Como a Manutenção Produtiva Total vai transformar a sua frota

Conheça a Manutenção Produtiva Total e entenda quais as vantagens de aplicá-la nas suas operações de transporte.
A manutenção produtiva total (TPM) nas frotas é uma organização de processos e atividades.

A manutenção produtiva total é um método de gestão de manutenção que pode ser aplicado nas indústrias e empresas de transporte. 

Ela traz diferentes metas e pilares para serem desenvolvidos dentro da operação de transporte com a intenção de transformar a manutenção em um processo mais prático e produtivo.

Entenda melhor:

 

O que é a manutenção produtiva total (TPM)?

A sigla “TPM” é do inglês “Total Productive Maintenance” e traduzida para o português, significa “Manutenção Produtiva Total”. Trata-se de um conjunto de ações e estratégias para o setor de manutenção ter melhores resultados.

Essas melhorias podem estar relacionadas à disponibilidade dos veículos, o desempenho deles na estrada ou a quantidade de serviços de manutenção que ocorrem em um determinado período.

Ela é muito conhecida e utilizada em fábricas e indústrias, porém, tem se tornando mais popular e está começando a ser aplicada em frotas de veículos para o transporte também. Afinal, os caminhões são veículos pesados e que, em muitos aspectos, se assemelham às máquinas utilizadas no setor industrial.

Qual o objetivo da manutenção produtiva total?

A principal característica da manutenção produtiva total (tpm) é eliminar as perdas da frota, como: quebras veiculares, tempo de inspeção e ociosidade da frota.

Quais as principais metas da manutenção produtiva total?

Aumentar a eficiência operacional

A eficiência operacional de uma frota depende, em grande parte, do bom funcionamento dos veículos. 

Por isso, a manutenção produtiva total visa uma organização e planejamento de manutenções para que os veículos estejam sempre disponíveis, evitando atrasos nas entregas e perda de qualidade nas operações da frota.

Incentivar a manutenção autônoma na frota

A manutenção autônoma dá mais liberdade para que os motoristas assumam pequenos consertos do veículo. Um trabalho mais simples, como a troca de óleo do motor, pode ser realizada pelo motorista, desde que este seja devidamente qualificado e apto a realizar a atividade.

Isso gera maior agilidade e aumenta a produtividade de suas operações.

Gerenciar os veículos da aquisição à renovação

A gestão de veículos da frota começa antes mesmo de eles serem adquiridos na operação, pois, até chegar esse momento, o gestor ainda deve avaliar as características de cada modelo a fim de entender qual é a melhor alternativa para a sua frota.

Quando aplicada a Manutenção Produtiva Total, uma de suas metas é que o veículo seja acompanhado do início ao fim — seja o seu descarte realizado por uma perda total ou apenas pela renovação de um modelo mais moderno e econômico.

Planejar as manutenções da frota com mais eficiência

Parte do que a manutenção produtiva total propõe é que as pequenas manutenções aconteçam de maneira direta pelo motorista responsável.

Por outro lado, sua proposta é de que tecnologias sejam aplicadas para otimizar a detecção de problemas, sendo já programados os serviços de manutenção necessários com antecedência.

Assim, os benefícios gerados são um aumento na durabilidade dos veículos e a redução dos custos de manutenção.

Por que a TPM nas frotas é importante?

Os benefícios que a manutenção produtiva total consegue gerar impactam diretamente a gestão da frota como um todo:

  • Ajuda a reduzir custos de manutenção;
  • Melhora as condições de rodagem dos veículos;
  • Aumenta a segurança no transporte;
  • Evita as manutenções corretivas, mais demoradas e de alto valor para a frota;
  • Reduz as perdas da frota: de veículos, de tempo e de dinheiro;
  • Promove a autogestão da equipe.

 

Confira no vídeo:

Como funciona a manutenção TPM?

A manutenção produtiva total funciona através de seus sete pilares.

Quais são os pilares da manutenção produtiva total?

  1. Manutenção da qualidade

A utilização de tecnologias e novos métodos de gestão contribuem para que cada tarefa seja executada com maior qualidade e precisão. Além disso, as ferramentas digitais facilitam a coleta de dados para análise — fundamental na era de gestão baseada em dados.

  1. Manutenção planejada

Há muitos anos, o mais comum era esperar o veículo sofrer algum dano e mandá-lo para a oficina.

Com a evolução do setor de gestão de manutenção e das tecnologias utilizadas, percebe-se que isso leva a custos mais elevados de manutenção, além da perda de eficiência, produtividade e redução na vida útil dos veículos.

Por esses motivos, o planejamento de manutenções através da análise dos dados da operação está se transformando em uma etapa fundamental das frotas de transporte. 

  1. Manutenção autônoma

Esse tipo de manutenção nas frotas dá liberdade aos motoristas para que lidem com maior responsabilidade com seus veículos. Ou seja, ele passa a atuar em mais frentes, não apenas na condução e inspeção diária de seu caminhão.

Nesse modelo, ele lida com as tarefas desde a limpeza até pequenos consertos.

  1. Melhorias específicas

As melhorias específicas são identificadas conforme a análise das rotinas e resultados obtidos com a gestão de manutenção da frota. Esse é o pilar da manutenção produtiva total que foca na eficiência operacional.

  1. Educação e treinamento

A qualificação dos colaboradores deve acontecer continuamente para você conseguir garantir o melhor uso dos veículos e realização de serviços. 

Principalmente por conta do pilar de manutenção autônoma, é preciso sempre atualizar os conhecimentos dos colaboradores e avaliar os resultados e desempenho de cada um. Assim, terá parâmetros para definir novas metas e saberá quais os próximos treinamentos a oferecer.

  1. Áreas administrativas

Ter boas metodologias de gestão e garantir que os processos ocorram sem problemas é fundamental para que setores específicos, como o da manutenção, funcionem adequadamente.

Portanto, além de ter a sua parte operacional otimizada e em pleno funcionamento, a etapa administrativa e burocrática também deve estar bem resolvida. Isso inclui a gestão de finanças, de pessoas e disponibilização de orçamentos, por exemplo.

  1. Segurança, higiene e meio ambiente

Garantir um ambiente de trabalho seguro e fazer a gestão de riscos no transporte contribui para que a produtividade seja maximizada. Além disso, manter os ambientes e veículos limpos ajuda a incentivar e engajar os colaboradores da frota.

Por isso, é importante que todos saibam o que faz parte de suas funções e com que frequência devem realizar cada tarefa. A implementação da manutenção produtiva total na sua operação é o caminho para organizar todas essas questões.

Quer entender mais sobre como fazer a gestão de manutenção na sua frota? Baixe nosso material gratuito.

Autor

Luiz Felipe

Co-fundador e CTO da Prolog, desde 2016 se dedica à Prolog, onde além da tecnologia, já colocou um pé no marketing e nas vendas, constantemente buscando novos conhecimentos para trazer excelência à Prolog e seu time.

Leia também

Que tal receber conteúdos incríveis como estes e totalmente de graça?

Inscreva-se e receba as melhores dicas e novidades para melhorar os seus resultados e de sua operação na gestão de sua frota.

Conheça a tecnologia que está transformando a gestão de frotas de mais de 900 operações no Brasil e no mundo.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.