rodagem;
  • Danos e anormalidades, como cortes, furos, bolhas ou quaisquer outros danos que possam necessitar de reparo ou substituição;
  • Profundidade dos sulcos do pneu;
  • Condição dos sulcos, a fim de verificar se não estão obstruídos por pedras ou outros objetos;
  • Pressão e desgaste do estepe;
  • Válvulas e capas de válvula;
  • Sinais de envelhecimento, como rachaduras ou ressecamento da borracha, que podem indicar a necessidade de substituição.

Tempo ideal entre cada realização de checklist de pneus

O tempo ideal entre cada realização de checklist de pneus depende de vários fatores, incluindo o tipo de operação da frota, as condições de rodagem, e os modelos dos veículos. 

De modo geral, recomenda-se que o checklist de pneus seja realizado pelo menos uma vez por mês para garantir a prevenção de problemas.

No entanto, para frotas que operam em condições severas ou percorrem longas distâncias regularmente, verificações mais frequentes podem ser necessárias. 

Além disso, é prudente realizar inspeções visuais rápidas antes de viagens mais longas ou em condições adversas de rodagem, como viagens em estradas não pavimentadas ou em condições climáticas extremas, para garantir que os pneus estejam em condições ideais de uso. 

Mantendo a frequência na inspeção, os problemas são identificados e resolvidos prontamente, contribuindo para a segurança nas estradas e a otimização dos custos operacionais.

Como documentar e analisar os resultados do checklist de pneus

Para isso, o uso de sistemas digitais, como softwares de gestão de pneus e de frotas, se mostra uma alternativa eficiente. Após cada inspeção, os dados coletados devem ser registrados no sistema, permitindo um acompanhamento contínuo do estado de cada pneu.

Com o objetivo de agilizar essa tarefa e ter mais precisão no registro dos dados, o uso de um aferidor eletrônico também é uma boa opção.

Isso facilita acesso às informações por parte dos gestores e técnicos responsáveis, assim como possibilita a geração de relatórios detalhados e análises de tendências ao longo do tempo. 

Ao analisar esses dados, é possível identificar padrões de desgaste, prever necessidades de substituição ou manutenção e, consequentemente, tomar decisões mais informadas para otimizar o uso dos pneus e reduzir custos operacionais.

A análise dos resultados também pode destacar práticas de condução que impactam negativamente a vida útil dos pneus, orientando ações de treinamento para motoristas.

O que é possível descobrir com a análise desses checklists

As análises do checklist de pneus podem revelar diversas informações a você. Dentre elas, o desgaste irregular dos pneus pode indicar problemas de alinhamento ou suspensão, ou de práticas inadequadas na condução dos motoristas.

Os dados sobre os pneus também podem ajudar a prever a vida útil dos diferentes modelos de pneus da frota. Da mesma forma, torna-se possível calcular com mais precisão o tempo médio que um pneu é utilizado antes de ser enviado ao recape.

Ambas essas ações otimizam o planejamento de compras e reduzem gastos desnecessários. 

De forma mais ampla, a análise dos checklists contribui para a elaboração de estratégias voltadas à segurança, à redução do consumo de combustível e ao aumento da eficiência operacional, podendo se alinhar às metas da empresa relacionadas à economia, sustentabilidade e eficiência operacional.

Para entender e otimizar ainda mais a gestão de pneus em frotas, nosso fluxograma pode te ajudar. Esse recurso exclusivo oferece um passo a passo detalhado para você realizar essa gestão e obter resultados máximos.
Confira agora e adquira o seu.

Autor

Jade Zart

Há mais de 6 anos na área de marketing, hoje coordena o time da Prolog e está sempre antenada nas principais novidades e inovações do setor logístico.

Leia também

Que tal receber conteúdos incríveis como estes e totalmente de graça?

Inscreva-se e receba as melhores dicas e novidades para melhorar os seus resultados e de sua operação na gestão de sua frota.

Conheça a tecnologia que está transformando a gestão de frotas de mais de 900 operações no Brasil e no mundo.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.