Como fazer o controle de manutenção de veículos de frota?

Você sabe como fazer o controle de manutenção de veículos de sua frota? Vamos mostrar como iniciá-la e suas principais práticas.
Conheça o passo a passo para começar o controle de manutenção da frota.

Uma das principais preocupações em uma frota é o controle de manutenção dos veículos. 

Eles são os instrumentos de trabalho para as operações de transporte e devem contar com um olhar cuidadoso sobre todos os seus detalhes.

A manutenção de veículos é essencial para a qualidade e segurança da frota, evitando a circulação de veículos em mau funcionamento e a ocorrência de acidentes. 

Como você notou, há uma grande importância em assegurar que todos os veículos estão em perfeitas condições de uso. Mas, por onde começar essa gestão? É isto que veremos no texto de hoje:

Por onde começar a gestão de manutenção?

  1. Conheça o processo completo

O primeiro passo que um gestor deve ter em mente para executar um bom controle de manutenção, é entender e planejar quais ações são necessárias nos veículos da frota. 

Por exemplo, é preciso saber diferenciar os tipos de manutenção e entender quais são as etapas e os processos envolvidos.

2. Tenha informações sobre os veículos

Conhecer as condições atuais de cada veículo é fundamental para uma boa administração dos ativos e para mantê-los em pleno funcionamento. Além disso, saber quais são os pontos de atenção que devem ser priorizados.

É papel do gestor, manter registrada a quilometragem rodada de cada um dos veículos, além de fazer uma checagem mensal sobre esse dado, para saber o momento exato de revisão dos ativos.

Outro ponto, é saber a idade média dos veículos da frota. Assim, é possível entender em que etapa cada um deles se encontra e prever a sua durabilidade e o seu tempo de vida útil. 

3. Escolher os indicadores de manutenção da frota

Alguns indicadores são cruciais para o controle de manutenção

A estimativa de durabilidade, por exemplo, é importante porque estabelece o período que cada veículo consegue rodar. Para isso, o gestor deve saber identificar o desgaste das peças, identificando o momento exato para realizar uma troca. 

É possível realizar essa tarefa através do indicador MTTR, isto é, Tempo Médio para Reparo.

Além disso, o controle de manutenção deve prever o custo para que as manutenções da  frota aconteçam corretamente, sem negligenciar os veículos na garagem ou na oficina. 

Inclusive, estimar seu tempo de indisponibilidade, em caso de constatar a necessidade de reparos demorados, é um processo crucial para a organização e funcionamento das operações como um todo. 

Tudo isto deve fazer parte da realidade da manutenção de veículos. 

Estes são alguns dos principais fatores para iniciar uma gestão de manutenção de veículos bem sucedida. São aspectos que auxiliam a alcançar melhores resultados, impactando positivamente no dia a dia da frota e ajudando a diminuir os custos. 

Agora, vamos entender um pouco mais sobre como executar a manutenção de veículos:

Como fazer o controle de manutenção da frota?

No controle de manutenção de veículos, algumas ações podem ajudar na hora de executar o trabalho. É importante ter atenção aos detalhes, como calibragem, combustível utilizado e histórico atualizado. Esses são aspectos necessários para desenvolver uma boa gestão.

Confira as etapas de uma rotina de manutenção de frotas:

Ter listas de verificação 

Segurança e eficiência estão no horizonte de uma boa manutenção. 

É importante controlar todos os componentes dos veículos. Estes são os itens que ajudam o gestor a mensurar as necessidades de trocas, revisões e manutenções de um veículo. 

Destacamos alguns que devem ser acompanhados de perto:

  • Troca de óleo e filtro;
  • Sistema de refrigeração e combustível;
  • Componentes elétricos;
  • Sistema de freio;
  • Direção e suspensão;
  • Faróis, luz de placa e lanternas.

Outro ponto é acompanhar o desgaste dos pneus. Dar uma atenção à calibragem é essencial para garantir a durabilidade desse ativo.

Para não esquecer nenhum item, o uso do checklist de veículo é fundamental. Organize os checklists da frota e certifique que os motoristas estão os preenchendo corretamente. Apenas assim terá, de fato, os dados necessários em mãos.

Dar atenção extra aos pneus

O estado dos pneus deve vir como uma das prioridades na hora das inspeções da frota. Essas peças são essenciais para garantir a durabilidade do veículo, além de trazer maior segurança na estrada.

Ficar atento ao momento certo para trocar os pneus, quando eles devem ser calibrados, e evitar que fiquem carecas são algumas práticas que devem ser seguidas.

Incluir, além da gestão de manutenção, os processos da gestão de pneus, traz o diferencial ao controle que você precisa na sua frota.

Controlar o consumo de combustível

Outro aspecto é sobre o consumo de combustível, que pode indicar alguns problemas. 

Se um veículo está consumindo mais do que deveria, é preciso ficar atento. Ele pode apresentar problemas mecânicos, por exemplo, ou estar recebendo combustível de qualidade duvidosa.

Manter um histórico de manutenções

É importante manter um histórico atualizado de cada veículo da frota, um fator essencial para o controle de manutenção. 

A explicação para isso é que os veículos podem ser da mesma marca e comprados no mesmo momento, mas rodam de maneira diferente e exigem manutenção personalizada.

Investir em boas práticas no controle da manutenção de veículos é pensar na saúde financeira de sua frota. Com elas, a execução de tarefas fica mais certeira e permite ao gestor identificar e prever os problemas que podem acontecer.    

Realizar a rotatividade de veículos

O controle de manutenção deve considerar a particularidade de cada veículo da frota.

Ou seja, especificar as características de cada um deles, para garantir o rodízio de tempo parado para ajustes, e evitar perder produtividade no seu negócio. 

Alguns pontos importantes na hora de elencar as características dos veículos da frota inclui saber quais são os mais utilizados e seu tempo de uso; as cargas e percursos que cada um faz e as especificações de ano, modelo e histórico de revisão.  

Por ser uma gestão que exige tanta atenção e cuidado, as ferramentas logísticas já podem te oferecer o auxílio necessário para agilizar e aumentar a produtividade da sua rotina. 

O Prolog mesmo reúne as melhores soluções para sua frota, pensando na otimização de tempo e no impacto financeiro. Confira nossa Planilha de Controle de Manutenção e comece a gerar mais resultados para sua empresa.

Autor

Jade Zart

Há mais de 6 anos na área de marketing, hoje coordena o time da Prolog e está sempre antenada nas principais novidades e inovações do setor logístico.

Leia também

Que tal receber conteúdos incríveis como estes e totalmente de graça?

Inscreva-se e receba as melhores dicas e novidades para melhorar os seus resultados e de sua operação na gestão de sua frota.

Conheça a tecnologia que está transformando a gestão de frotas de mais de 900 operações no Brasil e no mundo.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.