Planejamento de custos para frotas simplificado

Você sabe fazer o planejamento de custos para a sua frota? Chegou a hora de aprender mais sobre o assunto. Confira aqui as melhores dicas.
Confira como fazer o melhor planejamento de custos para frota.

O planejamento de custos para frota é trabalhoso, mas recompensador. Ao saber como planejar e cumprir suas metas, a frota cumpre também com a economia e redução de gastos.

No geral, não tem nada de especial em realizar um planejamento de custos. Na verdade, parece o tal “bicho de sete cabeças”, mas o mais difícil é a parte de execução mesmo. Com preços exorbitantes e constantes reajustes (para cima) do combustível, por exemplo, é difícil mensurar com precisão os gastos que terá nessa área.

Contudo, seguindo os princípios de organização dos custos e controle rígido dos gastos, por meio de ferramentas que promovem economia e ajudam na construção e análise de relatórios, a sua transportadora pode ter um plano bem-sucedido.

Fazendo o seu planejamento de custos para frota

O princípio de qualquer bom planejamento é saber o que está fazendo e começar do começo. Portanto, antes de iniciar os seus cálculos, você precisa primeiro buscar um diagnóstico atual da sua frota. Isso significa, em outras palavras, fazer o levantamento de custos atuais.

O mais importante nessa hora, inclusive, é entender que tudo é um gasto, até mesmo a ociosidade dos veículos e dos motoristas da frota.

Outros fatores que geram custos excessivos (e sem necessidade) são a depreciação de veículos, estilo de condução inadequado e o peso de carga por veículo. Inclusive, sabia que até um veículo com pouca carga pode ser um desperdício?

Embora não seja prejudicial ao veículo, um caminhão com pouca carga está gastando mais combustível para fazer menos entregas. Logo, não faz sentido, né?

Principais custos de uma operação de transportes

Os custos, assim como diversos outros negócios tem uma diferença entre custos variáveis e fixos que devem ser considerados.

Porém, os principais custos de uma frota normalmente são os variáveis, que incluem combustível, manutenção e investimento em segurança. O pagamento de seguro veicular, impostos e taxas, e mesmo a contratação e treinamento de funcionários também devem ser considerados com importância. Afinal, são inerentes à frota.

Agora, o planejamento de custos a longo prazo deve ainda levar em conta ainda o ciclo de vida dos veículos (para calcular o tempo e valor de uma aquisição de frota).

Dicas para uma gestão de frotas econômica

Algumas coisas que você pode fazer para economizar mais na sua gestão de frotas é ter uma rotina de acompanhamento. Todos os dias terá custos com alguma coisa, certo? Ou seja, todos os dias você deve verificar se está conforme esperado ou se há algo fugindo do planejamento.

Outra dica que já é de praxe é o treinamento dos motoristas. Todos devem ser instruídos a dirigir de maneira defensiva e econômica, assim como devem ser ensinados a importância de realizar o checklist de maneira correta e informar problemas sempre que aparecerem.

Falando em combustível, o convênio com postos de abastecimento pode ser bem interessante como fonte de economizar nesse sentido.

Você também pode investir em uma solução centralizadora de recebimentos e gastos, solução centralizadora de pagamentos, recebimentos e gastos que permite a você ter uma visualização maior do orçamento e para onde ele está indo.

E, claro, aqueles que estamos sempre colocando em dicas de gestão: os dados. Certifique-se de  ter ferramentas que coletam e analisem dados a fim de entender todos os processos da sua frota realmente a fundo.

Assim, verá onde estão as falhas e como solucionar os seus problemas!

Confira ainda mais dicas em nosso canal do YouTube! 

Autor

Luiz Felipe

Sócio fundador e CTO na Prolog App

Leia também

Que tal receber conteúdos incríveis como estes e totalmente de graça?

Inscreva-se e receba as melhores dicas e novidades para melhorar os seus resultados e de sua operação na gestão de sua frota.

O Prolog utiliza as informações de contato fornecidas à nós para informá-los de nossos produtos e serviços. Você pode deixar de ser inscrito a qualquer momento. Para saber mais informações de como ajustar suas configurações de privacidade, confira nosso “Termo de Uso” e nossa “Política de Privacidade”.

Conheça a tecnologia que está transformando a gestão de frotas de mais de 900 operações no Brasil e no mundo.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.