qual é a diferença entre manutenção preditiva, preventiva e corretiva?

Entenda mais sobre manutenção preditiva, preventiva e corretiva

Luiz Felipe
Luiz Felipe
Powered by Rock Convert

O que é manutenção preditiva? E a preventiva? E a corretiva? Embora todas tenham nomes bastante explicativos, elas devem ser compreendidas por completo para saber qual usar na sua transportadora.

Uma gestão de frotas deve estar sempre se atualizando e procurando soluções para otimizar cada vez mais os processos e reduzir cada vez mais os custos. Através dos processos de manutenção preditiva e preventiva é possível fazer isso acontecer.

Com elas, você ganha mais conhecimento acerca dos veículos da frota e consegue encontrar meios de aproveitar ao máximo a vida útil dos caminhões, assim como diminuir as manutenções corretivas e a compra de peças e componentes novos.

Hoje, vamos falar mais sobre o que é cada tipo de manutenção e qual a diferença entre manutenção preditiva, preventiva e corretiva.

O que é manutenção preventiva?

A manutenção preventiva é a mais comum de acontecer em uma gestão de frotas, ela é sempre planejada e tem um cronograma pré-definido que deve ser seguido rigorosamente para realmente ser efetiva.

Geralmente, ela ajuda a prevenir problemas no veículo por meio de cuidados rotineiros, como lubrificação, planos de calibração de pneus, assim como de aferição, ainda entre outros.

Durante essa manutenção, o motorista busca possíveis falhas e desgastes que devem ser consertados para evitar veículos parados na garagem e, em casos mais extremos, a perda do veículo antes da hora.

Aqui, você tem algum custo, mas é consideravelmente menor que os outros tipos de manutenção. Além disso, a preventiva ajuda a reduzir gastos com troca de peças e componentes do veículo, pois terão menos desgastes e danos.

O que é manutenção preditiva?

A manutenção preditiva costuma ser confundida com a preventiva, muitas pessoas não sabem o que diferencia as duas. Afinal, essa também é uma manutenção planejada, visando garantir a vida útil dos veículos. Contudo, ela não precisa de um cronograma tão rígido.

A diferença principal está no modo de realização da manutenção:

O que ocorre na preditiva é uma análise de dados e observação das condições do veículo. Ou seja, por meio de tecnologias específicas instaladas nas máquinas, são medidos fatores como a temperatura, vibrações, pressão e até mesmo ruídos do caminhão.

Por conta da tecnologia necessária para realizar esse controle, o investimento inicial na manutenção preditiva é consideravelmente mais alto que o da preventiva. Porém, o retorno desse investimento a longo prazo é muito bom, já que evita maiores custos com correções e troca de veículos não planejadas.

Powered by Rock Convert

A manutenção preditiva ainda auxilia o gestor ao dizer o tempo de vida útil dos componentes do veículo e as condições para esse tempo ser aproveitado por completo. Em outras palavras, ela impede o aumento de danos e reduz gastos com correções prevendo os problemas antes que eles de fato aconteçam.

O que é manutenção corretiva?

Esse é o tipo de manutenção que mais acontece sem planejamento. Apesar de poder ser planejada após ver a necessidade de uma correção durante a manutenção preditiva, qualquer acidente ou imprevisto acarreta na necessidade de uma corretiva.

Ela vai cobrir troca de peças ou componentes que quebraram ou falharam no veículo. Isso pode causar um investimento bem maior do que o gestor de frota gostaria de ter, principalmente quando for uma manutenção não planejada.

Por consequência, afetando a saída para viagens e o cumprimento de prazos de entregas .

Quais as principais diferenças entre manutenção preditiva, preventiva e corretiva?

Até agora, você já deve ter entendido em essência com o que cada uma das manutenções lida. O assunto em si nao é difícil, é apenas uma questão de saber a diferença e em que momento realizar cada uma.

Qual usar na sua frota?

De modo geral, a maioria dos gestores trabalha mais com a manutenção preventiva, justamente por ela ter, a princípio, um investimento menor. Ainda que seja necessário criar e cumprir um cronograma para a verificação do veículo, essa é uma alternativa barata e eficiente.

Para transportadoras que têm a possibilidade de um investimento mais alto, a manutenção preditivia é excelente, apresentando apenas benefícios.

Você precisa analisar a sua empresa, os resultados, metas e orçamento para compreender qual a melhor opção para o momento. Mesmo que consiga apenas manter a preventiva, nada impede de planejar a implementação da preditiva no futuro.

Em qualquer caso, deve-se sempre trabalhar de maneira a evitar as manutenções corretivas. 

Para visualizar melhor as características e entender qual tipo de manutenção você deve aplicar no seu negócio, preparamos essa tabela comparativa:

PREDITIVA PREVENTIVA CORRETIVA
PLANEJAMENTO SIM SIM NAO
ROI MÉDIO ALTO NENHUM
DIFICULDADE DE IMPLEMENTAÇÃO ALTO MÉDIO MÉDIO
CUSTOS GERAIS ALTO BAIXO ALTO
AUMENTO NA PRODUTIVIDADE ALTO ALTO INEXISTENTE
OTIMIZAÇÃO DE TEMPO ALTO ALTO INEXISTENTE
TIPO DE SERVIÇO ANTECIPAÇÃO DE PROBLEMAS QUE AINDA NÃO OCORRERAM PREVENÇÃO DE PROBLEMAS QUE PODEM OCORRER CORREÇÃO DE PROBLEMAS QUE JÁ OCORRERAM

 

Entendeu a diferença? Ficou com alguma dúvida? Siga nossas redes sociais para estar sempre por dentro dos conteúdos!

Powered by Rock Convert

0 Comments

Deixe uma resposta

25 − = 21

More great articles

Como funciona o transporte de cargas

Como funciona um transporte de cargas?

As suas operações de transporte de cargas são eficientes? Ou estão precisando melhorar? A partir de um conhecimento pleno em…

Read Story
Entenda a gestão de frota de caminhões.

Ganhe agilidade e produtividade usando um checklist para a sua gestão de frota de caminhões

Um checklist para manutenção é essencial. Ajuda a tornar a tarefa mais rápida e prática, otimizando a operação de transporte…

Read Story
Como controlar a frota de caminhões.

6 maneiras de reduzir custos na frota de caminhões sem prejudicar a operação

Uma frota de caminhões possui muitos gastos que podem ser amenizados. Ao mesmo tempo, também tem muitas despesas absolutamente necessárias.…

Read Story

Never miss a minute

Get great content to your inbox every week. No spam.
[contact-form-7 404 "Not Found"]
Arrow-up
Translate »

O GUIA DA
GESTÃO
DE FROTAS