Quais cuidados necessários na estrada para ter mais segurança?

Entender quais são os cuidados necessários na estrada é papel tanto do motorista quanto do gestor. Saiba mais sobre o assunto.
Cuidados necessários na estrada para frotas.

A segurança nas estradas é um tema que constantemente aparece nas mídias e discussões de gestão de frotas. Se você sabe quais cuidados necessários na estrada, os motoristas da sua frota estão mais propensos a tomar as melhores decisões ao volante.

Caso contrário, pode ser que a sua operação esteja com problemas como: alta taxa de recebimento de multas, custos elevados de manutenção, perda precoce de pneus e consumo de combustível acima da média.

Para saber quais são as atitudes corretas para os motoristas em rota, entenda:

Quais cuidados necessários na estrada?

Os cuidados necessários geralmente estão relacionados com as regras dispostas na legislação brasileira de trânsito. Elas dizem respeito às ações que promovem e garantem a segurança no trânsito, a fim de evitar acidentes e as consequências decorrentes desses.

Confira algumas das principais regras de segurança na estrada:

Não utilizar o acostamento

O acostamento não deve ser utilizado para paradas, estacionamento ou ultrapassagens. Além de aumentar o risco de acidentes e tombamento de veículo, também pode gerar multas por infração gravíssima (artigo 193 do CTB).

Se houver emergência, utilizar o triângulo de sinalização e pisca alerta

Emergências como a de um pneu furado exigem que o veículo fique parado até ser resolvido, seja com a substituição do item ou com um reboque, por exemplo. 

Nesses casos, a sinalização com o triângulo é fundamental para alertar aos demais motoristas e viajantes que há um veículo com sua movimentação prejudicada a frente. O mais indicado é que o sinalizador seja colocado em uma distância de 30 metros do local onde o veículo parou.

Utilizar cinto de segurança

O cinto é um item indispensável para dirigir com responsabilidade e segurança. Ele deve ser inspecionado todos os dias antes de sair para uma rota, avaliando se está funcionando corretamente, e deve ser utilizado a todos os momentos em que o veículo estiver em movimento.

Respeitar o limite de velocidade

Essa é uma regra básica, mas também uma das mais desrespeitadas no trânsito, estando entre as multas mais recebidas tanto em operações de transporte, quanto para motoristas comuns.

Existem diferentes limites de velocidade, em vias urbanas, rodovias, e assim por diante. Por isso, é importante estar atento às placas e sinalizações do trânsito quando estiver conduzindo um veículo.

Manter distância segura entre veículos

A distância segura não é uma medida exata. Ela pode ser de 100 a 200 metros e alguns profissionais até a definem como “3 carros de distância”. 

O mais importante é que essa distância seja dada para evitar acidentes e batidas ao encarar freadas bruscas.

Utilizar faróis e luzes do veículo conforme adequado

A sinalização através dos faróis e luzes é fundamental para um trânsito seguro. 

Não apenas deve-se utilizar esses itens em conformidade com as ações tomadas na direção, mas também devem ser incluídos nos checklist de inspeção diária dos veículos da frota.

Respeitar as sinalizações de altura máxima do veículo

Para veículos pesados e de grande porte, existem limitações para a sua circulação, principalmente em meios urbanos. É papel do gestor ter atenção a esse detalhe para evitar que o veículo sofra impactos e que placas ou estruturas da cidade sejam danificadas. 

Porém, o motorista também precisa ter essa consciência caso tenha uma emergência e precise alterar sua rota.

Outras dicas de segurança na estrada

Por outro lado, para saber quais cuidados necessários na estrada, você também pode investigar a realidade dos veículos e motoristas da sua frota. Assim, identificar os principais problemas que ocorrem e as medidas mais adequadas para situações específicas.

Algumas ações que permitem fazer isso: 

  • Verificar equipamentos e itens de segurança

O checklist de inspeção de segurança veicular serve para entender quais itens de segurança do veículo estão danificados e devem ser corrigidos antes de partir para uma rota.

Aqui, entram componentes como: validade da bateria, luzes de freio e ré, pastilha dos freios, calibragem dos pneus, cinto de segurança, etc.

  • Garantir o kit de emergência do veículo

É preciso que todos os veículos estejam equipados com o seu kit de emergência, incluindo: triângulo, estepe, macaco, chave de roda, cabo de transferência para bateria e outros que podem auxiliar nesse tipo de situação.

  • Ficar atento aos sinais dos demais motoristas

Tão importante quanto prestar atenção no próprio veículo e seguir todas as regras de segurança, é saber quais cuidados necessários na estrada em relação aos demais motoristas. 

Não são raros os casos em que um motorista está distraído ou deixa de dar um sinal importante no trânsito. Mesmo sendo um risco, acidentes e consequências mais graves podem ser evitados se os demais condutores estiverem atentos e souberem como encarar a situação.

Nesse mesmo sentido, é preciso ter cuidado e evitar as paradas bruscas quando se deparar com animais na estrada.

Por esse motivo, treinar os motoristas da frota é uma ação de alta relevância. 

A direção defensiva é um dos principais treinamentos, mas, além dele, realizar com os motoristas simulações de problemas na estrada é fundamental para que estejam preparados na hora de uma emergência acontecer.

Você gostou dessas dicas sobre como dirigir na estrada com segurança? Confira ainda mais em nossa cartilha sobre Segurança no Trânsito: baixe grátis.

Autor

Emerson Bastos

Formado em Administração de Empresas pela Univali e atua há 20 anos com transporte rodoviário de carga, frota, planejamento e controle, e finanças.

Leia também

Que tal receber conteúdos incríveis como estes e totalmente de graça?

Inscreva-se e receba as melhores dicas e novidades para melhorar os seus resultados e de sua operação na gestão de sua frota.

Conheça a tecnologia que está transformando a gestão de frotas de mais de 900 operações no Brasil e no mundo.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.