ISO 9001: qual sua função e importância no transporte de cargas?

O certificado ISO 9001 não é obrigatório, mas ajuda a ganhar credibilidade e atender a padrões de qualidade no transporte. Entenda como.
Entenda o papel do ISO 9001 na gestão de transporte de cargas.

Se a sua empresa atua em operações de transportes e ainda não possui o selo ISO 9001, é preciso entender a importância desta certificação para você manter o padrão de qualidade da operação.

Em resumo, o selo da ISO é um certificado que comprova que os seus processos logísticos estão sendo gerenciados com qualidade, agilidade e otimização na gestão de transportes.Também serve para atestar que a sua empresa realmente tem foco nos clientes e em fornecer as melhores soluções.

Conheça a seguir:

O que é o ISO 9001?

“ISO” é sigla para “International Organization for Standardization”, ou seja “Organização Internacional de Padronização (ou Normalização)”. Trata-se de uma organização que contribui para garantir a segurança, qualidade e confiabilidade de produtos e serviços.

O ISO 9001 é um certificado de reconhecimento aos padrões e requisitos de excelência no serviço fornecido por empresas de todos os segmentos, inclusive do transporte de cargas. 

Dentre eles, os métodos do processo de gestão, o foco no cliente, as tecnologias implementadas para otimização logística, a quantidade e qualidade de dados coletados para análise e tomada de decisões, entre outras.

O gestor que busca sempre as melhores alternativas e práticas para a sua operação está apto a se registrar para obter um certificado ISO 9001.

Para que serve o ISO 9001?

A certificação ISO 9001 serve para dar à empresa um “selo” de credibilidade.

Os padrões exigidos pelas organizações responsáveis, que no Brasil é a ABNT, são todos avaliados. Estando em conformidade com as regras estabelecidas, as empresas que atuam no transporte de cargas podem solicitar o recebimento do certificado.

Por exemplo, empresas que utilizam tecnologias de gestão, tornando os processos diários dos colaboradores mais rápidos e eficientes, são boas candidatas para uma avaliação de atendimento dos requisitos de excelência.

Porém, para ser aprovado, são diversos aspectos avaliados e você precisa conhecer todos para não deixar de atender a nenhum.

Como funciona o ISO 9001 nas frotas de transporte?

A organização dita alguns padrões e requisitos para ser certificado como uma empresa de qualidade e eficiência operacional. E, basicamente, o que as operações de transporte precisam é seguir essas determinações e solicitar a certificação através de um organismo de certificação.

Algumas das áreas que são abordadas resoluções são: 

  • Pessoas;
  • Infraestrutura;
  • Ambiente para operação de processos;
  • Recursos de monitoramento e medição;
  • Conhecimento organizacional.

Em 2015, alguns novos parâmetros também foram adicionados, tratando da gestão de riscos nas operações de transporte. 

Ou seja, a empresa deve analisar os principais riscos e criar planos de contenção e ação para cada uma delas, principalmente através de análises acerca de situações reais e utilizando informações precisas para tomar suas decisões.

O ISO 9001 é obrigatório?

Dentre os documentos necessários no transporte de cargas, o ISO 9001 não é obrigatório, mas trata-se de um diferencial competitivo e pode gerar diversos benefícios a sua empresa.

Benefícios do ISO 9001:

É um indicador da qualidade da sua empresa

E isso não é apenas no aspecto de fornecimento de serviços e captação de clientes de alto nível, mas também na atração de talentos para o quadro de colaboradores.

Contribui para rotinas de trabalho padronizadas e eficientes

Como as determinações do selo ISO tornam a rotina de trabalho mais eficiente, a padronização de atividades é um dos meios que torna isso possível. Com a utilização de tecnologias para esse objetivo, além de ser útil para conseguir seu certificado, trará resultados ainda mais benéficos às suas operações.

Auxiliar em um melhor fluxo de comunicação de colaboradores, fornecedores e clientes

Na mesma ideia do ponto anterior, essa certificação traz os recursos necessários para que a comunicação da empresa seja facilitada. Dessa forma, as informações não ficam perdidas e chegam mais rápido às pessoas mais interessadas.

Aumenta a produtividade das operações de transporte

Dadas os pontos anteriores, a produtividade é apenas uma consequência. Se todas as rotinas são mais eficientes e a comunicação se dá sem erros e problemas, a produtividade é praticamente garantida no dia a dia das operações de transporte.

Reduz perdas de mercadorias e atrasos de entregas

Um dos papéis da certificação ISO 9001 é garantir que os veículos estejam não apenas nas condições adequadas, mas em sua melhor performance para cumprir com as rotas. As implementações de manutenção e equipamentos de monitoramento de rota devem ser realizadas pelo gestor. Isso leva à redução de atrasos e perdas ou extravios de mercadorias.

Parte da proposta da ISO 9001 é essa: focar no cliente e sua satisfação. Portanto, o próximo benefício não podia ser diferente.

Capta a confiança dos clientes na sua empresa

Mostrar aos clientes que você está interessado na melhoria dos seus serviços é sempre positivo e isso é o que a certificação ISO 9001 representa.

Aumenta as oportunidades de mercado nacional e internacional

Como o ISO 9001 é um certificado reconhecido internacionalmente, você pode estar com uma boa oportunidade em mãos, caso tenha esse tipo de plano de expansão de negócios.

Vale a pena adequar a sua empresa para atender aos objetivos de internacionalização.

Como obter uma certificação ISO 9001?

Para isso, você precisa, antes de tudo, estar em conformidade com as exigências dos órgãos reguladores. Siga o passo a passo para conseguir sua certificação ISO 9001:

  1. Conheça os padrões de qualidade estabelecidos pela certificação. 

Você pode fazer isso através de portais online ou contratando uma consultoria especializada.

  1. Faça o diagnóstico da empresa.

A consultoria poderá ser necessária também na etapa de diagnóstico da sua empresa, identificando quais são os pontos que precisam de melhorias e ajustes.

  1. Planeje e execute as mudanças necessárias para se adequar aos padrões do ISO 9001.

Pesquise pelas melhores práticas e quais tipos de tecnologia auxiliam nos problemas identificados ao diagnosticar a sua operação de transporte.

  1. Faça uma auditoria interna antes de solicitar a auditoria oficial da certificação. 

Assim, garanta que tudo esteja em ordem para receber o selo na primeira tentativa.

Que tal aprender ainda mais sobre como fazer a gestão de frotas no transporte de cargas? Leia nosso material gratuito sobre o assunto quando quiser fazendo o seu download aqui.

Autor

Emerson Bastos

Formado em Administração de Empresas pela Univali e atua há 20 anos com transporte rodoviário de carga, frota, planejamento e controle, e finanças.

Leia também

Que tal receber conteúdos incríveis como estes e totalmente de graça?

Inscreva-se e receba as melhores dicas e novidades para melhorar os seus resultados e de sua operação na gestão de sua frota.

Conheça a tecnologia que está transformando a gestão de frotas de mais de 900 operações no Brasil e no mundo.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.