Mapa da gestão de pneus na prática: como ele funciona?

Entenda o funcionamento do mapa da gestão de pneus e como essa ferramenta pode otimizar as operações e manutenção dos pneus da sua frota.
Conheça o mapa da gestão de pneus e como ele organiza a sua gestão.

O mapa da gestão de pneus é uma ferramenta que esclarece e organiza todos os processos dessa gestão. Assim, nenhum passo é negligenciado ou esquecido, garantindo que os resultados dessa gestão realmente sejam positivos.

Esse mapa permite ter uma visão mais completa sobre a performance dos pneus, facilitando o controle de variáveis como pressão, desgaste e necessidade de rotação, elementos essenciais para manter a frota em movimento de forma segura e econômica.

De maneira geral, é um recurso para os gestores que ajuda a transformar uma área que pode parecer complexa em um processo simplificado e de alta eficiência.

Confira mais a seguir:

O que é um mapa da gestão de pneus?

O mapa da gestão de pneus é uma ferramenta que estabelece um fluxo de tarefas para realizar os cuidados necessários e adequados dos pneus da frota, assim gerando as condições ideais para que sua vida útil seja totalmente aproveitada.

Ou seja, ele é uma representação detalhada e estruturada dos processos envolvidos na manutenção, monitoramento e substituição dos pneus de uma frota de veículos.

Por meio deste mapa, é possível acompanhar o ciclo de vida completo dos pneus, desde a sua compra até o descarte, passando pela instalação, inspeções regulares, manutenções, e recauchutagem ou reparos.

Para que serve o mapa da gestão de pneus?

Ele serve como um roteiro para os gestores de frotas, destacando cada passo necessário para assegurar o uso correto e a durabilidade dos pneus.

Essa ferramenta estratégica visa otimizar a gestão de pneus, reduzindo custos associados a danos prematuros e compras desnecessárias, além de contribuir para a segurança e eficiência operacional da frota.

Por que utilizar esse mapa em sua gestão de pneus?

A utilização de um mapa não apenas simplifica o acompanhamento e a manutenção de pneus, mas também ajuda a ter uma rotina otimizada para gerar insights mais coerentes e valiosos para a sua tomada de decisões.

Ao detalhar cada aspecto da gestão de pneus — da compra ao descarte —,  esse mapa assegura que cada pneu seja usado até o seu potencial máximo de desempenho e vida útil.

Isso reduz os casos de fadiga da carcaça e descartes antecipados dos pneus. Além disso, ao otimizar a gestão de pneus, outros benefícios são notados, como a redução no consumo de combustível e a redução de necessidade e custos de manutenção veicular.

Qual a diferença para o mapa de pneus?

O mapa de pneus foca no registro e rastreamento físico dos pneus na frota, destacando a localização atual e condições básicas de cada pneu, como a identificação se ele é novo, usado ou recapado.

Enquanto ele faz esse registro de localizações e condições básicas de cada pneu da frota, o mapa da gestão de pneus oferece uma visualização completa dos processos da gestão de pneus.

Assim, ele determina um passo a passo do que é preciso fazer na rotina de cuidados dos pneus, do registro da ID do pneu até a análise dos dados de pressão e profundidade dos sulcos.

Como funciona o mapa da gestão de pneus?

Esse mapa funciona como um organizador da gestão de pneus, estabelecendo a sequência de tarefas e atividades necessárias para os cuidados adequados dos pneus. Ele passa pelos seguintes processos:

Registro e identificação de pneus

O primeiro estágio no mapa da gestão de pneus é o registro e a identificação de cada pneu da frota.

Esse processo envolve catalogar informações essenciais, como tipo, marca, data de aquisição e localização atual no veículo, também realizando a marca de fogo do pneu, caso ainda não possua.

É um registro indispensável para conseguir acompanhar cada pneu individualmente e realizar uma gestão mais eficiente.

Monitoramento de condições

Após a identificação, o mapa da gestão de pneus indica a realização do monitoramento de pneus constante para entender suas condições de conservação. Isso inclui a verificação regular da pressão, do desgaste do sulco e da conservação geral de cada ativo.

Ferramentas tecnológicas, como o aferidor eletrônico, uma tecnologia para gestão de pneus, podem automatizar essa etapa e garantir maior precisão na coleta dos dados.

Análise de dados e tomada de decisão

Além dessa parte mais operacional, o mapa também indica algumas etapas para que você saiba analisar e tomar decisões mais informadas a partir da sua gestão de pneus.

Nesse momento, os dados coletados pelo monitoramento são analisados para avaliar o estado dos pneus e determinar a necessidade de manutenção, reparos ou substituição.

Você pode encontrar passos e dicas sobre como gerar relatórios sobre o desempenho e estado dos pneus, assim como avaliar as estratégias adotadas para a manutenção dos pneus.

Dessa forma, se torna possível estabelecer uma rotina, tanto operacional quanto administrativa, de identificação de áreas que necessitam de melhorias e implementação de ações corretivas para otimizar ainda mais a gestão dos pneus da frota.

Comece a utilizar um mapa pronto da gestão de pneus em sua frota. Ele será seu guia prático para manter os pneus nas condições ideais de rodagem, otimizar sua durabilidade e garantir a segurança na estrada.

Clique aqui para adquirir o seu fluxograma da gestão de pneus da Prolog.

Autor

Luiz Felipe

Co-fundador e CTO da Prolog, desde 2016 se dedica à Prolog, onde além da tecnologia, já colocou um pé no marketing e nas vendas, constantemente buscando novos conhecimentos para trazer excelência à Prolog e seu time.

Leia também

Que tal receber conteúdos incríveis como estes e totalmente de graça?

Inscreva-se e receba as melhores dicas e novidades para melhorar os seus resultados e de sua operação na gestão de sua frota.

Conheça a tecnologia que está transformando a gestão de frotas de mais de 900 operações no Brasil e no mundo.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.