Quem são os responsáveis pela gestão de pneus na frota?

Conheça quem são os responsáveis pela gestão de pneus e quais são suas tarefas na rotina da operação de transportes.
Conheça quem são os responsáveis pela gestão de pneus da frota.

Há diversas pessoas envolvidas na rotina de uma operação de transportes para fazer com que todos os veículos e entregas funcionem adequadamente. Dentre elas, estão os responsáveis pela gestão de pneus.

Essa é uma das principais áreas da gestão de frotas que traz economia e produtividade para as operações. Dessa maneira, quem está envolvido nas tarefas da rotina de pneus precisa reconhecer sua importância e saber, realmente, o que está fazendo.

Mas, o que exatamente é isso? Quais são as ações do dia a dia no controle de pneus da frota? A seguir, entenda qual o papel desses responsáveis pela gestão de pneus:

Responsáveis pela gestão de pneus

Gestor de pneus

Também conhecido como “controlador de pneus”, é o responsável por organizar todos os processos da gestão de pneus

Uma de suas principais responsabilidades é determinar a marcação a fogo dos pneus assim que eles chegam à frota. Essa é uma etapa fundamental para que todos os demais processos funcionem adequadamente, permitindo que cada pneu seja acompanhado individualmente.

Além disso, ele é quem determina qual é o momento certo de fazer uma inspeção de pneu, quando movimentá-lo no rodízio de pneus, se está na hora de lavar ele, e assim por diante.

Ao longo de toda essa gestão, os dados gerados na rotina devem ser organizados e avaliados. Assim, o gestor de pneus deve analisar e usar as informações obtidas para tomar suas próximas decisões de compras, descarte e reformas dos pneus da frota.

Para atender à posição, a pessoa precisa ter compromisso, conhecimento de pneus, habilidades interpessoais, organização e estar sempre se atualizando com as novidades do setor.

Gestor de frotas

Quando a operação ainda não é tão grande a ponto de um gestor exclusivo para os cuidados com pneus, o próprio gestor da frota é quem executa todas as responsabilidades. 

Porém, quando o gestor de pneus está presente, seu papel é um pouco diferente. Ele deve fiscalizar o setor e garantir que a performance de seu controlador de pneus esteja atendendo aos padrões esperados.

Outra responsabilidade sua é tomar as decisões finais sobre quais pneus comprar e quais orçamentos aprovar em cada momento.

Por exemplo, se o gestor de pneus determina que 5 pneus necessitam ir para o processo de recapagem, o gestor da frota avalia se há o orçamento necessário e aprova esta solicitação ou qual outra maneira é a melhor para o serviço ser realizado.

Nesse caso, para ocupar a posição de gestor de frotas, deve-se ter habilidades de organização e gestão de processos, assim como lidar bem com pessoas e saber analisar dados.

Analista de pneus

Embora não seja uma posição tão comum nas frotas, há operações que já trabalham com este cargo. Principalmente, para as grandes frotas, que ultrapassam as 500 placas na operação.

Dentre os responsáveis pela gestão de pneus, o analista é quem mais lida com dados em seu dia a dia. Ele deve conhecer muito bem os pneus, sua estrutura, borracha, etc.

Em suas tarefas diárias, deve controlar o estoque, fazendo o inventário dos ativos e identificando quando novas compras são necessárias. Ainda falando em estoque, o analista de pneus é quem precisa fazer o mapeamento das peças na frota, controlando quais estão parados, ativos, instalados, em serviços de reforma, e assim por diante.

Deve ainda avaliar a qualidade dos serviços prestados pelas borracharias parceiras da frota.

Também é o responsável por identificar as causas quando um pneu perde desempenho, assim como as possíveis soluções para o problema. Sua análise é o ponto de partida para que o gestor de pneus e/ou da frota tomem decisões mais eficientes para trazer as melhorias desejadas à operação.

Analista de frotas

Em alguns casos, a frota não tem um analista de pneus, mas, sim, um analista de frotas, que foca no funcionamento da frota como um todo.

Nesse caso, a atenção do analista não passa tanto pelo controle de qualidade de veículo ou pneus, ficando concentrado na organização e análise de dados mesmo. Seu principal trabalho é entender se as ações tomadas no dia a dia da operação trazem os resultados esperados e atendem aos objetivos da empresa.

Caso contrário, o analista precisa mostrar aos diretores e decisores o que está acontecendo que atrapalha os resultados e quais hipóteses gerou para providenciar melhorias. 

Como ele é o principal contato com os dados da operação, também pode vir com ideias e sugestões de ferramentas e novas tecnologias que contribuam para a agilidade e produtividade de sua rotina — e dos demais colaboradores.

Agora que você já conhece os responsáveis pela gestão de pneus, continue lendo sobre o que faz parte dessa gestão e como realizá-la para máxima economia e segurança da frota. 

Faça o download de nosso guia gratuitamente.

Autor

Jade Zart

Há mais de 6 anos na área de marketing, hoje coordena o time da Prolog e está sempre antenada nas principais novidades e inovações do setor logístico.

Leia também

Que tal receber conteúdos incríveis como estes e totalmente de graça?

Inscreva-se e receba as melhores dicas e novidades para melhorar os seus resultados e de sua operação na gestão de sua frota.

Conheça a tecnologia que está transformando a gestão de frotas de mais de 900 operações no Brasil e no mundo.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.