Otimize sua gestão financeira identificando qual manutenção tem maior custo

Entenda qual manutenção tem maior custo e como você pode gerar mais economia nesse setor da sua frota.
Operador identificando qual manutenção tem o maior custo

As manutenções da frota possuem altos custos, não há como negar e, também, não há como fugir disto. Porém, ao entender qual manutenção tem maior custo, você pode tomar medidas que identifiquem o porquê isso acontece e se os valores estão regulares ou excessivos.

Além disso, você gera informações que contribuem para tomar decisões sobre novas rotinas e implementações na sua gestão de manutenção da frota.

Veja a seguir:

Qual manutenção tem maior custo?

De maneira geral, a manutenção que tem maior custo é a corretiva. Esse é o tipo que acontece após uma falha ou quebra no veículo e, na maioria dos casos, de maneira não planejada, o que também pode levar à necessidade de um serviço com maior urgência.

Esses são os aspectos que tornam o serviço mais trabalhoso, aumentando o seu custo.

As manutenções preventiva e preditiva podem ter altos custos também, mas, a diferença é que elas se tornam mais acessíveis financeiramente e vantajosas a médio e longo prazo.

A preventiva é a segunda manutenção de maior custo, pois ela exige a realização de serviços de maneira constante e regular. Porém, ao contrário da manutenção corretiva, esse tipo traz benefícios maiores: aumenta a vida útil do veículo e reduz os custos gerais da frota.

Já a manutenção preditiva é a de maior valor na sua implementação, pois exige a aquisição de diversas ferramentas e tecnologias a serem utilizadas. Isso porque ela analisa o estado dos componentes através de sensores e tags instaladas no veículo, que podem ler vibrações, sons e temperatura.

Apesar disso, a longo prazo, ela evita diversos problemas que trariam um alto custo e poderiam causar a perda antecipada dos veículos.

Ainda assim, é preciso acompanhar e realizar uma boa gestão de manutenção na frota para que você tenha dados suficientes para entender qual manutenção tem maior custo na sua operação em particular.

Quais são os custos de manutenção?

Os custos de manutenção não são apenas de serviços realizados. Na verdade, também dependem de como é a estrutura desse setor na sua frota e se ele é terceirizado ou não.

Caso tenha uma equipe completa, com oficina internalizada, os seus custos passam a incluir: a aquisição de ferramentas, peças de reposição, estoque e pessoas.

Por outro lado, se realiza apenas serviços com oficinas terceirizadas, os seus custos serão de serviços, de depreciação dos veículos e renovação da frota.

Há indicadores de manutenção que ajudam a identificar alguns custos específicos e são o melhor caminho para analisar as ações desse setor e entender como providenciar melhorias.

Por exemplo, o indicador de custo de manutenção por faturamento (CMF) mostra, em porcentagem, qual foi o valor total de manutenção utilizada em relação ao faturamento da empresa. Inclusive, o resultado médio para esse KPI é de 3,5%.

Tudo isso pode ser controlado e acompanhado por meio de uma planilha de custos de manutenção. Essa ferramenta, além de ser fácil de utilizar, também traz a  visualização de qual manutenção tem maior custo na sua própria frota.

Qual o tipo de manutenção mais utilizada?

Em muitas operações, a disputa fica entre a manutenção corretiva e a preventiva. Para operações em que os gestores estão mais preparados e reconhecem a necessidade de inspecionar os veículos, é mais comum encontrar a forte presença de uma boa manutenção preventiva.

Em frotas cuja gestão de manutenção ainda não é uma prática comum, a corretiva é a manutenção mais utilizada.

Além disso, há outros tipos de manutenção, como a preditiva, autônoma ou prescritiva. Para essas, o esforço para começar é maior e requer também mais planejamento e preparação para serem aplicadas na frota.

Qual o tipo de manutenção mais vantajosa?

Embora a corretiva e a preventiva estejam entre os tipos de manutenção mais utilizados, isso não as transforma automaticamente nas melhores e mais vantajosas.

A manutenção mais vantajosa é aquela que traz o melhor custo benefício às características de sua operação, tendo os menores custos ao mesmo tempo em que traz mais vantagens. Confira a diferença entre os tipos de manutenção da frota:

PREDITIVAPREVENTIVACORRETIVA
PLANEJAMENTOSIMSIMNÃO
ROIMÉDIOALTONENHUM
DIFICULDADE DE IMPLEMENTAÇÃOALTOMÉDIOMÉDIO
CUSTOS GERAISALTOBAIXOALTO
AUMENTO NA PRODUTIVIDADEALTOALTOINEXISTENTE
OTIMIZAÇÃO DE TEMPOALTOALTOINEXISTENTE
TIPO DE SERVIÇOANTECIPAÇÃO DE PROBLEMAS QUE AINDA NÃO OCORRERAMPREVENÇÃO DE PROBLEMAS QUE PODEM OCORRERCORREÇÃO DE PROBLEMAS QUE JÁ OCORRERAM

Como calcular custo de manutenção?

Para calcular os custos totais de manutenção, você deve considerar as etapas de manutenções, reparos e a parte operacional, somando  todos esses valores.

Você precisa ter em mãos os seus:

  1. Custos de mão de obra: as horas de serviços de manutenção  multiplicado pela remuneração dos técnicos/mecânicos por hora.
  2. Valores das peças de reposição: é preciso identificar quais e quantas peças foram utilizadas no veículo e somar todos os valores antes de partir para o cálculo de custos totais.
  3. Valores utilizados com fornecedores ou serviços terceirizados de manutenção: reúna as notas fiscais de tudo o que for realizado fora da sua operação, com oficinas terceirizadas.

Com todos esses itens em mãos, você deve somar os três valores para chegar aos custos totais de manutenção da sua frota.

Como identificar custo de manutenção elevado?

Pode ser difícil encontrar custos excessivos de manutenção quando você já está acostumado a direcionar grandes valores a este setor da frota. Por isso, trouxemos alguns indicativos para você avaliar e entender se os custos de manutenção da sua frota são elevados:

  • Conservação precária dos veículos

Se a conservação dos veículos estiver “abaixo da média”, mas serviços estiverem ocorrendo com frequência, é um sinal de que seus custos podem estar altos. 

Afinal, há orçamentos sendo aprovados para o setor e os veículos continuam inadequados. Então, pode ser alguma falha na identificação do problema do veículo, da qualidade do serviço prestado, entre outros.

É importante que você identifique os principais fatores que podem levar a esse problema e faça uma auditoria da sua frota, buscando as causas e soluções para a sua situação.

  • Falta de uma rotina de manutenção

Se não há uma rotina de manutenção ou mesmo um responsável pela gestão de manutenção na sua frota, existe uma alta probabilidade de que os custos com manutenção estejam bem acima da média.

Outro indicador de problema é se a rotina de manutenção lida apenas com serviços corretivos.

Atividades preventivas, como a inspeção diária dos veículos, são fundamentais para manter a boa conservação e desempenho dos ativos da sua frota. Além de, é claro, manter os custos sob controle.

Quer uma solução para ter mais controle e visibilidade dos serviços de manutenção da sua frota, assim como de seus custos? Então faça o download de nossa planilha gratuita para controle de manutenções.

Autor

Jade Zart

Há mais de 6 anos na área de marketing, hoje coordena o time da Prolog e está sempre antenada nas principais novidades e inovações do setor logístico.

Leia também

Que tal receber conteúdos incríveis como estes e totalmente de graça?

Inscreva-se e receba as melhores dicas e novidades para melhorar os seus resultados e de sua operação na gestão de sua frota.

Conheça a tecnologia que está transformando a gestão de frotas de mais de 900 operações no Brasil e no mundo.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.