Soluções de tecnologia no transporte de cargas

A tecnologia no transporte de cargas é utilizada para gerar mais economia, segurança e produtividade nas operações. Conheça as 8 principais!
Como usar a tecnologia na gestão de transporte de cargas

A tecnologia no transporte de cargas chegou com grande força nas frotas e operações, trazendo benefícios e um ótimo retorno de investimento.

Os gestores contam cada vez mais com recursos tecnológicos para agilizar a rotina e conseguir atender às demandas da frota, visando, também, o crescimento da operação a longo prazo.

Em um país como o Brasil, onde há um grande número de caminhões no transporte de cargas, a inovação dessas soluções é fundamental para atingir os objetivos da empresa e ganhar competitividade no mercado.

Existem diferentes tipos de tecnologia aplicáveis a situações específicas. A seguir, entenda um pouco mais sobre algumas das principais soluções de transporte atualmente:

Sistema de Gerenciamento de Transporte [TMS]

O Transport Management System, mais conhecido pela sigla TMS, é um sistema voltado para as atividades de distribuição de cargas, contemplando tarefas básicas da gestão de transporte.

Ou seja, esse tipo de sistema proporciona uma visão geral da operação, enquanto centraliza todas as informações necessárias de processos como o controle financeiro da empresa, acompanhamento de roteiros de coletas e entregas, e a emissão de conhecimentos e manifestos de carga.

Dessa forma, o TMS é uma tecnologia no transporte de cargas que pode ser usada em diferentes momentos, desde o planejamento da frota até para uma análise de rentabilidade do negócio.

Telemetria e monitoramento de frota

Até pouco tempo o monitoramento de veículos era realizado, mas por meio de tecnologias limitadas, que identificavam apenas a localização da rota. Com o surgimento da telemetria, as coisas mudaram. 

Agora, essa tecnologia, que funciona com uma tag instalada no painel de cada veículo, traz informações completas sobre o transporte e comportamento do motorista na estrada.

As empresas acompanham as informações e podem tomar ações em tempo real conforme forem identificados comportamentos atípicos ou possíveis problemas. Também dispararam alertas que podem acionar autoridades de segurança em casos de suspeita de roubo de carga.

Contar com o apoio de tecnologia no transporte de cargas é uma obrigatoriedade para estar constantemente evoluindo e trazendo as melhores soluções para os clientes diante do mercado e concorrentes.

Rastreamento de cargas

O rastreamento de cargas, na estrada, é uma tecnologia que já foi substituída pela telemetria, mais completa e moderna. Porém, quando os produtos ainda estão em armazém e estoque, também precisam de uma identificação para serem encontrados com mais facilidade.

Um dos modelos para isso é a identificação por radiofrequência (Radio Frequency Identification) que é utilizada há alguns anos. 

Essa tecnologia é um método de identificação automático por sinais de rádio. Funciona quase como um código de barras: por meio da etiqueta RFID, uma base transmissora faz a leitura de informações, as interpreta e transmite para o sistema.

Etiqueta RFID.

Assim, as etiquetas facilitam a identificação das cargas na etapa de carregamento dos veículos. 

Além disso, também é um método para identificar as peças do estoque da frota, armazenando informações de trocas, utilização e reparos feitos em uma mesma peça ou veículo da frota.

Sistema de gestão de pneus

Embora sejam atividades contempladas em partes pelos sistemas previamente mencionados, o uso de soluções especializadas é vantajoso. Quando os sistemas têm o objetivo de atender a uma gestão generalizada da empresa, as diferentes áreas da gestão de frotas ficam com um controle superficial.

Dessa forma, você tem poucas funcionalidades para cada etapa, seja pneus, manutenção ou combustível, por exemplo.

No caso, quando falamos em pneus, acompanhar precisamente a calibragem e o desgaste dos ativos é uma atividade fundamental. Por isso, uma tecnologia especializada em gestão de pneus traz diversos benefícios para a empresa.

Além de garantir maior durabilidade, um software desses representa economia de combustível e maior segurança para a empresa e seus colaboradores. Igualmente, gera otimização de tempo e recursos da frota.

Sistema de gestão de manutenção e checklist eletrônico

A manutenção de frotas é uma das áreas que também tem muitos processos envolvidos, sendo uma operação inteira por si só. Nela, acontecem tarefas como a inspeção de frotas, conserto de veículos, serviços preventivos, entre outras.

Os dados gerados na rotina de manutenção também são valiosos para que decisões mais eficientes sejam tomadas. Principalmente, em relação aos custos com manutenção, pois o gestor passa a ter todas as informações e descrição de cada gasto centralizado e organizados em um único local.

Ainda mais: organizados em relatórios de maneira automatizada.

A maioria dos sistemas de gestão de manutenção também possuem integração com o checklist eletrônico, outra ferramenta que gera produtividade e agilidade na rotina de inspeção dos veículos.

Roteirização via inteligência artificial

A criação de rotas pode ser feita de diferentes maneiras e existem tanto ferramentas gratuitas quanto pagas para isso. Essa tarefa, por vezes, não recebe toda a atenção que deveria, permitindo que os veículos se atrasem para uma entrega pela falta de informação sobre obras na pista.

Esse é apenas um exemplo de todas as consequências que a falta de um planejamento bem estruturado das rotas pode trazer.

Os sistemas mais modernos de roteirização utilizam até a inteligência artificial (AI). A cada rota planejada em comparação com a percorrida, ele identifica falhas e melhorias que podem ser realizadas.

A grande vantagem desse tipo de ferramenta é que, conforme for alimentada, fica cada vez mais eficiente e traz resultados melhores à sua operação.

Integração de dados e sistemas

Integração de dados e sistemas.

O Enterprise Resource Planning, ERP, é um sistema responsável por gerenciar e integrar as diversas áreas de uma empresa.

Funcionalidades como o cadastro de clientes e fornecedores, dados de cobranças e pagamentos são nativas dele. As demais, como o controle de pneus e manutenções da frota, pode ser integrado via API.

Ao utilizar o ERP, o gestor de frota consegue completar e aumentar a sua visibilidade sobre a frota de maneira mais estratégica, agregando apenas o que realmente faz sentido para a sua operação.

Soluções Prolog App

A Prolog é uma logtech, com soluções tecnológicas desenvolvidas exclusivamente para a gestão de frotas e operações de transporte. 

Nossos produtos, atualmente, são o sistema de gestão de pneus e o checklist eletrônico.

Confira todas as vantagens e funcionalidades deles em uma conversa com um de nossos especialistas: agende a sua demonstração gratuita.

Autor

Luiz Felipe

Co-fundador e CTO da Prolog, desde 2016 se dedica à Prolog, onde além da tecnologia, já colocou um pé no marketing e nas vendas, constantemente buscando novos conhecimentos para trazer excelência à Prolog e seu time.

Leia também

Que tal receber conteúdos incríveis como estes e totalmente de graça?

Inscreva-se e receba as melhores dicas e novidades para melhorar os seus resultados e de sua operação na gestão de sua frota.

Conheça a tecnologia que está transformando a gestão de frotas de mais de 900 operações no Brasil e no mundo.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.