Fumaça branca com cheiro de queimado? Saiba o que é e como resolver!

A fumaça branca com cheiro de queimado pode ser um indicador de problema interno grave no veículo. Saiba como resolver!
Saiba o que fazer se o veículo soltar fumaça branca com cheiro de queimado.

A fumaça branca com cheiro de queimado pode indicar diferentes tipos de problemas e você vai entender como identificá-los hoje.

Normalmente, um motor que funciona como o esperado, apresentando bom desempenho, não expele nenhum tipo de fumaça visível pelo escapamento. No entanto, se estiver soltando fumaça branca, azul ou preta é sinal de que precisa passar por revisões mais detalhadas.

Embora nem você ou o motorista da sua frota, possam resolver o problema por conta própria, devem saber o que ele indica e quais as ações possíveis para resolução da situação. Isto é o que trouxemos hoje, leia a seguir.

O que significa fumaça branca com cheiro de queimado?

Se a fumaça branca com cheiro de queimado aparecer enquanto o motor estiver aquecido, pode indicar que o líquido no radiador está sendo queimado. O motivo para isso é que a água que passa pela junta do cabeçote atinge a câmara de combustão, saindo pelo escapamento em forma de fumaça.

Geralmente, ocorre quando há alguma junta do motor queimada, rompida ou danificada. Podendo tanto afetar o motor, quanto contaminar as velas ou o ar-combustível.

Uma forma de identificar esse problema é notando se o nível do reservatório do radiador. Isto porque, quando ele acontece, o nível cai rapidamente.

E tem mais:

A fumaça branca pode estar relacionada aos freios. Embora não seja comum, acontece quando há danos no cilindro mestre. É nele que o fluido pode vazar para o servo freio, sendo absorvido e queimado pelo motor.

 Assim, gerando a fumaça branca com cheiro de queimado.

Por outro lado, a fumaça branca, sem cheiro de queimado, é inofensiva. Ela aparece apenas em dias muito frios, pois é formada devido ao vapor produzido pelo ar condensado e some rapidamente, assim que o motor aquece. 

Em qualquer outro momento, é preciso levar o veículo à manutenção.

Como resolver a fumaça branca com cheiro de queimado?

A melhor forma de evitar essa fumaça do escapamento é com uma boa inspeção de veículo, com custos bem menores do que os consertos e reparos.

Em uma gestão de frota, a manutenção deve ser frequente. Caso contrário, gera gastos acima da média prevista e prejudica o seu negócio.

Alguns pontos de atenção em uma revisão generalizada são:

  • Freios;
  • Óleo;
  • Sistema de resfriamento;
  • Filtro de ar;
  • Filtro de combustível;
  • Pneus;
  • Velas.

Demais itens, como iluminação interna e externa, correias do motor, fusíveis, bateria, sistema de suspensão e vazamentos em geral não podem faltar no checklist completo de manutenção do veículo.

Como evitar que a fumaça branca com cheiro de queimado volte?

A manutenção preventiva é a chave para que esse problema não volte — e que outros não ocorram. Desta forma, ao perceber fumaça no escapamento, não deixe para mais tarde e tome ação imediatamente.

Além de melhorar o funcionamento da frota, você pode evitar custos com multas na sua operação.

Sem a devida manutenção, você pode levar uma multa pela má conservação do veículo, além de outra pelo excesso de fumaça — neste caso, seria uma multa ambiental, podendo chegar a um valor de até R$1.600.

Ainda mais, os planos de manutenção preventiva colaboram para a saúde do veículo.

 

Confira o vídeo que falamos sobre fumaça branca com cheiro de queimado:

Quais são os outros tipos de fumaça e suas causas?

Fumaça azul

Considerada a mais grave, a fumaça azul indica que o óleo do motor está sendo queimado na câmara de combustão, podendo fundir o motor por falta de lubrificação.

Essa coloração pode aparecer por excesso ou vazamento de óleo na câmara de combustão, mas outras causas também devem ser investigadas:

  • Desgaste dos anéis;
  • Mau funcionamento das turbinas;
  • Obstrução na ventilação do motor;
  • Desgaste nos retentores de válvulas;
  • Defeito na junta entre o bloco do motor e o cabeçote.

Fumaça preta

A fumaça preta saindo do escapamento é o maior indicativo de que o motor está consumindo mais combustível do que deveria. Neste caso, a chamada “mistura rica”, ou excesso de combustível, acaba sendo queimada com o aquecimento do escape, emitindo um cheiro forte.

O ideal, quando esta situação ocorrer, é fazer uma revisão do carburador ou do sistema de injeção eletrônica, diminuindo o desperdício de combustível.

Para evitar qualquer tipo de fumaça incomum no seu veículo, saiba:

Como montar um plano de manutenção preventiva?

Comece reunindo as principais informações sobre os veículos da sua frota para poder incluí-las como itens na inspeção. 

Você pode agrupar em categorias como: 

  • Modelo do veículo;
  • Checklist do sistema mecânico;
  • Checklist para sistema elétrico;
  • Por quilometragem percorrida;
  • E assim por diante.

Vale, também, identificar qual modelo de checklist funciona melhor na rotina da sua operação.

Depois, verifique a periodicidade para cada checklist e monte os cronogramas para a equipe sempre saber o dia certo de realizar cada inspeção. 

Além disso, crie uma rotina e método de controle para acompanhar as finalizações de checklist, saúde dos veículos e ocorrências mais comuns de problemas identificados.

Também é interessante estabelecer quais métricas e indicadores de desempenho você quer acompanhar, gerando dados valiosos para tomar decisões mais conscientes na sua gestão.

Você pode receber ainda mais dicas de manutenção e problemas veiculares em primeira mão, além de trocar experiência com outros gestores, entrando em nosso grupo do WhatsApp: https://bit.ly/WppGestaodeFrotas2 

Autor

Luiz Felipe

Co-fundador e CTO da Prolog, desde 2016 se dedica à Prolog, onde além da tecnologia, já colocou um pé no marketing e nas vendas, constantemente buscando novos conhecimentos para trazer excelência à Prolog e seu time.

Leia também

Que tal receber conteúdos incríveis como estes e totalmente de graça?

Inscreva-se e receba as melhores dicas e novidades para melhorar os seus resultados e de sua operação na gestão de sua frota.

Conheça a tecnologia que está transformando a gestão de frotas de mais de 900 operações no Brasil e no mundo.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.