Como evitar o roubo de pneus da frota e aumentar a segurança para motoristas

O roubo de pneus da frota é um grande desafio, mas pode ser combatido ao conhecer e evitar as situações de risco. Entenda mais.
Evite o roubo de pneus na frota com medidas de segurança.

O roubo de pneus da frota pode representar um desafio, afetando diretamente a segurança e a eficiência operacional dos negócios.

É um fator que provoca o aumento de custos das operações de transporte, pois é necessário fazer a reposição dos ativos.

Além disso, existem outras consequências, como o atraso na entrega, a indisponibilidade do veículo e a recuperação do mesmo, caso o roubo tenha sido em uma parada na estrada.

Confira a seguir:

Impactos do roubo de pneus da frota

O roubo de pneus de frotas pode resultar em atrasos nas entregas, custos indiretos com a substituição dos ativos e na segurança dos motoristas, deixando-os mais vulneráveis. 

Confira mais detalhes:

Aumento nos custos operacionais

Cada pneu subtraído de um veículo de frota tem impacto direto nos custos operacionais. 

A necessidade de substituição imediata para manter o veículo rodando significa que a empresa terá despesas não planejadas, afetando o orçamento de negócios. 

Além do preço dos próprios pneus, o roubo também pode acarretar em custos relacionados, como tempo de inatividade do veículo, trabalho adicional para o reparo ou substituição, e em casos mais graves, custos legais e administrativos.

Interrupção das operações de transporte

O impacto do roubo de pneus vai além dos aspectos financeiros, afetando a logística operacional da empresa. Um veículo parado é sinônimo de entregas atrasadas

A eficiência e a confiabilidade do serviço oferecido estão em destaque, e o tempo necessário para resolver tais interrupções pode variar, dependendo da disponibilidade imediata de pneus de substituição e da agilidade da equipe de manutenção. 

Segurança dos motoristas

Os riscos associados ao roubo de pneus da frota não se limitam a questões financeiras e operacionais, também abrangendo a segurança dos motoristas. 

Em muitos casos, os roubos acontecem em áreas remotas ou durante as horas vulneráveis da noite, expondo os motoristas a situações de perigo. 

Por isso, é fundamental ter planejamento de rotas e paradas estratégicas ao longo das viagens da frota — principalmente as de longas distâncias.

Impacto na imagem da empresa

A frequência de roubos de pneus pode prejudicar a reputação de uma empresa de transporte. 

Clientes e parceiros buscam confiabilidade e segurança, e incidentes recorrentes podem sugerir uma falta de controle ou de medidas preventivas adequadas. 

A percepção negativa pode se espalhar rapidamente, especialmente na era das redes sociais e plataformas de avaliação online, resultando em uma imagem pública que pode dissuadir clientes potenciais e afetar as relações comerciais. 

Portanto, é essencial que as empresas de transporte não apenas abordem os roubos de forma eficiente para evitá-los, mas também comuniquem as ações preventivas que estão sendo tomadas para resguardar seus ativos e serviços.

Situações comuns de roubo de pneus da frota

Paradas não seguras

A vulnerabilidade de veículos estacionados em paradas não seguras é alta. 

Áreas remotas, desprovidas de qualquer vigilância, se tornam cenários propícios para ações criminosas. 

Ainda mais arriscadas são as pausas em locais mal iluminados ou com baixo tráfego, criando oportunidades para que o roubo de pneus da frota ocorra sem testemunhas ou impedimentos.

Estacionamentos improvisados

A falta de estruturas de segurança, como cercas robustas, iluminação adequada e câmeras de vigilância, transforma esses espaços em alvos fáceis para a ação de ladrões, expondo a frota a perigos desnecessários e evitáveis.

Locais de carga e descarga

Locais de carga e descarga são pontos críticos onde o acesso não controlado aumenta as chances de delitos.

Em momentos de espera, veículos carregados e prontos para o transporte, porém sem supervisão adequada, tornam-se alvos fáceis para criminosos especializados em furto de pneus e roubo de cargas.

Assaltos na estrada

Assaltos em vias públicas são um perigo constante, principalmente em áreas de lentidão ou congestionamento, onde os veículos são forçados a diminuir a velocidade ou parar.

Ataques noturnos, ou em trechos de estradas conhecidos pela insegurança, são particularmente comuns e podem ter impactos grandes na logística e na segurança do motorista.

Infraestrutura de armazenamento deficiente

A deficiência na infraestrutura de armazenamento de veículos, como pátios e garagens sem sistemas de segurança atualizados e monitoramento constante, propicia a incidência de furtos. 

É essencial que esses locais sejam equipados com medidas de segurança competentes para a prevenção do roubo de pneus da frota e até de outros componentes dos veículos.

Furtos internos

Os furtos internos são um desafio delicado, ocorrendo quando colaboradores se aproveitam de falhas na segurança interna. 

O acesso descontrolado a áreas restritas permite que funcionários mal-intencionados cometam delitos, reforçando a necessidade de uma fiscalização interna mais rigorosa e de uma cultura empresarial fortalecida pela confiança e integridade.

Durante a manutenção ou troca de pneus

Períodos de manutenção ou troca de pneus podem oferecer brechas para o roubo, especialmente em instalações sem monitoramento adequado.

Locais de serviço expostos ou com supervisão deficiente são mais vulneráveis, demandando protocolos de segurança rígidos para prevenir a perda de componentes valiosos como os pneus.

Falha no uso de dispositivos de rastreamento

A falta de tecnologia de rastreamento avançada ou o uso de sistemas antiquados podem falhar em proteger os veículos contra furtos. 

A inexistência ou má funcionalidade de etiquetas de identificação e rastreamento em pneus facilita a ação de criminosos e complica a recuperação dos ativos, ressaltando a importância de manter um sistema de segurança tecnologicamente atualizado e eficaz.

Tecnologias de prevenção de roubo nas frotas

Com os avanços tecnológicos atuais, uma série de medidas eficazes estão à disposição das empresas de transporte e logística para combater o roubo de pneus da frota e outros ativos. 

A implementação de sistemas avançados de monitoramento de veículos, por exemplo, permite a localização em tempo real dos caminhões, o que pode afastar as tentativas de roubo. 

Além disso, centrais de controle e rastreamento veicular são fundamentais nesse contexto, fornecendo uma plataforma onde é possível receber alertas imediatos de qualquer atividade suspeita.

O uso de câmeras de segurança nos veículos também atua como um inibidor de ações criminosas e facilita a identificação de suspeitos.

Algumas soluções integram ainda a identificação de pneus com RFID (Identificação por Radiofrequência) e sensores de pressão, que podem alertar para a remoção não autorizada de pneus. 

Como controlar pneus de uma frota de caminhões?

Controlar os pneus de uma frota de caminhões requer uma abordagem que engloba desde a marcação para identificação dos pneus até o registro regular da medição de profundidade dos sulcos. 

Isso permite que as empresas tenham um acompanhamento preciso sobre cada pneu, utilizando a identificação e ferramentas tecnológicas para entender a vida útil, o desgaste e a pressão dos ativos ao longo do tempo.

Com essas informações, é possível agendar manutenções preventivas, reduzir o risco de problemas e otimizar a compra e a troca de pneus.

Além disso, ao integrar esses dados com um software de gestão de frotas, os gestores podem acessar relatórios detalhados e análises preditivas.

Dessa forma, alinhando a manutenção dos pneus com as necessidades operacionais e financeiras da frota, garantindo a segurança nas viagens e a redução de custos com pneus perdidos ou danificados.

Quer continuar recebendo dicas sobre a segurança e eficiência da sua frota?

Assine a newsletter da Prolog e receba diretamente em seu e-mail informações valiosas, atualizações de produtos e estratégias essenciais para otimizar suas operações logísticas. Clique aqui e inscreva-se agora mesmo!

Autor

Jade Zart

Há mais de 6 anos na área de marketing, hoje coordena o time da Prolog e está sempre antenada nas principais novidades e inovações do setor logístico.

Leia também

Que tal receber conteúdos incríveis como estes e totalmente de graça?

Inscreva-se e receba as melhores dicas e novidades para melhorar os seus resultados e de sua operação na gestão de sua frota.

Conheça a tecnologia que está transformando a gestão de frotas de mais de 900 operações no Brasil e no mundo.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.