Controle de pneus de caminhão: saiba evitar desperdícios e custos desnecessários

Conheça as principais estratégias do controle de pneus de caminhão para otimizar e reduzir os custos de suas operações.
Controle de pneus de caminhão na frota.

O controle de pneus de caminhão é uma atividade que deve ser parte da rotina das frotas e não pode ser negligenciada.

Cuidar desses ativos contribui para a geração de economia de recursos e finanças, além de oferecer segurança e produtividade nas operações.

Entenda a seguir:

Importância de controlar pneus de caminhão

Ter um bom controle de pneus de caminhão é uma grande parte do trabalho de promover resultados positivos na sua gestão de frotas, porque os pneus são itens indispensáveis na rodagem dos veículos e contribuem para o desempenho adequado deles.

Segurança, eficiência e economia são palavras-chave desse controle.

Além disso, um grande objetivo (e benefício) dessa função é garantir a durabilidade dos pneus, evitando que eles tenham desgastes excessivos — algo que, por consequência, aumenta seus custos de aquisição e manutenção da frota.

Estratégias fundamentais de controle de pneus de caminhão

Monitorar a pressão dos pneus

Ao monitorar a pressão dos pneus, você consegue identificar quando ele está acima ou abaixo da calibragem ideal e realizar a correção mais adequada para cada situação.

É importante realizar essa tarefa para que os prejuízos e riscos sejam evitados.Dentre eles: desgaste acelerado e irregular da banda de rodagem, cortes e perfurações, aquaplanagem, etc.

Há diversos meios para fazer esse monitoramento, como o sistema de monitoramento de pressão (TPMS) e a aferição dos pneus, manual ou eletrônica. Cada um tem suas vantagens e você precisa entender qual alternativa será mais prática para incluir na rotina da sua operação.

Medir a profundidade dos sulcos

É natural que os sulcos dos pneus se desgastam ao longo do tempo, mas medir a velocidade com a qual isso acontece é uma das melhores estratégias para fazer o controle de pneus de caminhão.

Dessa forma, você passa a entender qual modelo tem um desempenho melhor, qual tem maior durabilidade e apresentam mais problemas, e assim por diante.

A medição pode ser feita de maneira manual, com o paquímetro, ou utilizando o aferidor eletrônico.

Ter a manutenção preventiva em dia

Cuidar dos veículos é tão importante quanto fazer o controle de pneus de caminhão. Manter os serviços de balanceamento das rodas, alinhamento do veículo e evitar problemas de desgaste dos freios ou de peças da suspensão terá grande contribuição na manutenção de seus pneus em boas condições.

Para conseguir controlar e acompanhar se as manutenções estão sendo realizadas corretamente, antes de mais nada, você precisa ter um plano e cronograma bem definidos. 

A partir disso, fica mais fácil avaliar a rotina dos colaboradores e verificar se estão cumprindo as tarefas determinadas de manutenção. Ter um plano estruturado ajuda a garantir que as atividades sejam realizadas de forma consistente e no momento certo.

Dessa forma, evitando problemas mecânicos e otimizando o uso dos pneus.

Gerenciar dados e métricas

Cada rotina do controle de pneus de caminhão gera dados que você pode utilizar para analisar sua operação e tomar decisões mais precisas. Para ter resultados mais positivos, priorize a leitura e avaliação de informações que sejam relevantes para os objetivos da frota.

Dentre as métricas e indicadores de desempenho dos pneus, você pode avaliar: 

  • Variação da pressão interna ao longo do tempo;
  • Desgaste médio dos sulcos dos pneus;
  • Índice de sucateamento dos pneus.

Além disso, as informações coletadas no dia a dia da frota, sobre os veículos e viagens, podem complementar o seu conhecimento sobre a qualidade dos pneus adquiridos para a sua operação, ou se estão apenas sendo submetidos a problemas “externos”, como de uma direção perigosa por parte dos motoristas.

Principais ferramentas para agilizar o controle de pneus de caminhão

Ficha de movimentação de pneus

A movimentação representa a instalação ou remoção dos pneus do caminhão. Por isso, uma ficha de movimentação mostra um diagrama do veículo, onde você identifica quais pneus estão instalados e quais as movimentações realizadas na determinada data.

Você pode incluir o tipo de evento, se é uma instalação, remoção, rodízio ou se o pneu foi retirado para recapagem ou descarte. E, também, pode identificar o motivo da ação realizada.

Planilha de controle de pneus

Na planilha de pneus, você também pode ter o controle de movimentações, mas, geralmente, sem a opção de um diagrama na tela. 

Com suas vantagens, essa ferramenta organiza informações, como a coleta de pressão e profundidade dos sulcos e os motoristas responsáveis pela atividade em cada data.

Implementando ela em um organizador de planilhas eletrônicas, como o excel, por exemplo, você terá acesso a uma dashboard e relatórios simplificados, mas o preenchimento manual das informações ainda pode levar a erros e inconsistências nas suas análises.

É uma opção intermediária, pois é mais eficiente que uma ficha de papel, mas não apresenta resultados tão consistentes quanto um sistema tecnológico.

Sistema de gestão de pneus

O uso de sistemas modernos e tecnológicos está cada vez mais comum nas frotas e operações de transporte. 

No controle de pneus de caminhão, há alguns softwares focados nessa etapa logística, que contém tanto a visualização e funcionalidade de movimentação de pneus, inserção automática dos dados de pressão e sulcos e relatórios automatizados.

Conheça ainda mais sobre um sistema específico para a sua gestão de pneus em uma demonstração gratuita.

Autor

Luiz Felipe

Co-fundador e CTO da Prolog, desde 2016 se dedica à Prolog, onde além da tecnologia, já colocou um pé no marketing e nas vendas, constantemente buscando novos conhecimentos para trazer excelência à Prolog e seu time.

Leia também

Conheça a tecnologia que está transformando a gestão de frotas de mais de 900 operações no Brasil e no mundo.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.