Como o ciclo do pneu impacta a sua gestão de frotas 

Faça a análise do ciclo do pneu na frota. Saiba como ele impacta suas operações e economias nas operações de transporte.
Conheça o ciclo do pneu na frota.

Conhecer o ciclo do pneu pode ajudar a gerenciar esses ativos de forma mais eficaz em sua frota.

Os pneus são componentes individuais de um veículo, com sua própria vida útil, independentemente da fabricação e montagem do veículo em si.

Portanto, é importante entender esse ciclo do pneu e como avaliar se o ativo está sendo bem aproveitado ou não. A seguir, entenda:

Qual é o ciclo do pneu?

O ciclo do pneu abrange todo o processo, desde sua fabricação até o descarte, após ter sido utilizado e passado por reformas.

1 – Fabricação

O ciclo começa antes de o pneu chegar à frota, na seleção da matéria-prima e sua transformação no pneu propriamente dito. A fabricação envolve a montagem de diversas partes, como talão, flanco, ombro, lonas, carcaça, entre outras.

2 – Aquisição 

Após estar disponível para compra, o pneu é adquirido pelas frotas e operações de transporte. Os gestores escolhem os modelos que melhor atendem às necessidades de suas empresas.

3 – Marcação a fogo

Antes de ser instalado em um veículo, o pneu deve ser identificado por marcação a fogo. Isso permite um controle preciso e evita erros durante os processos de gestão de pneus.

4 – Utilização (ou estocagem)

Após a marcação e o cadastro no sistema de controle de pneus da frota, o pneu é instalado nos veículos determinados. Caso ainda não seja necessário, ele é armazenado no estoque da operação.

5 – Inspeção e manutenção de pneus

Durante seu uso, o pneu passa por processos de gestão, incluindo inspeção de pressão e profundidade dos sulcos

Essas informações ajudam a avaliar o desempenho do pneu e garantem que os motoristas estejam seguindo as melhores práticas. Além disso, a inspeção determina o momento certo para a troca do pneu e, se necessário, o envio para recapagem, que é uma etapa do ciclo.

De modo geral, as reformas, como a recapagem e recauchutagem, fazem parte das atividades dentro da manutenção de pneus.

6 – Repetição do ciclo e descarte

Após uma primeira reforma de pneus, o ciclo se repete, indo da utilização à manutenção, até chegar ao momento final: o descarte.

Nesse estágio, é essencial adotar medidas responsáveis para garantir que o pneu seja destinado a um ponto de coleta adequado, evitando qualquer impacto ambiental negativo decorrente de seu descarte.

Qual a importância da análise do ciclo do pneu?

É de extrema importância analisar o ciclo de vida do pneu em sua frota para entender, por exemplo, a durabilidade de um pneu em suas operações.

Essa análise fornece informações cruciais para a gestão de pneus, estabelecendo parâmetros que possibilitam a comparação de ações voltadas para o aumento da vida útil do pneu. 

Assim, você pode avaliar a eficácia de suas estratégias, pois terá uma base comparativa sólida.

Além disso, a análise desse ciclo permite:

  • Identificar padrões de desgaste;
  • Antecipar a substituição de pneus;
  • Evitar paralisações não programadas devido a pneus danificados;
  • Estabelecer uma programação eficiente de manutenção preventiva;
  • Otimizar os custos relacionados à gestão de pneus.

Ou seja, compreender o ciclo do pneu contribui para tomar decisões informadas que visam aprimorar a eficiência operacional, reduzir custos e aumentar a segurança da frota.

Quais etapas do ciclo analisar?

Ao analisar o ciclo do pneu em sua frota, é importante focar nas etapas mais relevantes para sua gestão, deixando de lado aspectos como a fabricação, que geralmente estão além do controle da operação.

Aquisição de pneus

Nesta fase, é importante compreender as funções de cada tipo de pneu e suas recomendações de uso. Avaliar a severidade de cada pneu e seu índice treadwear também é crucial antes de tomar decisões de compra. 

Dessa maneira, a análise de pneus ajuda a escolher os modelos mais adequados às necessidades da frota.

Utilização de pneus

Durante a utilização, é fundamental garantir que os pneus tenham as dimensões e medidas corretas para os veículos determinados. Isso não só afeta a durabilidade e o desempenho dos pneus, mas também a segurança das operações de transporte.

Manutenção de pneus

Na fase de manutenção, é essencial acompanhar e coletar dados de inspeções regulares. 

Monitorar a variação da pressão ao longo das semanas e o desgaste dos sulcos dos pneus mensalmente fornece indicadores cruciais. 

Esses dados ajudam a determinar se os pneus estão sendo utilizados de maneira eficiente, se a escolha da marca e do modelo foi acertada e quais ações podem ser tomadas para melhorar seu desempenho e vida útil.

Descarte de pneus

No momento do descarte, é importante realizar uma análise da peça antes de descartá-la. 

Essa análise auxilia a determinar se o descarte foi realizado no momento adequado ou se foi prematuro. Além disso, permite identificar as razões que levaram ao descarte, fornecendo insights valiosos para melhorias futuras.

Todas essas análises podem ser facilitadas pela tecnologia existente para a gestão de pneus. Comece a coletar dados de alta precisão e gerar relatórios automatizados em sua rotina com um sistema focado nessa área da frota.

Agende uma demonstração do sistema de gestão de pneus Prolog App.

Autor

Jade Zart

Há mais de 6 anos na área de marketing, hoje coordena o time da Prolog e está sempre antenada nas principais novidades e inovações do setor logístico.

Leia também

Que tal receber conteúdos incríveis como estes e totalmente de graça?

Inscreva-se e receba as melhores dicas e novidades para melhorar os seus resultados e de sua operação na gestão de sua frota.

Conheça a tecnologia que está transformando a gestão de frotas de mais de 900 operações no Brasil e no mundo.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.