Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp

Por que e como fazer a distribuição de cargas no caminhão

A forma como acontece a distribuição de cargas dentro de um veículo de transporte influencia na segurança e degradação do caminhão.
Conheça as melhores formas de fazer a distribuição de cargas para aumentar a segurança no transporte.

A distribuição de cargas deve ser sempre realizada conforme a legislação prevista e considerando o tipo de veículo, carga e estrada a ser enfrentada.

Ter esses conhecimentos é algo fundamental para todos os colaboradores do setor de armazém e carregamento de veículos, seja um assistente operacional ou o próprio motorista. 

Trata-se de uma maneira de otimizar os serviços oferecidos aos clientes e, também, reduzir os gastos logísticos da empresa. 

Afinal, o excesso de carga, que acontece pela falta de cuidados na hora de fazer a distribuição, gera maior consumo de combustível, danos aos veículos e aumenta os riscos de acidentes — e de multas.

Confira abaixo os tópicos que você encontrará neste artigo:

O que é a distribuição de carga no caminhão?

A distribuição de carga consiste na organização da mercadoria dentro do caminhão de forma equilibrada e de acordo com o Peso Bruto Total (PBT), que consta no manual do fabricante.

Além disso, respeitar a capacidade máxima de cada eixo, evitando sobrepeso em partes específicas do veículo, é crucial para evitar prejuízos.

Planilha gratuita para o controle de pneus na frota

Organize em um só lugar o registro de todos os pneus de sua operação e reduza custos através de uma maior vida útil e menor consumo de combustível.
Eu concordo com os Termos de Uso e aceito receber conteúdo educacional e promocional relacionado com os produtos e serviços da PrologApp.

Tais prejuízos podem incluir uma mercadoria se movimentar e ser danificada, causar instabilidade da carroceria e tombar o veículo, principalmente em curvas, e aumentar os custos na manutenção dos veículos.

Qual a importância de fazer uma boa distribuição de carga?

Antes de tudo, a distribuição uniforme e adequada da carga no caminhão é determinada pela legislação, no Art. 100 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB):

“Nenhum veículo ou combinação de veículos poderá transitar com lotação de passageiros, com peso bruto total, ou com peso bruto total combinado com peso por eixo, superior ao fixado pelo fabricante, nem ultrapassar a capacidade máxima de tração da unidade tratora.”

Portanto, carregar somente até o limite de peso que consta como máximo permitido no manual do fabricante é obrigatório e prevê multas quando descumprido.

Indo além da obrigatoriedade, a boa distribuição de cargas permite:

  • Operação mais segura e viável;
  • Entrega mais fluida e eficaz;
  • Carregamento organizado e ágil;
  • Identificação imediata de produtos;
  • Redução do desgaste do caminhão;
  • Preservação dos pneus e demais componentes do caminhão;
  • Economia de combustível;
  • Melhor estabilidade.

Como fazer a distribuição de carga no caminhão?

Você pode realizar a organização das cargas com diferentes métodos:

Distribuição por tipologia

O ideal é que cada veículo transporte um tipo de material específico e tome cuidados especiais com cada um deles, de forma individual. Algumas empresas não possuem essa variedade e devem ter a atenção redobrada na hora do carregamento.

Por exemplo:

Os materiais frágeis precisam estar bem embalados e evitando o contato com mercadorias de pesos e tamanhos superiores. 

Já os materiais com variação de tamanho, devem encaixar uns com os outros, evitando espaços que permitam movimentação e que possam causar danos. Utilize também materiais de apoio para proteger as cargas, como isopor e papelão.

Produtos maiores, se possível, devem ser deitados e materiais com variação de peso devem ser distribuídos de maneira equilibrada na carroceria, sem sobrecarregar nenhum lado.

Distribuição de carga por eixo

Para poder organizar a carga pelo peso, é fundamental conhecer a posição dos eixos do caminhão. 

Entre as mercadorias transportadas, acomode as mais pesadas no centro para não haver sobrepeso nas laterais, criando um ponto de equilíbrio, diminuindo o impacto contra o solo, os custos de manutenções e os riscos de acidentes. 

Todos os tipos de carga devem considerar o peso na hora da organização da carroceria.

Dica: sempre comece a distribuição de cargas pelo eixo traseiro. Assim, você consegue uma visibilidade melhor sobre a acomodação dos produtos e fica mais fácil reorganizar caso note algum erro ou má utilização de espaço.

Distribuição de acordo com o trajeto

O trajeto sempre deve ser analisado para a mercadoria ser disposta de forma que a constância de curvas, subidas e descidas da rodovia não interfiram na integridade dos produtos e segurança de quem os transporta.

Além disso, também é possível colocar os pacotes em ordem de entrega, deixando mais próximo da porta os primeiros a serem dispensados pelo motorista e seu assistente.

Esse tipo de organização deve partir, em primeiro lugar, da roteirização realizada pelo gestor da operação.

O que pode tornar o processo de distribuição de carga mais simples?

Você pode, sim, seguir um conjunto de fatores que vai deixar o trabalho de organizar as cargas nos eixos do caminhão mais simples. O trabalho começa fora do caminhão, com a organização das embalagens e produtos no estoque, armazém ou centro de distribuição.

Ou seja, identificando embalagens cheias ou vazias, produtos maiores e menores, mais leves e mais pesados. Dessa forma, você consegue montar um plano para equilibrar os pesos na hora do carregamento.

Depois, é preciso começar pelo eixo traseiro, como explicamos acima. Isso agiliza a visualização das cargas ao todo. E, conforme os tipos de cargas, distribua seguindo as instruções anteriores, como deitar os produtos maiores e centralizar os mais pesados.

A combinação dessas ações dará uma garantia de segurança nas operações de transporte da sua frota.
Quer saber mais sobre como gerenciar uma frota de caminhões? Confira nosso post sobre o assunto.

Autor

Luiz Felipe

Sócio fundador e CTO na Prolog App

Leia também

Que tal receber conteúdos incríveis como estes e totalmente de graça?

Inscreva-se e reveba as melhores dicas e novidades para melhorar os seus resultados e de sua operação na gestão de sua frota.

O Prolog utiliza as informações de contato fornecidas à nós para informá-los de nossos produtos e serviços. Você pode deixar de ser inscrito a qualquer momento. Para saber mais informações de como ajustar suas configurações de privacidade, confira nosso “Termo de Uso” e nossa “Política de Privacidade”.

Gestão de pneus ágil e descomplicada para mais economia e segurança

Esqueça a papelada! O controle de sua frota na palma de sua mão.

Além destes, temos outros materiais para te ajudar na gestão de sua frota.

Teste Grátis

Checklist Eletrônico
na operação de sua frota
sem custos

Prolog App - Checklist Eletrônico

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

Soluções

Gestão de pneus ágil e descomplicada para mais economia e segurança.

Esqueça a papelada! O controle de sua frota na palma de sua mão.

Gestão de pneus ágil e descomplicada para mais economia e segurança

Esqueça a papelada! O controle de sua frota na palma de sua mão.