Entenda o que é a manutenção autônoma nas frotas e como ela funciona

Entenda o que é, como funciona e a importância da manutenção autônoma na gestão de frotas e operações de transporte.
Saiba o que é a manutenção autônoma e se ela cabe na sua frota.

Com o avanço das tecnologias, diferentes tipos de manutenção tem surgido nos últimos anos, para tentar reduzir o tempo de trabalho e também, como uma maneira de otimizar os custos. E um dos modelos é a manutenção autônoma.

Trata-se de um estilo de manutenção que se concentra em um único colaborador. Geralmente, o responsável por todos os cuidados com o veículo, desde a limpeza até a inspeção preventiva, é o motorista da frota.

Para ele, é benéfico, pois o veículo estará sempre bem cuidado e não terá a sua rotina prejudicada por ficar sem um veículo para rodar enquanto aguarda os serviços da oficina. 

Por outro lado, para o gestor, o benefício se dá na redução de custos com manutenção e menor ociosidade da frota. Além de gerar um maior senso de responsabilidade nos motoristas, que passam a ter um melhor comportamento na direção do veículo em rota.

Continue entendendo a seguir:

O que se entende por manutenção autônoma?

A manutenção autônoma é um modelo de manutenção para maquinários, equipamentos e veículos que prevê a capacitação e geração de autonomia ao operador da máquina ou motorista do veículo.

É uma das metodologia mais recentes entre os tipos de manutenção, principalmente nas frotas de veículos, visto que o mais comum é direcionar as correções e serviços de manutenção para técnicos e mecânicos especializados.

E o que é o “pilar manutenção autônoma”?

Esse novo modelo de manutenção também faz parte de uma metodologia da gestão de manutenção chamada Total Productive Maintenance (TPM), que é baseada em 8 pilares, sendo a manutenção autônoma o primeiro deles.

Depois, os demais pilares são: melhoria contínua, manutenção planejada, treinamento e capacitação, manutenção de qualidade, controle inicial, segurança, saúde e meio ambiente, e gestão administrativa.

Qual objetivo da manutenção autônoma?

Um de seus objetivos é melhorar a segurança no trabalho, garantindo que os operadores e motoristas conheçam a totalidade do equipamento com o qual lidam e que possam reconhecer quando sintomas de problemas começarem a aparecer.

Dados os impactos da gestão de manutenção em uma frota de transporte, a manutenção autônoma também tem o objetivo de aumentar a eficiência da manutenção da frota, reduzindo a ociosidade dos veículos e evitando que os problemas cheguem a estados críticos.

Importância e benefícios da manutenção autônoma para frotas

Alguns dos pontos que mais se destacam dentre os benefícios são em relação aos desafios da gestão de manutenção que encontramos em diversos momentos. 

Confira as principais vantagens que mostram a importância da manutenção autônoma em frotas de transporte:

  • Redução de custos: a ideia é reduzir os custos com serviços terceirizados de manutenção. 
  • Aumento da vida útil dos veículos: quando o motorista conhece bem o seu veículo, consegue identificar com antecedência algo que está errado, corrigindo o problema e evitando uma troca de peças, por exemplo, que levaria a uma redução de sua vida útil.
  • Melhor eficiência operacional: se as informações ficam todas centralizadas no motorista e o veículo não precisa passar “de mão em mão” para ter seu problema diagnosticado e resolvido, a eficiência operacional recebe melhorias.
  • Tratar de forma rápida e prática os possíveis defeitos ou falhas: quanto mais o motorista conhece seu veículo, mais rápido o problema é identificado e resolvido.

Como funciona a manutenção autônoma na frota?

Os diferentes tipos de manutenção de frotas, no geral, funcionam de maneiras bastante distintas. 

Enquanto a manutenção preventiva é baseada na inspeção dos veículos, a corretiva apenas realiza serviços práticos para corrigir problemas e a preditiva é totalmente baseada no uso de tecnologias.

Agora, a manutenção autônoma funciona como um meio de reunir a prevenção e correção em um único colaborador. A partir desse modelo, a responsabilidade de realizar as tarefas como limpeza, troca de óleo e pequenos reparos ou ajustes no veículo é toda do motorista.

Quais são as 3 tarefas da manutenção autônoma?

1 – Identificação de problemas

Com a inspeção regular dos veículos, o motorista consegue fazer a identificação de possíveis e prováveis problemas. Por exemplo, ao notar um aquecimento no motor, pode providenciar uma troca de óleo.

2 – Eliminação de defeitos

Quando o motorista notar as pequenas falhas, já deve ter autonomia e capacidade para corrigi-las.

3 – Prevenção de falhas

Entender porque as falhas estão acontecendo e prevenir que voltem a ocorrer deve ser realizado através de ferramentas como, por exemplo, a análise da árvore de falhas ou o ciclo PDCA. 

Quais são os 7 passos da manutenção autônoma?

Para implementar a manutenção autônoma na sua frota, esses sete passos são fundamentais:

  1. Limpeza inicial

Nesse momento, os motoristas fazem a limpeza completa do veículo, tanto interna quanto externamente.

  1. Eliminação das fontes de sujeira e locais de difícil acesso

Se os veículos estão parados na central da operação, próximos às fontes de sujeira como areia ou poeiras, é preciso que isso seja remanejado para evitar o acúmulo de sujeira fora de rota.

Além disso, os veículos devem estar posicionados conforme frequência de utilização, facilitando seu acesso sempre que necessário. Esses dois pontos agilizam para que o motorista consiga ter a autonomia de acessar seu veículo e realizar suas tarefas de maneira prática e rápida.

  1. Padronização da limpeza e inspeção

No planejamento da gestão de manutenção, pense em maneiras de fazer com que haja um padrão na realização de todas as tarefas, principalmente para a limpeza e inspeção. Dessa forma, fica mais fácil de gerar parâmetros de controle e identificar erros quando ocorrerem.

  1. Inspeção geral

Neste momento, todos os motoristas são instruídos sobre a parte teórica da manutenção e fazem treinamentos práticos para ter suas habilidades testadas e aprimoradas. A intenção é que todos estejam aptos para realizar os ajustes e reparos necessários sem ajuda ou solicitação de agendamento na oficina.

  1. Inspeção autônoma

Os motoristas que passarem pelos treinamentos e obtiverem os melhores resultados, passam a realizar a inspeção por conta própria.

  1. Organização

Conforme as tarefas que o motorista poderá executar na manutenção dos veículos, é preciso que tenha as ferramentas necessárias à sua disposição. Tudo que facilita a rotina para a manutenção ocorrer, de fato, de maneira autônoma deve ser implementado.

  1. Consolidação da manutenção autônoma

Depois de passar por todas as demais etapas, os motoristas devem estar aptos a realizarem a manutenção autônoma.

Além disso, o gestor da frota deve estar preparado para acompanhar as métricas e indicadores de manutenção que permitem entender se essa estratégia e metodologia de manutenção estão surtindo efeitos positivos.

Quer entender ainda mais sobre a gestão de manutenção das frotas de transporte? Faça o download de nosso material gratuito “Guia da gestão de manutenção” aqui.

Autor

Jade Zart

Leia também

Que tal receber conteúdos incríveis como estes e totalmente de graça?

Inscreva-se e receba as melhores dicas e novidades para melhorar os seus resultados e de sua operação na gestão de sua frota.

O Prolog utiliza as informações de contato fornecidas à nós para informá-los de nossos produtos e serviços. Você pode deixar de ser inscrito a qualquer momento. Para saber mais informações de como ajustar suas configurações de privacidade, confira nosso “Termo de Uso” e nossa “Política de Privacidade”.

Conheça a tecnologia que está transformando a gestão de frotas de mais de 900 operações no Brasil e no mundo.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.