Veja como fazer o controle de multas na frota de forma eficiente

Confira tudo o que você precisa saber para ter um controle de multas eficiente e organizado na sua frota.
Faça um controle de multas adequado à sua operação de transporte.

Para fazer o controle de multas da frota, você precisa tanto ter os métodos de organização, quanto conhecer as leis e possibilidades para poder recorrer, quando possível.

Além disso, é fundamental controlar os motoristas e ter um acompanhamento de seus comportamentos em rota. Esta é uma etapa bem importante para reconhecer o motivo do recebimento de um auto de infração.

Confira a seguir:

Como fazer controle de multas?

O controle de multas é realizado através da gestão de informações, registro de infrações, realização de pagamentos e abertura de recursos.

Além dessas, as principais atividades incluem:

Conhecer as responsabilidades de cada colaborador

Ao receber uma multa, a primeira coisa que pensamos é no que o motorista fez. Afinal, a maior responsabilidade no trânsito é dele e grande parte das infrações é relacionada ao modo de condução do veículo.

Porém, há casos em que o gestor tem um papel maior, como no caso da multa por má conservação do veículo, conhecida também como “multa do pneu careca” (lei n.º 9.503/1997).

Isso porque o gestor é quem determina os cronogramas e realiza o agendamento dos  serviços de manutenção da frota. Portanto, se há problemas nesse aspecto, ele acaba sendo o principal responsável.

Utilizar soluções para auxiliar no controle de multas

Não necessariamente estamos falando de um sistema para controle de multas, mas sim de tecnologias como a telemetria e monitoramento veicular. Esses sistemas permitem acompanhar o veículo em tempo real, identificando sua localização e também a velocidade média percorrida.

Além disso, trazem informações para uma análise completa do comportamento do motorista em rota: a quantidade de paradas realizadas, o tempo realizado em cada parada e, em alguns casos, uma comparação da rota planejada e da rota cumprida.

Esses dados, principalmente quando ficam em um histórico do sistema, podem ser avaliados para entender quando, como e porque uma multa foi recebida.

Inclusive, identificam quando a ocorrência de uma multa indevida, contribuindo para as provas que você precisa anexar na abertura de um recurso.

Realizar treinamentos com frequência

Os motoristas precisam passar por treinamentos com regularidade. E não apenas sobre comportamentos na direção do veículo, apesar de serem fundamentais.

Também devem aprender sobre:

  • A legislação brasileira de trânsito;
  • O que causa multas;
  • Como cuidar dos veículos e pneus adequadamente;
  • A importância de suas atividades na gestão de frotas;
  • O quanto podem contribuir para gerar economia e segurança nas operações de transporte.

Meios para registrar e fazer o controle de multas da frota

Uma das maneiras para ter melhor controle de multas na sua frota é utilizando uma planilha  de registro de multas e infrações. Nela, você pode controlar quais foram as multas, o motorista responsável, o valor gasto, etc.

Os sistemas para esse controle também existem e podem ser utilizados. Avalie a sua gestão e entenda o que compensa mais.

Identificar os motoristas e transferir as multas, quando cabível

Identificar o motorista responsável por cada infração e o que ocasionou a multa é bem importante para a sua gestão de infração de trânsito. Isso permite entender quais as soluções mais adequadas em cada momento.

Por exemplo, você pode fornecer treinamentos adicionais ou fazer uma transferência de multa — conforme descrito no artigo 257 do CTB.

Os principais casos em que a transferência é utilizada são de direção sob efeito de álcool ou drogas, excesso de velocidade acima de 50% do permitido na via ou demais infrações que sejam consideradas gravíssimas.

O artigo 281 do CTB também dita que o motorista deve ser o responsável por responder a danos causados ao patrimônio público ou a terceiros.

Além de estar na legislação de trânsito, também é um incentivo do gestor para que os motoristas assumam mais sua responsabilidade diante da segurança no trânsito.

Como saber se o veículo tem multas?

É possível investigar a existência de multas em uma consulta online, no site do DETRAN do seu estado ou através do portal SENTRAN.

Inclusive, um dos grandes problemas no controle de multas é que, em muitos casos, você não fica sabendo da infração até receber uma notificação inesperada na sua empresa.

Por isso, é preciso verificar com frequência a existência de multas. 

Isso pode ser feito de maneira automatizada por um sistema ou de maneira manual, onde você busca as informações nos sites indicados para inserir os dados em sua planilha de controle.

Certifique-se também de identificar datas e validades para um melhor controle de pagamentos.

Quais são as multas mais comuns nas operações de transporte?

Dentre as diversas possibilidades de multas de trânsito, algumas são mais comuns nas operações de transporte que outras:

  • Estacionamento em local proibido;
  • Excesso de velocidade;
  • Falta de uso de cinto de segurança;
  • Ultrapassagem irregular.

Para as empresas, também existe a possibilidade de receber uma multa por “Não Indicação do Condutor” (NIC). Esta acontece após 15 dias do registro de uma multa em que o motorista da frota não foi identificado e a empresa também não revelou o responsável pela infração.

Por que fazer o controle de multas?

O primeiro motivo que muitos gestores podem pensar é para evitar os custos e melhorar as economias da frota. Porém, o controle de multas também é importante para aumentar a segurança no transporte.

E tem mais:

É através dessa gestão que você consegue identificar os melhores motoristas da sua operação e qual a melhor maneira de qualificá-los, assim como saber quais as multas mais recorrentes na sua frota.

Quer começar o controle de multas na sua frota também? Baixe nossa planilha de multas gratuita.

Autor

Emerson Bastos

Formado em Administração de Empresas pela Univali e atua há 20 anos com transporte rodoviário de carga, frota, planejamento e controle, e finanças.

Leia também

Que tal receber conteúdos incríveis como estes e totalmente de graça?

Inscreva-se e receba as melhores dicas e novidades para melhorar os seus resultados e de sua operação na gestão de sua frota.

Conheça a tecnologia que está transformando a gestão de frotas de mais de 900 operações no Brasil e no mundo.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.