4 maneiras de evitar as multas de trânsito na sua frota

Descubra as principais estratégias de como evitar multas de trânsito para manter sua frota operando de forma eficiente.
Entenda como evitar multas de trânsito na sua frota.

Saber como evitar multas de trânsito precisa ser algo que está além dos motoristas, pois, o seu método de gestão da frota também impacta nesse aspecto.

É importante conseguir identificar os principais riscos e quais multas realmente se aplicam a operação da sua frota. Existem legislações que se aplicam para todos os tipos de veículos, mas há algumas específicas para ônibus, micro-ônibus e caminhões.

A adoção de práticas preventivas e estratégias de conformidade é fundamental para evitar penalidades desnecessárias. Confira mais a seguir:

Quais são os riscos de receber multas de trânsito?

Receber multas de trânsito significa que você está tendo problemas de controle e gerenciamento dos motoristas, além das rotas que sua operação está realizando. Mas, os riscos não se limitam somente à administração interna, eles se estendem a uma série de consequências.

Incluindo um aumento de acidentes na frota, maior ociosidade de veículos, maior demanda por serviços de manutenção corretiva e, inevitavelmente, um aumento nos custos de manutenção da frota. 

Além disso, a sua empresa pode enfrentar complicações judiciais e ter a reputação prejudicada — algo que dificulta a conquista de novos clientes e também coloca em risco a fidelidade daqueles que já confiavam nos serviços prestados.

Como evitar multas de trânsito na sua frota?

Conheça as leis de trânsito

Conhecer detalhadamente as leis de trânsito é o primeiro passo de como evitar multas de trânsito indesejadas. Instruir os motoristas sobre as normas de condução é fundamental para que compreendam o que não devem fazer enquanto estiverem dirigindo.

Além disso, estar ciente das leis que definem parâmetros como altura máxima do veículo e velocidade máxima permitida é essencial, especialmente porque essas regras podem variar de cidade para cidade ao longo da rota.

Isso é mais trabalho seu, como gestor, do que do motorista. Afinal, o gestor é o principal responsável por planejar e determinar quais serão as rotas utilizadas em cada operação.

Incentive a direção segura

Não basta apenas conhecer as leis, também é preciso incentivar a direção segura. Além de familiarizar os motoristas com a legislação, é necessário ensinar as melhores práticas de direção, como a direção defensiva

Promover treinamentos que incluam simulações realistas e testes práticos ajuda os motoristas a lidar de forma eficaz com as diferentes situações nas estradas, garantindo a segurança e o cumprimento das regras.

Treinamentos de direção

Independentemente da experiência, os treinamentos de direção são importantes e indispensáveis. Hábitos inadequados podem ser adquiridos ao longo dos anos no estilo de condução, comprometendo o desempenho do veículo e levando a ocorrência de multas. 

No caso de motoristas de caminhão, esses treinamentos são ainda mais cruciais, dada a complexidade de lidar com veículos pesados. A constante atualização das habilidades de direção contribui para uma atitude responsável e uma frota mais segura.

Monitorar comportamento em trânsito

A tecnologia tem o seu papel na definição de como evitar multas de trânsito na sua frota. 

Ferramentas digitais permitem monitorar rotas e identificar padrões problemáticos. Esses sistemas são capazes de rastrear comportamentos como acelerações bruscas, frenagens brutas e ultrapassagens inadequadas. 

Quando essas informações são analisadas estrategicamente, podem fornecer insights valiosos para o planejamento de ações que visam evitar infrações e otimizar a condução.

Assista o vídeo e entenda mais sobre o assunto:

Como gerenciar a ocorrência de multas de trânsito?

Manter registros atualizados de todas as multas

Ter as multas registradas e entender quais são os motivos das ocorrências é fundamental para saber qual atitude tomar. Isso pode ser realizado por meio de uma planilha de controle de multas ou um sistema dedicado. 

Você deve revisar esses registros regularmente para identificar padrões e tendências.

Isso inclui informações sobre veículos, motoristas, valores e motivo das multas. Esses dados vão guiar as suas decisões para prevenir futuras infrações.

Contestar multas injustas

Receber multas indevidas é possível e contestá-las é um direito.

Isso pode acontecer de maneira completamente injusta, quando a infração não foi cometida por nenhum veículo da frota. Mas também pode ocorrer parcialmente, quando um veículo da frota é usado para fins pessoais pelo motorista, por exemplo. 

Reúna evidências sólidas, como registros de rotas e horários, para apoiar suas contestações. Isso pode resultar na anulação ou redução do valor total da multa.

Negociar pagamentos

A negociação de pagamentos pode ser uma opção viável para multas. 

Entre em contato com as autoridades de trânsito, como o DETRAN local, para discutir possíveis descontos ou planos de parcelamento. Essa abordagem pode aliviar o impacto financeiro das multas, especialmente quando há muitas infrações acumuladas.

Analisar e realizar ajustes na sua gestão

Ao identificar soluções de como evitar multas de trânsito, é fundamental aplicá-las estrategicamente. Além disso, é essencial monitorar e avaliar os resultados dessas ações. 

Se certos tipos de infrações continuarem acontecendo, considere ajustes em seus processos operacionais e treinamentos. A gestão proativa e a adaptação contínua ajudam a reduzir a incidência de multas, melhorando a eficiência operacional e mantendo a conformidade com a legislação de trânsito.

Comece a controlar melhor as multas da sua operação baixando nossa planilha gratuita para gestão de multas de trânsito. Faça o seu download grátis!

Autor

Emerson Bastos

Formado em Administração de Empresas pela Univali e atua há 20 anos com transporte rodoviário de carga, frota, planejamento e controle, e finanças.

Leia também

Que tal receber conteúdos incríveis como estes e totalmente de graça?

Inscreva-se e receba as melhores dicas e novidades para melhorar os seus resultados e de sua operação na gestão de sua frota.

Conheça a tecnologia que está transformando a gestão de frotas de mais de 900 operações no Brasil e no mundo.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.