Qual o melhor meio de gerenciar os pneus da frota: sistema de gestão de pneus ou módulo integrado em ERP?

Descubra qual é a melhor solução para a gestão de pneus da sua frota: um sistema de gestão de pneus ou módulo integrado em ERP.
Entenda como a sua frota pode ser atendida por um sistema de gestão de pneus ou módulo de pneus em ERP.

Escolher entre um sistema de gestão de pneus ou módulo integrado em ERP é uma decisão que fará a diferença nos resultados da sua frota.

Apesar de ambas soluções conseguirem otimizar a gestão de pneus da frota, as funcionalidades e nível de controle disponibilizado são diferentes. 

Geralmente, o sistema de gestão é mais completo e faz uma análise em níveis aprofundados sobre os pneus, enquanto o módulo do ERP é mais básico e faz controle a níveis superficiais.

A seguir, entenda melhor:

O que faz um sistema ERP?

O ERP é um planejador e gerenciador de recursos da empresa. É um sistema projetado para integrar e automatizar processos de negócios, fornecendo uma visão consolidada e em tempo real das atividades diárias da empresa.

Um dos principais benefícios de um ERP é a sua capacidade de centralizar dados de diferentes departamentos, eliminando informações desorganizadas ou duplicadas, e facilitando a comunicação e o fluxo de trabalho entre as áreas.

Isso permite que os gestores realizem uma gestão baseada em dados e tomem decisões mais informadas e estratégicas.

Quais são os módulos do sistema ERP?

Os módulos de um sistema ERP são categorizados em três tipos principais:

Módulos operacionais – Lidam com o dia a dia das empresas e incluem:

  • Gestão de estoque;
  • Compras e pedidos;
  • Controle de produção;
  • Vendas e distribuição;
  • Checklist de veículos;
  • Movimentação de pneus.

Módulos táticos – Focados em atividades de planejamento e otimização de médio prazo, incluindo:

  • Gestão de recursos humanos;
  • Planejamento financeiro;
  • Gerenciamento de projetos.

Módulos estratégicos Auxiliam na tomada de decisões de alto nível e na formulação de estratégias a longo prazo. Eles são:

  • Análise de dados e inteligência empresarial;
  • Planejamento de recursos empresariais;
  • Gestão de relacionamento com o cliente (CRM).

Esses módulos são desenvolvidos para atender às necessidades específicas de cada área da empresa, com conjuntos de funcionalidades que variam de acordo com a atividade e o segmento da empresa. 

O que faz um sistema de gestão de pneus?

Um sistema de gestão de pneus é uma ferramenta especializada que controla todos os aspectos relacionados aos pneus nas operações de transporte da frota, desde a aquisição até o descarte correto deles. 

Essa ferramenta oferece uma gestão completa que inclui o monitoramento da pressão e do desgaste dos pneus, a programação de manutenção e substituições, e a análise de desempenho de uso.

Além disso, o sistema registra o histórico de cada pneu, rastreia os custos associados, calcula automaticamente o CPK de cada pneu, e pode gerar insights valiosos ao gestor sobre o desempenho de pneus em diferentes condições operacionais.

Quais são as funcionalidades do sistema de gestão de pneus?

As funcionalidades do software de gestão de pneus incluem: 

  • Cadastros de pneus, veículos e colaboradores;
  • Movimentação de pneus para controlar pneus instalados e a posição em que estão nos veículos;
  • Coleta de dados da inspeção de pneus, tanto da pressão quanto da profundidade dos sulcos;
  • Controle de desgaste e identificação do momento ideal para recapagem;
  • Controle de pneus reformados por ID;
  • Relatórios e gráficos automatizados;
  • Dashboard automatizada e com atualização em tempo real;
  • Abertura de Ordem de Serviço em tempo real;
  • Inclusão de fotos para O.S. ou descarte;
  • Cálculo de custo por quilômetro (CPK) de cada pneu.

Como funciona o módulo de pneus do ERP?

Normalmente, o módulo integrado para gestão de pneus nos ERPs foca nas funcionalidades básicas relacionadas à movimentação de pneus.

Isso significa que é possível rastrear a localização dos pneus e realizar o ajuste de onde estão instalados (ou se foram removidos de uso).

Essa função também ajuda a controlar o estoque e inventário de pneus, identificando na previsão de novas aquisições de pneus.

O módulo de pneus no ERP pode ainda oferecer funcionalidades para registrar o histórico de manutenções e inspeções, proporcionando uma visão geral do estado e do desempenho dos pneus ao longo do tempo.

Qual a diferença entre o sistema de gestão de pneus e ERP?

A principal diferença entre um sistema de gestão de pneus e um ERP está na especificidade das funcionalidades que cada um oferece. 

O sistema de gestão de pneus oferece um monitoramento aprofundado sobre o desgaste dos pneus, além de permitir o controle de manutenções dos pneus, acompanhamento do histórico e do desempenho de cada peça.

Já o ERP é uma solução voltada para a gestão de atividades empresariais que pode ser adaptada para as frotas e operações de transporte. 

De maneira geral, o módulo de pneus em um ERP pode fornecer informações valiosas para a gestão básica de pneus, ajudando os gestores de frota a manter o controle sobre custos e substituições desses ativos.

Mas, será difícil alcançar o mesmo nível de detalhamento e especificidade que um sistema dedicado de gestão de pneus pode oferecer. 

Sistema de gestão de pneus ou módulo integrado em ERP: qual o melhor para sua frota?

Para entender se o sistema de gestão de pneus ou módulo integrado em ERP é a melhor alternativa para a sua frota, você precisa antes compreender quais são as necessidades da sua operação e qual a relevância da gestão de pneus.

Se não existem muitos problemas relacionados aos pneus na frota e os custos estão sob controle, um módulo de pneu que gerencie as movimentações pode ser suficiente.

Agora, se existe uma alta incidência de perda de pneus, principalmente se esta for antecipada, é um forte sinal para investir no sistema específico. Outros indicativos para contratar um sistema específico incluem:

  • A frota possui mais de 30 veículos;
  • Você já teve que lidar com multas por pneu careca;
  • As substituições de pneus estão muito frequentes;
  • Os pneus estão sofrendo muita recusa de recape.

Se você está avaliando as opções para a gestão de pneus da sua frota e quer uma solução que esteja alinhada com as suas necessidades operacionais, conheça o nosso sistema de gestão de pneus.

Com funcionalidades avançadas e personalizadas, nosso sistema é ideal para frotas que buscam um controle mais detalhado e eficiente sobre seus pneus. Agende agora uma demonstração gratuita.

Autor

Luiz Felipe

Co-fundador e CTO da Prolog, desde 2016 se dedica à Prolog, onde além da tecnologia, já colocou um pé no marketing e nas vendas, constantemente buscando novos conhecimentos para trazer excelência à Prolog e seu time.

Leia também

Conheça a tecnologia que está transformando a gestão de frotas de mais de 900 operações no Brasil e no mundo.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.