Uma plataforma de dados nada mais é do que um tipo de sistema de gestão de frotas que controla as informações da sua operação, podendo ter um foco administrativo e empresarial ou no gerenciamento específico das diferentes áreas da sua frota.
Essa ferramenta está cada vez mais sendo utilizada e se tornando indispensável para os gestores de frota. Afinal, ela simplifica a rotina das operações e agiliza a identificação de problemas, garantindo a aplicação de soluções antes que grandes prejuízos ocorram.
Para todo gestor que deseja otimizar a sua frota, melhorando a eficiência operacional e reduzindo custos, a plataforma de dados deve ser avaliada e implementada. Continue lendo para descobrir como fazer isso:
- O que é e como funciona uma plataforma de dados para gestão de frotas;
- Tipos de dados que podem ser armazenados;
- Saiba implementar uma plataforma de dados para a gestão de frotas;
- Benefícios da plataforma de dados para a gestão de frotas.
O que é e como funciona uma plataforma de dados para gestão de frotas?
A plataforma de dados é um sistema tecnológico que realiza a coleta e armazenamento das informações mais importantes para uma operação de frota de veículos.
Sua principal função é centralizar os dados da frota, integrando diferentes setores, como gestão dos veículos, motoristas, manutenção e pneus, entre outros, em uma estrutura organizada para facilitar a compreensão e interpretação dos dados.
Essa plataforma pode operar de duas maneiras: a partir da coleta direta dos dados, por meio de aplicativos ou ferramentas digitais, ou funcionando como uma plataforma de integração, conectada a outros sistemas já utilizados na sua gestão.
Dessa forma, reunindo e cruzando os dados para fornecer uma visualização completa e detalhada do funcionamento da sua frota, atuando como um centro de controle operacional.
Tipos de dados que podem ser armazenados
Uma plataforma de dados para gestão de frotas deve ser capaz de coletar e armazenar todas as informações geradas pela operação, incluindo dados sobre o veículo, motoristas, manutenção e operação como um todo.
Porém, é importante ter clareza sobre o que você deseja controlar antes de implementar a plataforma na sua operação, pois ter informações em excesso pode mais atrapalhar do que ajudar.
Saber focar e medir aquilo que é mais importante nos objetivos da sua empresa é fundamental para obter bons resultados e fazer uma gestão de sucesso.
Como implementar uma plataforma de dados na frota?
Comece fazendo um breve planejamento para entender quais sistemas e meios de coleta já presentes em sua frota e encontre os “gaps” para aquilo que é preciso controlar, mas ainda não tem os recursos necessários.
Definir objetivos também deve ser uma das primeiras ações que você vai tomar. Isso irá direcionar toda a sua estratégia e levantamento de necessidades para avaliar a melhor plataforma de dados para a sua gestão.
Depois dessas etapas, você precisa instruir a sua equipe e monitorar os resultados dessa implementação. Por isso, deve ter as métricas bem definidas que deseja acompanhar e controlar esses indicadores.
Benefícios da plataforma de dados para a gestão de frotas
Melhorar a eficiência da frota
Quando a tecnologia logística é aplicada de forma adequada, você pode ter certeza de uma coisa: a eficiência operacional da sua frota terá um impacto muito positivo.
Isso porque uma plataforma de dados organiza e gera insights automatizados, dando aos gestores as informações necessárias para embasar suas decisões.
Todos os diferentes aspectos da frota, que contribuem para a eficiência operacional, podem ser avaliados dentro da plataforma de dados. Desde o desempenho dos veículos e padrões de utilização até a quantidade e custos de manutenção, além de outras métricas e indicadores de desempenho (KPIs).
Assim, a ferramenta de gestão de frotas possibilita ajustes rápidos e estratégicos para otimizar as suas operações.
Reduzir custos
A redução de custos operacionais é uma das principais metas na gestão de frotas e se torna mais alcançável com a utilização de uma plataforma de dados.
O objetivo da plataforma é oferecer ao gestor uma visão integral da frota, cruzando informações de diferentes setores que se complementam. Um exemplo disso é a correlação da gestão de pneus e consumo de combustível, pois a conservação adequada dos pneus contribui para um rendimento mais eficiente de combustível.
Portanto, realizar a comparação entre os dados médios de consumo e o desgaste dos pneus pode ajudar a entender que tipos de atitudes tomar para atingir efetivamente a redução de custos.
Melhorar a segurança da frota
Ao monitorar o cotidiano da frota, é mais fácil identificar quais são os riscos associados ao seu funcionamento. Também é possível identificar as soluções mais adequadas e gerar um plano de gestão de riscos.
Como resultado, a segurança passa a ter índices melhores, tanto pela redução e prevenção de acidentes, quanto na minimização de outros riscos, como roubo de cargas ou irregularidades nos documentos de transporte.
Aumentar a produtividade
A plataforma de dados funciona como um integrador das informações obtidas na rotina da frota. Além disso, esse tipo de tecnologia automatiza a geração de relatórios, reunindo as principais informações que você precisa para identificar e solucionar problemas nas suas operações.
Esses fatores levam a uma maior facilidade de acesso aos dados e agilidade nas pesquisas e análises.
Ao invés de ficar horas coletando informações manualmente e usando planilhas para controlar o seu trabalho, a plataforma de gestão de frotas reduz o tempo de trabalho e amplia a produtividade.
Melhorar a conformidade dos veículos da frota
Com uma solução de gestão de frotas direcionada à coleta e análise de dados, é possível acompanhar o desempenho dos veículos e entender a origem de eventuais problemas. Por exemplo, se houver questões na suspensão de um caminhão, a causa pode estar relacionada aos pneus, sistema de freios ou sobrecarga do veículo.
A integração de diferentes setores proporciona respostas precisas para você entender a solução mais adequada para cada situação. Dessa forma, você providencia a redução de avarias nos veículos, mantendo-os em conformidade e disponíveis para utilização.
Melhores insights sobre a frota
Com a organização estratégica dos dados no sistema, você pode direcionar a sua atenção e tempo para entender as problemáticas da operação e buscar as soluções adequadas.
Isso possibilita uma análise mais profunda e precisa do funcionamento da frota, permitindo uma tomada de decisão informada e concreta.
Dentre os sistemas que você pode usar na sua gestão de dados da frota, estão as soluções Prolog. Conheça e comece a monitorar seus resultados de maneira segura, precisa e econômica!