Como reduzir gastos elevados com manutenção da frota

A sua frota está sofrendo com gastos elevados com manutenção? Veja os principais sinais e dicas para gerar mais economia.
Entenda os gastos elevados com manutenção nas frotas de veículos.

Lidar com gastos elevados de manutenção é algo corriqueiro nas operações de transporte, principalmente aquelas que utilizam caminhões e veículos pesados. 

Afinal, esses equipamentos possuem diversos componentes que exigem cuidados e substituições adequadas, entre outros detalhes.

Para compreender se os custos de manutenção da sua frota são realmente excessivos, é necessário ficar atento a sinais como a conservação física dos veículos, o estilo de condução dos motoristas e a taxa de acidentes e ocorrências durante as rotas da sua operação.

A seguir, entenda melhor: 

Sinais de que você enfrenta gastos elevados com manutenção

#1 O estado de conservação dos veículos é precário

Quando os veículos possuem desgaste da pintura, ferrugem, manchas, sujeiras ou até peças soltas ou quebradas, isso é um grande sintoma de problemas nas manutenções da frota. 

Nesse caso, o diagnóstico é uma ausência de manutenção preventiva na rotina das suas operações. E, é bem conhecido que os veículos em mau estado de conservação tendem a exigir mais reparos, levando a custos mais altos.

#2 Há uma grande quantidade de ocorrências em rota

Se a sua frota está frequentemente envolvida em ocorrências em rota, como acidentes ou avarias, pode ser um indicativo de problemas e gastos elevados com manutenção.

A quantidade de socorros em rota que os veículos registram deve ser avaliada para entender a extensão dos problemas.

Além dos custos diretos, como os reparos necessários e as despesas com seguros, as ocorrências em rota também levam à perda de produtividade, pois os veículos ficam temporariamente indisponíveis para cumprir seus roteiros.

#3 Não existe uma rotina padronizada de manutenção preventiva

A manutenção preventiva é essencial para identificar e resolver problemas antes que se tornem graves e de alto custo. Sem ela, problemas menores podem se transformar em falhas mecânicas significativas, resultando nos gastos elevados com manutenção.

Por isso, é preciso ter um plano eficiente de manutenção para os veículos, incluindo rotinas padronizadas de inspeção da frota, registro de serviços e análises de manutenção.

#4 A direção defensiva não é praticada

Se os motoristas não estão praticando a direção defensiva, os veículos da frota enfrentam mais problemas mecânicos, resultando em acidentes, o que , sem dúvidas, irá gerar gastos mais elevados com manutenção e reparos.

Por isso, se notar que os motoristas estão tendo comportamentos inadequados na condução dos veículos, vale investigar os custos com manutenção também.

#5  Existe uma alta frequência de falhas mecânicas

Quando a frota está experimentando uma alta frequência de falhas mecânicas, é um sinal óbvio de que os gastos com manutenção estão elevados. Falhas frequentes exigem reparos constantes e podem levar a custos significativos.

As falhas mecânicas são uma consequência também da falta de manutenção preventiva, que identifica os sintomas de um problema com a antecedência necessária para que a correção seja feita de maneira mais simples e, por consequência, de menor custo.

#6 Há uma constante necessidade de repor o estoque de peças da frota

Se você está constantemente reabastecendo o estoque de peças da frota, isso é um indicativo de que as peças estão se desgastando rapidamente e precisam ser substituídas com frequência. 

Isso é um sintoma do mal funcionamento de sistemas do veículo, provocando um desgaste mais acelerado de peças, o que resulta em gastos elevados com a compra de peças de reposição.

#7 A frota enfrenta muitos prazos de entrega atrasados

Prazos de entrega frequentemente atrasados podem ser um sinal de que os veículos da frota estão tendo problemas mecânicos recorrentes que afetam a pontualidade.

Isso não apenas impacta a satisfação do cliente, mas também pode resultar em custos adicionais para compensar os atrasos.

#8 A taxa de indisponibilidade da frota é alta

Uma alta taxa de indisponibilidade da frota significa que os veículos não estão disponíveis para operação devido a reparos ou manutenção, levando a gastos elevados. 

Além da consequência financeira, também afeta os prazos de entrega, produtividade da frota e a satisfação do cliente. 

Assista o vídeo e comece a economizar agora:

Quais são as manutenções corretivas?

As manutenções corretivas abrangem serviços de manutenção que corrigem problemas veiculares, sejam mecânicos ou elétricos. Elas ocorrem quando o problema já é mais grave e impede que o veículo rode com segurança pelas estradas.

Alguns exemplos de manutenções corretivas são:

  • Substituição do motor ou transmissão;
  • Reparo ou substituição de sistemas de freio;
  • Troca de componentes do sistema de suspensão;
  • Correção de problemas elétricos, como problemas no sistema de ignição;
  • Reparo do sistema de direção, incluindo a substituição de peças danificadas;
  • Solução de problemas no sistema de transmissão, como reparos na caixa de câmbio;
  • Reparo ou substituição de peças do sistema de exaustão;
  • Correção de vazamentos de fluidos, como óleo ou refrigerante;
  • Substituição de componentes do sistema de arrefecimento;
  • Reparo de problemas no sistema de combustível.

Por que os custos de serviços corretivos são tão altos?

Os custos de serviços corretivos costumam ser elevados devido a diversos fatores, pois esses serviços geralmente exigem a mão de obra especializada, e em muitos casos, a substituição de peças e componentes danificados. 

Além do mais, quando uma manutenção corretiva é necessária, é provável que a criticidade do problema seja grave, exigindo um maior esforço na correção e, consequentemente, aumentando os custos.

Como reduzir os gastos elevados com manutenção da frota?

Tenha um plano de manutenção definido

Para reduzir os gastos elevados com a manutenção da frota, é fundamental ter um plano de manutenção bem definido. 

Esse plano deve incluir os intervalos de manutenção preventiva, as inspeções regulares de componentes críticos e diretrizes claras para lidar com manutenções corretivas. 

Realize treinamentos com os motoristas da frota

Promover treinamentos regulares com os motoristas da frota é essencial para melhorar a segurança na estrada, ajudar a identificar e relatar problemas mecânicos ou elétricos em estágios iniciais e reduzir o índice de acidentes em suas operações de transporte.

Analisar os dados e histórico de manutenções

Analisar os dados e o histórico de manutenções é outro passo importante para evitar os gastos elevados com manutenção.

Ao monitorar regularmente os custos de manutenção, você pode identificar tendências e padrões, conseguindo identificar as medidas preventivas adequadas.

Fazer a gestão de estoque e inventário da frota

Garantir que as peças de reposição estejam prontamente disponíveis e sejam usadas eficientemente pode economizar significativamente em custos de manutenção. 

Por isso, ter visibilidade do seu estoque e controlar de uma maneira prática as entradas e saídas de peças é fundamental na economia e produtividade da frota.

Praticar a integração e cruzamento de dados

A prática de integração e cruzamento de dados entre os sistemas de telemetria e manutenção permite uma visão completa do estado dos veículos e o desempenho dos motoristas, auxiliando na identificação de áreas onde melhorias são necessárias.

Utilize um sistema de gestão de manutenção

Esse tipo de sistema automatiza processos, monitora o desempenho dos veículos, programa manutenções preventivas e fornece relatórios detalhados para melhor tomada de decisões. 

Investir em tecnologia e práticas de gestão eficazes pode resultar em economias inteligentes e significativas a longo prazo.

Sabia que você pode contar com a Prolog para gerenciar as manutenções da sua frota também?

Isso através de nosso sistema de gestão de manutenção e controle de estoque da frota! 
Acesse aqui para conhecer como funciona e preencha o formulário para receber um retorno de nossos especialistas e agendar sua demonstração gratuita.

Autor

Luiz Felipe

Co-fundador e CTO da Prolog, desde 2016 se dedica à Prolog, onde além da tecnologia, já colocou um pé no marketing e nas vendas, constantemente buscando novos conhecimentos para trazer excelência à Prolog e seu time.

Leia também

Conheça a tecnologia que está transformando a gestão de frotas de mais de 900 operações no Brasil e no mundo.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.