Como centralizar a gestão de frotas e otimizar seus resultados

Conheça a importância da integração de dados entre sistemas da frota e explore a centralização de informações para uma gestão mais eficaz.
Conheça a integração de dados entre sistemas na frota.

A integração de dados entre sistemas da frota não é uma tarefa difícil, no entanto, é frequentemente negligenciada pelos gestores de frota. 

Surpreendentemente, essa negligência persiste, mesmo sendo uma prática que pode facilitar o trabalho do gestor, uma vez que centraliza todos os dados e informações relacionados ao funcionamento e condição da frota em uma única visualização.

Se você é um desses gestores que têm adiado a integração, saiba que está desperdiçando a oportunidade de aprimorar a organização de sua gestão e otimizar a tomada de decisões.

A seguir, entenda: 

O que é e como funciona a integração de dados entre sistemas da frota?

A integração de dados entre sistemas da frota envolve a combinação de informações de diversos sistemas e fontes de dados, como rastreadores GPS, sensores de veículos, sistemas de manutenção, abastecimento e muito mais, em um único ponto de acesso. 

Isso permite que os gestores tenham uma visão abrangente e em tempo real do desempenho da frota. 

Essa integração funciona a partir da coleta de dados. Depois disso, eles são processados e compartilhados de maneira eficiente, proporcionando um panorama completo das operações da frota. 

A integração de sistemas de informação simplifica a análise dos dados, identifica tendências e fornece insights valiosos, permitindo que os gestores tomem decisões informadas e estratégicas para aprimorar a eficiência da frota. 

Além disso, diminui a redundância de tarefas administrativas, economizando tempo e recursos. É uma etapa fundamental para otimizar a gestão da frota e aprimorar seu desempenho geral.

Por que centralizar a gestão de frotas?

A integração e centralização de dados permite que todas as informações, desde localização e manutenção até consumo de combustível e desempenho dos motoristas, sejam acessadas em um único sistema.

Algo que vem se tornando cada vez mais importante e sendo a base para um novo modelo de gestão baseada em dados

As informações coletadas e centralizadas não apenas simplificam a administração, mas também aprimoram a capacidade de monitorar e realizar análises com clareza, tornando a tomada de decisão tanto mais rápida, quanto mais precisa.

Além do mais, os gestores podem identificar padrões e tendências, garantindo uma mudança de estratégia e processos para promover melhorias contínuas no funcionamento diário de suas operações. 

A centralização de informações também ajuda a evitar a duplicação de dados e a manutenção de vários sistemas, economizando tempo e recursos valiosos.

Confira a lista completa de benefícios da integração de dados entre sistemas:

  • Todas as informações da frota em um só lugar, simplificando a gestão.
  • Dados atualizados e em tempo real para tomada de decisões ágeis.
  • Menos chances de erros manuais e duplicação de informações.
  • Processos automatizados poupam tempo e esforço da equipe.
  • Melhor controle de manutenção, combustível e desempenho dos veículos.
  • Possibilidade de identificar tendências e padrões para otimização contínua.
  • Menos desperdício de recursos e mais economia.
  • Monitoramento eficaz de comportamento de motoristas e manutenção de veículos.
  • Maior agilidade para a operação em suas entregas e rotas..
  • Mantém a empresa competitiva no mercado ao otimizar operações.

Exemplos de integração de dados entre sistemas da frota

Um exemplo comum de integração de dados entre sistemas da frota envolve a combinação de um sistema de rastreamento de veículos (telemetria) com um sistema de gerenciamento de frotas.

Nesse cenário, o sistema de rastreamento fornece informações em tempo real sobre a localização, velocidade, comportamento do motorista e condições do veículo. 

Esses dados são então integrados ao sistema de gerenciamento de frotas, que agrega informações adicionais, como o histórico de manutenções, multas e custo da rota por motorista.

Isso possibilita um entendimento sobre o comportamento dos motoristas em rota, cruzando os dados, por exemplo, de quilometragem rodada, do consumo de combustível da rota e da quantidade de acelerações e frenagens realizadas. 

Dessa forma, você consegue trazer as medidas corretivas mais adequadas para lidar com cada caso.

Outro exemplo seria a integração entre sistemas de gestão de combustível, sistemas de manutenção e sistemas de gestão de pneus, garantindo um fluxo de informações eficiente entre essas áreas críticas da gestão de frota.

Como criar um processo eficiente de gestão de frotas?

Estruture a sua gestão baseada em dados

Para criar um processo eficiente de gestão de frotas, é preciso começar definindo metas e objetivos claros para sua gestão de frota. 

Em seguida, implemente ferramentas de integração de dados entre sistemas da frota, que permitam a centralização das informações de todos os aspectos operacionais.

Isso inclui sistemas de rastreamento de veículos e tecnologias de telemetria para monitorar o desempenho dos motoristas, a eficiência do combustível e a segurança na estrada. 

Utilize também sistemas dedicados para a gestão de manutenção da frota, assim como para o controle de pneus dos veículos.

Em adição, estabeleça processos de manutenção e demais atividades para garantir que sua frota esteja sempre em condições ideais de funcionamento e que os sistemas estejam sendo alimentados com os dados operacionais da sua frota.

Por fim, faça análises de dados avançadas para identificar oportunidades de melhoria e tomar decisões informadas.

Isso pode ser realizado de maneira mais fácil do que parece, pois os sistemas já realizam a geração automatizada de relatórios para você apenas fazer a interpretação mais adequada à realidade da sua operação. 

Utilize ferramentas e táticas de gestão associadas

Uma alternativa é utilizar ferramentas de Business Intelligence, que fornecem algumas funcionalidades facilitadoras desse tipo de controle, fazendo a integração ao Power BI, por exemplo, uma das mais populares ferramentas de gestão e análise de dados..

Outra alternativa é a torre de controle logístico. Nela, você consegue centralizar a integração de dados entre sistemas da frota e todos os aspectos operacionais da sua frota podem ser gerenciados e monitorados de forma unificada. 

Essa torre se torna o coração da sua gestão, permitindo que você acompanhe em tempo real os dados gerais de suas operações: desempenho dos motoristas, eficiência do combustível, segurança nas estradas e muito mais.

Qualquer que seja a forma de integração selecionada, ela irá fornecer análises avançadas, gerar relatórios automatizados e facilitar a interpretação dos dados para a tomada de decisões informadas.

Com as soluções disponíveis no mercado, a criação de um processo eficiente de gestão de frotas está ao alcance das suas mãos.

Para isso, conte também com um sistema completo, que reúne as principais áreas da gestão de frotas e permite integração através de uma API preparada para os diversos sistemas de ERP para frotas.. 

Quer uma demonstração gratuita para otimizar ainda mais sua frota? Então clique aqui e conheça agora o sistema de gestão de frotas Prolog App.

Autor

Emerson Bastos

Formado em Administração de Empresas pela Univali e atua há 20 anos com transporte rodoviário de carga, frota, planejamento e controle, e finanças.

Leia também

Que tal receber conteúdos incríveis como estes e totalmente de graça?

Inscreva-se e receba as melhores dicas e novidades para melhorar os seus resultados e de sua operação na gestão de sua frota.

Conheça a tecnologia que está transformando a gestão de frotas de mais de 900 operações no Brasil e no mundo.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.