As funcionalidades do Prolog App para gestores de manutenção que você deve conhecer

Conheça as principais funcionalidades do Prolog App para gestores de manutenção em uma frota de veículos.
Conheça todas as funcionalidades do Prolog App para gestores de manutenção da frota.

As funcionalidades do Prolog App para gestores de manutenção são desenvolvidas para transformar a complexidade dos processos de manutenção da frota em atividades mais simples e práticas.

Com foco na eficiência operacional e redução de custos, o sistema atende às diversas demandas e necessidades das operações de transporte.

Além de simplificar as atividades de manutenção da frota, também proporciona insights valiosos que levam a uma tomada de decisão mais informada e estratégica.

Confira todas as funcionalidades do Prolog App para gestores de manutenção:

Controle de custos

O controle de custos é fundamental para a saúde financeira de qualquer operação de gestão de frotas. Com o Prolog App, você tem à disposição uma ferramenta para registrar e monitorar os custos associados à manutenção de sua frota.

Essa funcionalidade permite uma análise detalhada dos gastos, possibilitando identificar quais veículos e quais processos específicos estão consumindo a maior parte do orçamento.

Ao disponibilizar dados separados sobre custos totais da operação, custos por veículo e custos por processos, o Prolog App oferece uma visão clara e precisa dos gastos.

Isso acaba facilitando a identificação de áreas que requerem atenção e permitindo a implementação de estratégias mais eficientes para otimizar os recursos.

Controle de estoque

Com a funcionalidade de controle de estoque do Prolog App, os gestores podem acompanhar em tempo real a quantidade de produtos no estoque, garantindo uma visão atualizada e precisa das disponibilidades e necessidades.

A organização do estoque por categoria e subcategoria permite uma busca rápida e eficiente de itens, enquanto o registro detalhado de movimentações de entrada e saída mantém um histórico completo, importante para análises futuras e tomadas de decisão informadas.

Essa funcionalidade ainda elimina as incertezas comuns no controle de estoque, permitindo que você controle o estoque diretamente pelo aplicativo Prolog e, assim, otimizando processos e reduzindo a possibilidade de erros ou a falta de peças essenciais.

Abertura de Ordem de Serviço avulsa

A flexibilidade e o controle são essenciais na gestão de manutenção de frotas, e a funcionalidade de Abertura de Ordem de Serviço Avulsa do Prolog App atende exatamente a essas necessidades.

Essa ferramenta permite que os gestores abram Ordens de Serviço a qualquer momento, adaptando-se às demandas imediatas e inesperadas da operação.

O sistema oferece a possibilidade de parametrizar os problemas a serem resolvidos, garantindo que cada Ordem de Serviço seja específica e detalhada, alinhada com as necessidades reais do veículo ou situação.

O controle eficiente de problemas por prioridade e prazo também ajuda a garantir que as questões mais críticas sejam atendidas com maior urgência, mantendo a frota sempre nas condições adequadas para realizar suas operações sem interrupção. 

Além disso, a capacidade de anexar arquivos no momento da abertura de uma Ordem de Serviço ajuda a criar uma documentação mais detalhada, essencial para o acompanhamento analítico e histórico de controle de manutenção.

Manutenção preventiva automatizada

Utilizando dados de quilometragem dos veículos, o sistema gera automaticamente Ordens de Serviço para manutenções preventivas, assegurando que cada veículo receba atenção no momento certo.

Essa abordagem permite a criação de planos de manutenção personalizados para cada tipo de veículo na frota, considerando suas necessidades específicas e padrões de uso.

Além de ser baseada em quilometragem, a manutenção também pode ser agendada por datas pré-determinadas, garantindo que todas as necessidades de manutenção sejam atendidas pontualmente.

Ao se antecipar aos problemas, o sistema ajuda a evitar manutenções corretivas mais custosas, ao mesmo tempo em que aumenta a disponibilidade dos veículos e a eficiência operacional.


De maneira geral, entre as funcionalidades do Prolog App para gestores de manutenção, essa representa um avanço na forma como a manutenção de frotas é gerenciada, trazendo mais previsibilidade e controle para o dia a dia do gestor de manutenção.

Histórico de manutenções

Com o histórico de manutenções, os gestores têm acesso a um histórico completo de todas as manutenções realizadas, incluindo informações cruciais como a data de criação e fechamento de cada manutenção, o item específico que gerou a ocorrência, o responsável pela abertura da ordem de serviço e o mecânico responsável pela execução da manutenção.

Isso fornece uma visão abrangente de todo o ciclo de manutenção, permitindo análises aprofundadas e identificação de padrões ou problemas recorrentes.

Ao dispor de um registro tão completo, essas funcionalidades do Prolog App para gestores de manutenção podem contribuir para que você tome decisões mais informadas e estratégicas, melhorando continuamente a eficácia das operações de manutenção e a performance geral da frota.

Relatórios e dashboards prontos

Atualizados em tempo real com os dados inseridos no sistema, os relatórios e dashboards do Prolog App proporcionam uma visão clara e imediata da operação.

Você pode monitorar a produtividade dos mecânicos, avaliando o desempenho e a eficiência do trabalho realizado. O tempo médio de manutenção dos veículos é outra métrica disponível, o que ajuda a ter uma avaliação do tempo de inatividade e eficiência dos processos de manutenção.

Além disso, esses relatórios destacam os itens que geram a abertura de Ordens de Serviço com maior frequência, ajudando a identificar áreas que podem necessitar de atenção especial ou mudanças nos procedimentos de manutenção.

Igualmente, é possível visualizar quais veículos requerem manutenções mais frequentes, facilitando decisões estratégicas sobre a renovação da frota ou alterações nas práticas de manutenção.

Quais dessas funcionalidades do Prolog App para gestores de manutenção você precisa na sua operação? Não perca a oportunidade de descobrir como o Prolog App pode transformar a gestão da sua frota. 

Agende agora mesmo uma demonstração e veja como essa solução pode fazer a diferença no seu dia a dia.

Autor

Luiz Felipe

Co-fundador e CTO da Prolog, desde 2016 se dedica à Prolog, onde além da tecnologia, já colocou um pé no marketing e nas vendas, constantemente buscando novos conhecimentos para trazer excelência à Prolog e seu time.

Leia também

Conheça a tecnologia que está transformando a gestão de frotas de mais de 900 operações no Brasil e no mundo.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.