Entenda os impactos da gestão de manutenção

Entenda os impactos e benefícios da gestão de manutenção de frota em sua operação.
Saiba quais são os impactos que uma gestão de manutenção pode trazer à sua frota.

O dia a dia de uma frota é intenso. São inúmeras pessoas circulando pela sede da empresa, diversos veículos para gerir e toda uma operação que deve ser administrada da melhor forma possível. Tudo para garantir sua melhor gestão. 

Dentre as inúmeras obrigações, a gestão de manutenção de frota é bem significativa. Ela garante que todos os veículos estejam circulando com segurança e evita gastos desnecessários com problemas inesperados. 

Mas, você sabe quais são os impactos da gestão de manutenção? A seguir, vamos contar um pouco sobre como essa área, tão importante na frota, pode ajudar a potencializar suas operações. Continue lendo para saber:

Quais são os impactos da gestão de manutenção?

Os impactos são muitos, desde uma rotina mais organizada que leva à maior produtividade, até a redução de custos operacionais, com veículos de maior conservação e durabilidade.

Dentre os de maior destaque, podemos citar:

  • Monitoramento das condições dos veículos da frota;
  • Maior controle dos veículos e serviços de manutenção;
  • Geração de dados para análise;
  • Melhor desempenho e qualidade dos veículos;
  • Redução de custos relacionados aos veículos;
  • Visibilidade de veículos que necessitam conserto.

Entenda:

O que a gestão de manutenção gera na frota:

De forma geral, a gestão de manutenção de frota é um processo de gerenciamento de todos os veículos da empresa. Ou seja, é a área responsável por concentrar os esforços em manter a frota rodando.

O processo de manutenção de veículos acontece internamente. Isso quer dizer que existe, dentro da frota, um setor responsável para realizar o acompanhamento desses ativos, garantindo que estejam em boas condições para rodar. 

Nesse caso, o que a gestão de manutenção gera é algo como o monitoramento das condições de cada veículo.

E como fazer esse controle?

Para alcançar os objetivos da gestão de manutenção, é essencial contar com um gestor de manutenção. Ele será o principal responsável em verificar todos os pontos cruciais para manter os veículos funcionando da melhor forma possível. 

Caso não possua recursos suficientes para um cargo desse na empresa, o gestor de frota é quem assume a frente do controle de manutenção.

Para começar, o foco da gestão de manutenção de frota deve estar no controle das atividades realizadas por cada veículo da empresa e quais os serviços de manutenção pelo qual cada um passou. 

O gestor precisa entender a rota realizada por cada um, assim como o tempo de duração e quilometragem rodada.

Outro ponto que deve entrar no controle de manutenção é o cuidado em analisar os índices do veículo, como consumo de combustível ou a situação dos pneus. Esses pontos auxiliam a prever certos gastos com os veículos.

Aqui, os impactos da gestão de manutenção estão na em algo essencial: a geração de dados para análise.

A partir deles, é possível prever despesas futuras, sejam elas com peças novas, troca de pneus ou com serviços de manutenção no geral. 

Além de ser fundamental para garantir que as manutenções preventivas sejam feitas na hora certa. 

Por conta disso, os impactos da gestão de manutenção são sentidos em outros dois pontos: a melhora da qualidade e desempenho dos veículos da frota e a redução dos custos relacionados aos veículos.

Outros benefícios da gestão de manutenção:

Um deles é o auxílio para entender como os veículos estão rodando e quais estão parados, para que sejam direcionados à oficina.

Nada tira mais a nossa paz do que problemas com veículos, não é mesmo? Dentro da frota, isso fica ainda mais complicado, tratando-se do principal instrumento de trabalho da empresa. 

Ela depende que os veículos estejam nas melhores condições para realizar as entregas. 

Portanto, um dos benefícios e impactos da gestão de manutenção de veículos é que a frota não sofra com a falta de veículos disponíveis para cumprir as rotas diárias.

Além disso, por entender as particularidades de cada veículo, os dados gerados pela gestão de manutenção servem para montar uma escala de veículos para atender às rotas da empresa com maior precisão.

Dessa forma, cobrindo todas as áreas de atuação conforme os veículos que têm as melhores características para enfrentar o tipo de estrada planejado — e reduzindo os danos causados em cada um. 

Todos esses pontos levam para a melhoria na qualidade do serviço da sua empresa. 

Os impactos da gestão de manutenção são sentidos em todas as suas áreas e eles podem ser ainda maiores. 

Disponibilizamos um guia completo da gestão de manutenção para operações de transporte. Com ele, sua frota consegue descomplicar todos os seus processos, além de otimizar seu tempo. Faça o download gratuito e venha para o futuro da gestão de frotas.

Autor

Luiz Felipe

Co-fundador e CTO da Prolog, desde 2016 se dedica à Prolog, onde além da tecnologia, já colocou um pé no marketing e nas vendas, constantemente buscando novos conhecimentos para trazer excelência à Prolog e seu time.

Leia também

Que tal receber conteúdos incríveis como estes e totalmente de graça?

Inscreva-se e receba as melhores dicas e novidades para melhorar os seus resultados e de sua operação na gestão de sua frota.

Conheça a tecnologia que está transformando a gestão de frotas de mais de 900 operações no Brasil e no mundo.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.