Conheça o futuro da gestão de frotas: como a IA guia decisões mais eficientes

Descubra como a IA na gestão de frotas pode otimizar os resultados das operações de transporte em sua etapa operacional.
Uso da IA na gestão de frotas.

Os constantes desafios para administrar uma frota incentivaram a evolução e maior utilização de soluções tecnológicas. Atualmente, a IA na gestão de frotas está ganhando mais destaque por desempenhar algumas funções essenciais na rotina das operações de transporte.

Isso porque a Inteligência Artificial (IA) tem a capacidade de captar e analisar grandes volumes de dados que são gerados diariamente na sua frota, permitindo a tomada de decisões melhores e mais estratégicas, com base nos insights gerados para o gestor.

Dentre os benefícios de utilizar a IA na gestão de frotas, podemos citar a maior eficiência operacional e produtividade da empresa. Continue lendo para entender ainda melhor.

A seguir, confira: 

 

O que é a IA na gestão de frotas?

A Inteligência Artificial, conhecida como “IA”, é a simulação da inteligência humana por meio de máquinas e sistemas programados. E a capacidade que uma máquina tem de aprender e criar relações com base nas informações que são fornecidas.

Na gestão de frotas, esse tipo de tecnologia é usada para diversas áreas, desde a roteirização até a análise de problemas veiculares. Tudo acontece através de diferentes tecnologias, como sensores, dispositivos de rastreamento e histórico de dados.

A IA na gestão de frotas contribui também para uma análise de dados avançada e mais rápida do grande volume de dados que são gerados na operação de uma frota. Um sistema que funciona com base em inteligência artificial pode facilmente acessar todos os dados que tem à sua disposição e responder às suas questões em poucos segundos.

Como funciona a IA na gestão de frotas?

Essa inteligência pode funcionar de diferentes maneiras, conforme o objetivo da empresa, necessidades e tipo de sistema utilizado atualmente. Algumas maneiras de aplicar a IA na gestão de frotas são:

Analisar padrões e comportamentos

Através da IA na gestão de frotas, padrões e comportamentos relacionados são identificados com maior agilidade e os ajustes necessários são feitos conforme novos dados são coletados e analisados.

Problemas de manutenção recorrentes, práticas de condução inadequadas e eficiência operacional precária são algumas das questões que a IA pode ajudar a analisar, captando informações que o gestor talvez não teria acesso ou que demoraria semanas ou meses para se deparar.

Dessa forma, ela funciona para tornar o processo de análise mais rápido e trazer os insights para que o gestor tome uma decisão embasada e estratégica.

Otimizar processos e rotinas

Além de analisar e captar problemas de comportamento ou padrões na frota, a inteligência artificial também consegue identificar as soluções mais adequadas para que os processos e rotinas ocorram da melhor maneira possível. 

Um dos exemplos mais conhecidos para isso é a otimização de rotas, pois há sistemas de IA que utilizam diferentes fatores e até informações em tempo real para auxiliar o gestor na escolha de uma rota melhor, dentre elas, o tráfego, condições climáticas e ordem de entregas.

Além de fornecer um caminho que é mais rápido, também considera os custos envolvidos e pode ajudar a reduzir o consumo de combustível da frota. Isso, após adquirir também a inteligência sobre o gasto que cada veículo tem em diferentes condições.

Criar planejamentos com maior precisão

Com o auxílio da IA na gestão de frotas, a interpretação dos dados é mais completa, trazendo a antecipação de necessidades e previsão de demandas da frota. 

Informações que são fundamentais para planejar a distribuição de orçamentos, responsabilidades e cronograma da frota, além de ajudar no dimensionamento e planejamento de renovação e expansão da mesma.

Automatizar tarefas

Essa funcionalidade da IA na gestão de frotas é fundamental para a economia de tempo tanto de colaboradores quanto do próprio gestor. Tarefas como agendar manutenções, monitorar as rotas e gerar relatórios são muito mais rápidas e práticas com o uso da inteligência artificial.

Além disso, é possível automatizar parcialmente tarefas operacionais também, como a inspeção dos pneus e dos veículos. A automatização do checklist elimina a prancheta e papel das operações e permite que a revisão do caminhão seja realizada pelo motorista em seu próprio celular. 

Outra maneira de automatizar as inspeções é através da manutenção preditiva, que utiliza sensores e outros tipos de ferramentas para gestão de frotas com a intenção de avaliar aspectos como a temperatura e vibrações do veículo com o objetivo de prever falhas em seu estágio inicial, antes de terem acontecido de fato.

Da mesma forma, a aferição dos pneus pode acontecer por um aferidor eletrônico, que embora o gestor ainda precise inserir manualmente nos sulcos do pneu, o aparelho faz a leitura e envio dos dados automaticamente para o sistema de controle.

Essa automação de tarefas rotineiras dá aos gestores mais tempo para focar em atividades mais estratégicas e de maior valor agregado.

Monitoramento em tempo real 

Com as tecnologias e sistemas de IA, você consegue criar uma central de controle logístico na sua operação e ter uma gestão baseada em dados

Nela, serão visualizadas todas as informações da frota, tanto o que acontece ao longo de um dia e deve ser monitorado em tempo real, como as rotas realizadas, quanto o que aconteceu ao longo de um período determinado e deve ser analisado para identificação de melhorias.

A partir dela acontece a gestão de dados mais eficiente da frota.

Assista o vídeo que preparamos e entenda mais sobre esse assunto:

Benefícios da IA na gestão de frotas

Melhor eficiência operacional

Com ações como a organização de manutenções dos veículos, a roteirização otimizada e as análises de resultados obtidos, toda IA funciona com o objetivo de identificar problemas e melhorias. 

A cada período, você consegue aplicar as ações mais apropriadas para que a sua frota funcione cada vez melhor e impulsionando a eficiência operacional da empresa.

Redução de custos

Com o uso de tecnologias inteligentes nas diferentes áreas da gestão de frotas, é possível tomar ações que evitam danos e falhas no funcionamento da operação. 

Por exemplo, com a aplicação da manutenção preditiva, fundada em IA, você passa a receber informações que preveem as falhas mecânicas antes que elas ocorram e pode tomar medidas preventivas, garantindo que um reparo emergencial não será necessário.

Com isso, uma grande redução nos custos acontece.

Além disso, a otimização de roteirização pode reduzir custos com combustível, a inspeção eletrônica dos pneus reduz os valores direcionados à compra desses ativos, entre outros fatores que geram mais economia à frota.

Mais segurança no transporte

Quando a IA é utilizada e gera uma manutenção mais eficiente na frota, os veículos estão sendo melhor cuidados e garantem uma maior segurança em sua rodagem. Assim como os pneus também são acompanhados e mantidos em suas condições ideais.

Além do mais, os sistemas utilizados para monitorar as rotas e comportamento do motorista em estrada ajudam a identificar ações de risco no trânsito, permitindo ao gestor interferir e alertar esses motoristas das práticas adequadas e seguras que devem ser seguidas.

As inteligências artificiais também conseguem analisar as condições do trânsito em tempo real, podendo alertar sobre possíveis problemas e riscos na estrada, contribuindo para a prevenção de acidentes.

Tomada de decisões embasadas

Com base nos dados coletados e analisados pela IA na gestão de frotas, os gestores passam a ter percepções valiosas sobre o desempenho de sua operação. Os relatórios que recebem e sugestões que os próprios sistemas conseguem gerar se tornam fundamentais para que as decisões tomadas sejam de maior efetividade possível.

Todos esses fatores auxiliam para a organização e planos de expansão dos negócios de uma frota.
Conheça 7 tecnologias para iniciar a aplicação de IAs que podem fazer a diferença na sua operação — download grátis.

Autor

Jade Zart

Há mais de 6 anos na área de marketing, hoje coordena o time da Prolog e está sempre antenada nas principais novidades e inovações do setor logístico.

Leia também

Que tal receber conteúdos incríveis como estes e totalmente de graça?

Inscreva-se e receba as melhores dicas e novidades para melhorar os seus resultados e de sua operação na gestão de sua frota.

Conheça a tecnologia que está transformando a gestão de frotas de mais de 900 operações no Brasil e no mundo.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.