Entenda o que é arrefecimento do motor e porque deve ser evitado

Entenda o que significa o termo “arrefecimento do motor” e todos os cuidados que você precisa ter para o veículo não sofrer as consequências.
Tire suas dúvidas sobre arrefecimento do motor.

Na inspeção de veículos da frota, um dos itens mais importantes a ser inspecionado é o motor. É preciso verificar se o nível de óleo está bom, se há algum tipo de vazamento e se ele está superaquecendo.

Para isso, é preciso avaliar o sistema de arrefecimento do motor. É este que tem a função de evitar as altas temperaturas quando ocorre a queima de combustível.

Se não for realizado o checklist dos veículos, podem acontecer situações como a falta de troca do líquido de arrefecimento e o sistema não funcionar adequadamente. Continue lendo para entender:

O que é o arrefecimento do motor?

Arrefecimento é a ação de perder temperatura. Logo, quando falamos em “arrefecimento do motor”, trata-se de um sistema que os veículos possuem para auxiliar o motor a não sobreaquecer durante a queima de combustível.

Afinal, durante a queima é o momento em que o motor fica mais suscetível às altas temperaturas.

Como funciona o sistema de arrefecimento do motor?

Ele funciona a partir de sete peças em seu conjunto: bomba d’água, válvula termostática, radiador, mangueiras, sensor de temperatura, ventoinha e fluído do radiador.

Cada um desses itens tem diferentes e complementares funções para: 

  • Fazer com que o líquido de arrefecimento circule pelo motor e sistema, contribuindo no resfriamento das peças;
  • Identificar a temperatura do motor e gerar avisos no painel do veículo quando houver alguma falha;
  • Compensar a temperatura gerada pelo motor com ar frio externo e o fluido;
  • Ventilar o radiador para que possa cumprir sua função de resfriamento sem problemas.

Os problemas no motor estão entre as manutenções mais frequentes de uma frota, mas conseguem ser evitados através da rotina de checklist de inspeção dos veículos.

O que causa problemas no arrefecimento do motor?

Problemas no arrefecimento do motor são identificados quando esse componente começa a mostrar sinais de superaquecimento. A falta de inspeção na frota é o principal fator que leva a essa situação.

Sem uma rotina de manutenção preventiva, serviços como a troca de óleo do motor e do líquido de arrefecimento acabam sendo deixados de lado e geram riscos ao funcionamento do veículo como um todo, incluindo o sistema de arrefecimento do motor.

Mesmo um pequeno problema no veículo pode levar a grandes consequências. Um superaquecimento do motor pode causar danos, por exemplo, ao cabeçote, cilindro, cárter ou correia dentada.

O aumento de custos com manutenção e a perda antecipada de um veículo também são consequências que você pode evitar.

Alguns sinais de problemas no sistema de arrefecimento incluem:

  • Nível do fluido de arrefecimento do motor: o nível será alterado em caso de vazamentos ou danos nas peças do sistema.
  • Fumaça do motor: caso a temperatura esteja muito alta, o motor começa a soltar fumaça, indicando também que o arrefecimento não está funcionando.
  • Alerta de temperatura alta no painel do veículo: se o arrefecimento estiver com falhas, o veículo acende a luz do painel correspondente à alta temperatura do motor.

Principais defeitos no sistema de arrefecimento do motor

Bomba d’água

Essa peça é fundamental para a circulação de água no sistema, principal responsável por realizar a troca de calor no sistema. Sua importância é o que também acaba fazendo com que seja a peça que mais apresenta defeitos.

Os líquidos que passam pela bomba d’água geram problemas de ferrugem e afetam o funcionamento da peça. Por isso, deve-se fazer a inspeção do radiador e preenchimento de aditivos anticorrosivos no fluido de arrefecimento conforme necessário.

Obstrução nas galerias do bloco do motor

Há alguns espaços no caminho da água até o radiador onde ocorre o resfriamento, esses são os que chamamos de “galerias”. Se não forem limpas com frequência, podem ficar entupidas e impedir o pleno funcionamento do sistema de arrefecimento do motor. 

Esse é um dos problemas que faz com que a luz de alerta de alta temperatura do motor do painel acenda.

Vazamento de fluido

O vazamento pode acontecer por diversos motivos. Dentre eles, destacam-se a mangueira furada ou ressecada, furos no radiador e mau posicionamento de peças, como a abraçadeira.

É importante acompanhar de maneira periódica o funcionamento desse sistema no motor do veículo para garantir a eficiência operacional da frota.

Como evitar problemas no sistema de arrefecimento do motor?

A melhor maneira de evitar falhas no arrefecimento do motor é com a inspeção regular dos veículos da frota.

Através da gestão de manutenção e do checklist eletrônico, você consegue garantir a confiabilidade de informações nas inspeções da frota. Além de trazer mais agilidade a esta rotina.

Enquanto um checklist de papel é pouco prático e demora a ser realizado, o eletrônico facilita a tarefa e aumenta a produtividade da sua equipe.

A ferramenta digital também gera um histórico de manutenções que contribuem para identificar padrões de funcionamento dos veículos e avaliar a hora certa de fazer as inspeções e agendar os serviços preventivos ideais.

O líquido de arrefecimento, por exemplo, precisa ser trocado a cada 2 anos ou a cada média de 30 mil km rodados. Mas, é preciso ficar atento aos sinais de problemas para evitar prejuízos que levarão às manutenções corretivas e de alto custo financeiro na sua gestão.

Quer saber como planejar a gestão de manutenção da sua frota? 

Confira agora.

Autor

Luiz Felipe

Sócio fundador e CTO na Prolog App

Leia também

Que tal receber conteúdos incríveis como estes e totalmente de graça?

Inscreva-se e receba as melhores dicas e novidades para melhorar os seus resultados e de sua operação na gestão de sua frota.

O Prolog utiliza as informações de contato fornecidas à nós para informá-los de nossos produtos e serviços. Você pode deixar de ser inscrito a qualquer momento. Para saber mais informações de como ajustar suas configurações de privacidade, confira nosso “Termo de Uso” e nossa “Política de Privacidade”.

Conheça a tecnologia que está transformando a gestão de frotas de mais de 900 operações no Brasil e no mundo.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.