Tipos de frete para o transporte de cargas

Como um gestor de frotas, você precisa conhecer os tipos de frete e entender como otimizar as suas operações de transporte encontrando os melhores serviços. Entenda mais.
Conheça os tipos de frete e como encontrar as melhores ofertas.

Conhecer os diferentes tipos de frete podem te ajudar a entender melhor como planejar as suas operações de transporte e até quais serviços atender na sua transportadora.

Não há dúvidas de que encontrar motoristas bons e ter um gerenciamento adequado para que eles permaneçam na frota é complicado. 

É igualmente difícil trabalhar com caminhoneiros autônomos, sob os quais você não tem qualquer controle e que podem ter pouca responsabilidade com a credibilidade do seu negócio.

Uma terceira alternativa é contar com a parceria de outras transportadoras e suas frotas para contribuir no seu serviço. Mas, será que é vantajoso? Onde, de fato, você encontra maneiras de atender às demandas da sua operação?

Confira, a seguir:

Quais tipos de frete existem?

Eles são divididos em dois tipos:

CIF – Custo, Seguro e Frete

Geralmente usado em negócios que produzem, vendem e entregam diretamente aos consumidores finais, este tipo de frete já tem incluso no seu valor os impostos incidentes.

Não costuma ser um modelo utilizado por transportadoras, que prestam serviços para outras empresas. Mas, sim, um tipo de frete que visa controlar os custos de entregas pela própria empresa que produz e entrega as mercadorias.

FOB – “Livre a bordo”

Utilizado, primariamente, por transações entre empresas, indica que o cliente é responsável pelos custos de seguro e transporte, ficando a empresa de frete com os valores de impostos e tributos.

Neste caso, sim, as transportadoras atuam com o FOB, oferecendo parceria tanto com outras empresas de transporte quanto para empresas que precisam de um serviço logístico mais completo, além da entrega de uma mercadoria pronta até a casa do consumidor final.

Ou seja, dos tipos de frete, o FOB é utilizado quando o serviço envolve um cenário de transporte de insumos, matéria-prima, etc., para as empresas fabricantes. Sendo o transporte de uma mercadoria finalizada realizado, também, na etapa final do processo.

Quais são os modelos para contratar esses tipos de frete?

Atualmente, encontramos cinco classificações para uma empresa contratar o serviço de frete de cargas. Eles são:

  • Contratação normal: quando acontece a contratação da transportadora pelo cliente e o serviço é realizado apenas pela coleta e entrega do produto diretamente ao cliente final.
  • Subcontratação: quando o serviço de entrega é terceirizado para outra transportadora pela empresa inicialmente contratada por um cliente. Muito utilizado quando uma empresa está em período de alta demanda e precisa de ajuda para atender novos serviços.
  • Redespacho: quando há duas transportadoras envolvidas no processo, sendo que elas cobrem diferentes áreas de entrega. É uma estratégia para aumentar a abrangência de serviços de logística e transporte da empresa.
  • Redespacho intermediário: semelhante ao redespacho, a diferença é que há três ou mais transportadoras envolvidas no processo de entrega.
  • Vinculado à multimodal: quando ocorrem diferentes modalidades de transporte em uma mesma entrega, como a chegada de uma remessa pelo transporte marítimo e, depois, uma entrega final através do transporte rodoviário. Mais comum em grandes empresas, que realizam o transporte internacional.

Tirando a contratação normal, os demais modelos são voltados para relacionamento entre diferentes empresas de transporte, onde uma contrata a outra para prestar algum tipo de serviço específico ou fazem uma parceria para atender áreas que a outra não cobre, e assim por diante, os motivos variam.

Existe também a possibilidade de uma empresa de transportes contratar um frete “avulso”. Isto é, solicitar que um motorista autônomo realize a entrega em nome da transportadora, ainda que usando seu próprio veículo. 

Isto pode acontecer quando a empresa:

  • Não possui um veículo específico para atender alguma demanda;
  • Está com uma demanda muito alta e precisa de suporte;
  • Quando um veículo quebrou e a entrega precisa, sem falta, cumprir seu prazo.

Como escolher entre as opções de frete de cargas?

Você precisa considerar não apenas o preço do serviço, ainda que seja uma parte bem importante. É preciso entender também se os veículos disponíveis atendem às necessidades da movimentação e o tipo de carga que precisa ser transportada.

Outro fator a considerar na sua decisão é o tempo de utilização dos serviços. Você precisa de alguém para atender apenas uma entrega única, ou de alguém que esteja a disposição por um mês de alta demanda na sua operação?

Talvez você até queira criar uma parceria estratégia para expandir os negócios da sua transportadora sem precisar do orçamento para adquirir uma nova frota de veículos próprios.

Todos esses fatores ajudam a determinar qual é a melhor escolha na sua gestão de frotas.

Os tipos de frete são uma influência nesta escolha?

Não, esse não é o caso aqui. Os tipos de frete, na verdade, não impactam nenhum tipo de decisão de parcerias entre empresas ou mesmo de contratação do cliente.

Eles são apenas uma definição da própria transportadora para conseguir determinar como cobrar um valor de frete para prestar seus serviços de entrega e movimentação de cargas.

Onde encontrar o melhor frete de cargas?

Em caso de parcerias entre empresas, você precisa fazer conexões estratégicas, buscando os responsáveis pela frota ou em cargos administrativos de outras transportadoras que possam complementar o seu serviço.

Para as demandas avulsas, existem alguns diferentes meios para você encontrar um motorista disponível para assumir o serviço de frete de cargas da sua operação.

Você pode usar fóruns online ou outros canais de comunicação, como portais de notícia para caminhoneiros, solicitando por um espaço de anúncio.

Ou você pode utilizar uma plataforma moderna, que permita que você:

  • Publique uma solicitação de frete, detalhando qual é a carga a ser transportada e seu destino;
  • Encontre o melhor preço para a rota determinada;
  • Identifique o caminhão ideal para a carga a ser movimentada;
  • Tome decisões precisas e com rapidez, tendo o veículo ideal em poucos minutos.

Dessa forma, você consegue selecionar a oferta que melhor se adequa aos serviços de logística e transporte do seu negócio.

Continue no mundo das frotas e operações de transporte conferindo nosso canal do YouTube:

Autor

Emerson Bastos

Formado em Administração de Empresas pela Univali e atua há 20 anos com transporte rodoviário de carga, frota, planejamento e controle, e finanças.

Leia também

Que tal receber conteúdos incríveis como estes e totalmente de graça?

Inscreva-se e receba as melhores dicas e novidades para melhorar os seus resultados e de sua operação na gestão de sua frota.

Conheça a tecnologia que está transformando a gestão de frotas de mais de 900 operações no Brasil e no mundo.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.