Qual a importância da geometria veicular nas frotas?

Entenda como funciona a geometria veicular nas frotas e operações de transporte e saiba quando esse serviço é necessário.
Entenda quando fazer a geometria veicular nos veículos da frota.

A geometria veicular é um processo da manutenção preventiva que todos os veículos precisam passar. 

Este é um serviço que garante a estabilidade e equilíbrio dos ativos, contribuindo para a conservação de sua estrutura e componentes, inclusive evitando o desgaste irregular dos pneus.

Entenda a seguir:

O que é geometria veicular?

A geometria de veículos é o serviço de alinhamento do veículo. Ou seja, são ajustes realizados na suspensão e rodas dos veículos com o objetivo de fazer com que a banda de rodagem tenha contato total com a superfície em que está rodando.

Isso garante que o veículo tenha máxima estabilidade e equilíbrio para rodar em segurança, fazendo a geometria veicular um serviço crucial nas operações de transporte.

Quais são os benefícios da geometria veicular?

Melhor dirigibilidade do pneu

A dirigibilidade do pneu é determinada pela facilidade que o motorista tem de dirigir um veículo com aquela determinada marca e modelo de pneu. Alguns fatores que influenciam nesse quesito são a calibragem do pneu, os desenhos da banda de rodagem e, como estamos vendo aqui, o serviço de geometria veicular.

Sem os serviços de manutenção e geometria, o pneu perde dirigibilidade, fazendo com que o veículo fique mais pesado e difícil de dirigir.

Mais conforto, estabilidade e segurança

O objetivo do serviço de alinhamento é dar estabilidade ao veículo e também pode ser considerado um benefício. Até porque ele traz duas outras grandes vantagens: o conforto na direção, também atrelado à dirigibilidade do pneu e a segurança em rota.

A falta de geometria e de uma manutenção preventiva pode gerar atritos e levar a desgastes de peças importantes na estrutura do veículo. Isso poderia gerar quebras e falhas durante uma viagem e trazer prejuízos tanto materiais quanto financeiros para a frota. 

Por isso, a geometria veicular previne problemas e dá uma segurança maior às operações de transporte.

Aumento de vida útil dos pneus

Alinhar a estrutura do veículo permite rodar com os pneus todos nivelados ao solo, evitando o desgaste precoce e desigual deles. Isso também permite que o pneu dure mais tempo e que sua carcaça não seja danificada, possibilitando o ativo ganhar mais vidas através da recapagem.

Qual o valor do serviço de geometria no veículo?

É um serviço que pode custar entre R$80 e R$250. Depende tanto do veículo que precisa da geometria, quanto da técnica utilizada.

Geralmente, as oficinas já oferecem o alinhamento e balanceamento juntos, por serem serviços complementares. 

Portanto, a geometria veicular costuma ser entendida (e vendida) como a realização de ambos serviços.

Como fazer geometria veicular?

Há três maneiras de realizar a geometria veicular: óptica, a laser e em 3D:

  1. Óptica: são utilizados canhões de luz que projetam em um painel como está o alinhamento das rodas.
  2. A laser: semelhante ao método dos canhões de luz, mas esses são substituídos por projetores a laser.
  3. Em 3D: é o método de geometria veicular mais moderno, onde um sensor é colocado em cada roda e mostra, em 3D, o desenho de cada uma e quanto irregular estão.

Após identificar as irregularidades do veículo, também precisa confirmar os ângulos de correção para finalizar o serviço de geometria. Eles podem ser: 

  • Câmber: responsável pelo rolamento das rodas, pode ser positivo, quando a inclinação é para fora (divergente), e negativo quando está para dentro (convergente).
  • Caster: é o ângulo que dá maior estabilidade na direção, passando pelo centro da roda do veículo.

Como saber quando o veículo precisa de geometria?

Existe uma recomendação para que a geometria veicular aconteça a cada 10 mil km rodados. Mas, o ideal mesmo é fazer o acompanhamento das condições do veículo e identificar os sinais de que o serviço pode ser necessário.

Alguns momentos em que a geometria pode ser necessária incluem:

  • Volante “puxando” para um dos lados;
  • Acidente ou colisão em obstáculos;
  • Passagem em buracos em alta velocidade ou buracos fundos, mesmo em velocidade controlada;
  • Após a troca de pneus do veículo;
  • Ao identificar desgastes irregulares ou mais acentuados nos ombros dos pneus.

Além dessas indicações, você precisa realizar a inspeção dos veículos a cada 6 meses, pois eles podem não ser utilizados com a frequência suficiente para completar os 10 mil quilômetros dentro deste período, mas também é um tempo médio para o serviço ser considerado.

Conheça os modelos de checklist que criamos e nunca deixe os itens da inspeção para trás. Faça o download gratuito de nosso Kit Checklist.

Autor

Luiz Felipe

Sócio fundador e CTO na Prolog App

Leia também

Que tal receber conteúdos incríveis como estes e totalmente de graça?

Inscreva-se e receba as melhores dicas e novidades para melhorar os seus resultados e de sua operação na gestão de sua frota.

O Prolog utiliza as informações de contato fornecidas à nós para informá-los de nossos produtos e serviços. Você pode deixar de ser inscrito a qualquer momento. Para saber mais informações de como ajustar suas configurações de privacidade, confira nosso “Termo de Uso” e nossa “Política de Privacidade”.

Conheça a tecnologia que está transformando a gestão de frotas de mais de 900 operações no Brasil e no mundo.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.