Como fazer a priorização de investimentos em sistemas

Identifique quais são as soluções que você precisa na sua frota e como realizar uma priorização de investimentos em sistemas.
Entenda como fazer a priorização de investimento em tecnologia na sua frota.

Fazer escolhas inteligentes e priorização de investimentos em sistemas tecnológicos é fundamental para os gestores de frota que buscam otimizar as operações e atingir objetivos estratégicos. 

Ao enfrentar o desafio de alinhar os investimentos com as demandas operacionais, você deve avaliar as opções disponíveis seguindo critérios que façam sentido.

Afinal, a decisão ideal não se resume apenas a seguir as últimas novidades tecnológicas, mas sim a identificar soluções que ofereçam um impacto real e mensurável para as suas operações.

Confira a seguir:

Como identificar as necessidades operacionais da frota?

Identificar as necessidades operacionais de uma frota é um processo que exige uma análise detalhada das rotinas atuais e das metas futuras da frota. 

Você pode começar com a avaliação do desempenho atual da frota, incluindo a eficiência dos veículos, os custos operacionais, e os custos direcionados para a manutenção veicular.

Também é preciso considerar algumas demandas específicas do negócio, como tipos de veículos, cargas, rotas, e frequência de entregas.

Após isso, a compreensão das limitações e desafios atuais, juntamente com as expectativas de crescimento, permite a criação de um plano operacional que aborda tanto as necessidades imediatas quanto os objetivos a longo prazo.

Inclusive, identificando que tipos de sistemas implementar e qual o tamanho do investimento necessário para fazer isso acontecer.

Como fazer uma priorização de investimentos em sistemas na sua frota?

Considerar os diferentes sistemas disponíveis

Ao iniciar o processo de priorização de investimentos em sistemas para sua frota, é fundamental identificar a variedade disponível no mercado.

Afinal, as opções vão desde softwares de gestão de frota, sistemas de telemetria e rastreamento, até soluções avançadas como inteligência artificial e análise preditiva.

Cada sistema oferece um conjunto único de funcionalidades e benefícios e entender quais deles mais se alinham com as necessidades específicas da sua frota é o primeiro passo para uma tomada de decisão informada.

Fazer avaliação de necessidades operacionais

A avaliação dessas necessidades envolve um entendimento das operações diárias, desafios enfrentados e metas a longo prazo. 

Como falamos acima, você pode fazer a análise de elementos como eficiência de rotas, manutenção de veículos, consumo de combustível e comportamento do motorista para identificar as áreas que mais necessitam de melhorias e quais sistemas podem efetivamente atender a essas necessidades.

Entender as estratégias de investimento em sistemas

Além de avaliar as demandas da frota e operação, é preciso considerar como os avanços tecnológicos podem influenciar a eficiência da frota e a competitividade no mercado.

Da mesma forma, é preciso identificar a possibilidade de integração entre sistemas.

Assim, você consegue visualizar diferentes oportunidades para saber realizar melhor uma priorização de investimentos em sistemas que também trarão benefícios a longo prazo, além de atender às demandas existentes.

Analisar a alocação de recursos em tecnologia para frotas da sua empresa

É indispensável determinar o orçamento disponível para investimentos em tecnologia e avaliar como ele pode ser distribuído entre os diferentes sistemas para maximizar o impacto.

Considere:

  • Custos iniciais de implementação;
  • Despesas operacionais contínua;
  • Necessidade de treinamento ou suporte.

Uma alocação de recursos bem planejada garante que o investimento em sistemas traga o máximo retorno para a empresa.

Avaliar o ROI de cada sistema

A avaliação do Retorno Sobre Investimento (ROI) é um item fundamental para a priorização de investimentos em sistemas. 

Calcule o potencial de retorno considerando não apenas os custos diretos, mas também os benefícios indiretos como aumento da eficiência, redução de despesas operacionais e melhoria na qualidade do serviço.

Certifique-se também de ter esses valores esperados registrados e documentados para avaliar a tecnologia continuamente após implementada e realizar comparações com os números reais gerados na sua operação.

Quais são as tecnologias que podemos nos deparar para a gestão de frota?

ERP – Gestão empresarial integrada

O ERP (Enterprise Resource Planning ou Planejamento de Recursos Empresariais) é uma tecnologia que pode ser utilizada em diversos tipos de empresas, inclusive nas de transporte e operações logísticas.

Ele facilita a coordenação entre diferentes departamentos, como finanças, logística e manutenção, otimizando os processos e melhorando a tomada de decisões, pois possibilita uma visão integrada de todas as operações empresariais.

Com o ERP, os gestores de frota podem acompanhar o desempenho financeiro, gerenciar inventários e planejar recursos de forma mais eficiente.

Telemetria

A telemetria envolve a coleta automática e a transmissão de dados dos veículos para um sistema centralizado, incluindo informações sobre localização, velocidade, uso de combustível e condições do veículo.

Essa tecnologia permite o monitoramento em tempo real, ajudando na manutenção preventiva, na redução de custos operacionais e na melhoria da segurança dos motoristas.

Sistema de gestão de manutenção

Esse tipo de sistema possui funcionalidades e recursos que podem ajudar a agendar e acompanhar as manutenções regulares, prever possíveis falhas e reduzir o tempo de inatividade dos veículos. 

E, como benefícios, a manutenção eficiente garante a durabilidade dos veículos e a segurança nas estradas.

Sistema de gestão de pneus

O sistema de gestão de pneus é uma ferramenta especializada que foca no monitoramento e na manutenção dos pneus dos veículos da frota, coletando dados da medição de pressão e profundidade dos sulcos dos pneus.

Pode ajudar a garantir que os ativos estejam sempre em boas condições, otimizando a eficiência do combustível e prevenindo acidentes causados por pneus desgastados ou mal calibrados.

TMS – Gerenciamento de transporte

Esse tipo de sistema é projetado para otimizar o processo de planejamento, execução e avaliação das operações de transporte.

Abrange desde o agendamento de cargas e rotas até o acompanhamento de entregas e a gestão de frete, proporcionando uma gestão de transporte mais eficiente e econômica.

Inteligência artificial

A Inteligência Artificial (IA) na gestão de frotas ainda é uma novidade, mas está começando a ser aplicada em diferentes segmentos e setores de atuação empresarial.

Nas frotas, através do uso de algoritmos avançados, a IA pode analisar grandes volumes de dados para otimizar rotas, prever manutenções e melhorar as decisões estratégicas. 

Além disso, também pode ser usada para automatizar tarefas operacionais repetitivas.

Como estabelecer um gerenciamento mais eficiente para uma frota?

Um gerenciamento de frota mais eficiente começa com o entendimento claro dos objetivos operacionais e estratégicos da frota, incluindo a otimização de processos e rotas, manutenção preventiva dos veículos, e a gestão de recursos como combustível e tempo.

A implementação de sistemas de gerenciamento de frota baseados em tecnologia também pode oferecer insights valiosos através da coleta e análise de dados em tempo real, permitindo identificar padrões, prever necessidades futuras e tomar decisões baseadas em informações precisas.

Além disso, capacitar os motoristas com treinamentos e recursos adequados é fundamental para garantir que as operações sejam realizadas de maneira eficaz e segura.

Está pronto para fazer a priorização de investimentos em sistemas e levar sua gestão ao próximo nível? Agende uma demonstração gratuita do Prolog App e conheça nossas soluções tecnológicas para frotas e operações de transporte. Clique aqui para agendar.

Autor

Luiz Felipe

Co-fundador e CTO da Prolog, desde 2016 se dedica à Prolog, onde além da tecnologia, já colocou um pé no marketing e nas vendas, constantemente buscando novos conhecimentos para trazer excelência à Prolog e seu time.

Leia também

Que tal receber conteúdos incríveis como estes e totalmente de graça?

Inscreva-se e receba as melhores dicas e novidades para melhorar os seus resultados e de sua operação na gestão de sua frota.

Conheça a tecnologia que está transformando a gestão de frotas de mais de 900 operações no Brasil e no mundo.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.