Tipos de veículos que formam uma frota

Uma frota pode ter diferentes tipos de veículos, os quais são divididos em: leves, pesados ou industriais. Saiba a diferença entre eles.
Conheça os tipos de veículos utilizados na gestão de frotas.

Os tipos de veículos definem o tamanho e os tipos de frota. Eles podem ser leves, pesados ou industriais.

Cada um possui características diferentes, mas são implementados por um único motivo: suprir as demandas da empresa. Ou seja, se você trabalha com o transporte de cargas pesadas e/ou grandes, os caminhões, veículos pesados, são necessários.

Para um transporte interestadual de passageiros, outro tipo de veículo pesado: os ônibus. 

Agora, para um transporte como o de medicamentos, em território urbano, uma veículo de classe leve, como uma moto, por exemplo, consegue suprir boa parte da demanda.

O gestor e sua equipe devem conhecer bem os veículos da frota para gerar a padronização na gestão e até mesmo saber agendar as manutenções com precisão e antecedência.

A seguir, conheça mais sobre os tipos de veículos:

Tipos de veículos leves

Carros

Os carros populares são usados para o transporte regular de pessoas no dia a dia, tanto em centros urbanos quanto em áreas rurais. São o principal meio de transporte da população e também usados por táxis e motoristas de aplicativos de carona.

Por serem versáteis, eles também podem movimentar cargas pequenas e médias, se mostrando uma boa alternativa para aderir na frota de veículos em rotas urbanas e intermunicipais.

O principal atrativo dos carros, geralmente, é o preço de aquisição e manutenção mais acessível.

Motos

As motos ganharam visibilidade nos últimos anos para diferentes tipos de serviço, especialmente depois que os aplicativos de delivery ficaram mais populares.

Ainda assim, mesmo antes disso, as motos já se mostravam bastante promissoras para tarefas que exigiam rapidez e agilidade, principalmente em cidades grandes, conhecidas por ter muito tráfego ao longo do dia.

Nos dias de hoje, as motos são usadas em serviços de entrega em geral, tanto em frotas próprias, quanto de maneira autônoma e por entregas através de aplicativos específicos. Em alguns casos, podem ser uma alternativa para a mobilidade de profissionais das empresas.

Vans

As vans possuem uma estrutura compacta, contudo, ainda disponibiliza espaço suficiente para uma boa quantidade de cargas.

Uma de suas grandes vantagens é que, diferente dos caminhões, esse tipo de utilitário não possui restrições de horário para circulação em centros urbanos.

Tipos de veículos pesados

Caminhões

Os caminhões são veículos pesados geralmente escolhidos por empresas que atendem a demandas diversas dentro do mercado de transporte de cargas.

Eles possuem um grande diferencial: suportam muitos tipos de cargas, embora sejam mais usados para transportar as mais pesadas.

São diversos tipos de caminhões e eles podem exercer atividades como: 

  • Distribuição de alimentos;
  • Transporte de animais;
  • Entrega de equipamentos;
  • Guincho e recolhimento de lixo.

Ônibus

Os ônibus se destinam ao transporte de pessoas e demandam mais responsabilidade na gestão.

Eles estão sujeitos a regimes de trabalho mais intensos e costumam operar para empresas que podem prestar tanto serviços de transporte público quanto privado.

É um dos tipos de veículos que é mecanicamente parecido com o caminhão, os pneus dos ônibus, por exemplo, são os mesmos modelos usados para caminhões. A diferença que se destaca é que o ônibus transporta primariamente pessoas e não cargas, embora também possa fazê-lo.

Tipos de veículos industriais

Empilhadeiras

Se determinado material é pesado demais para ser movido manualmente, as empilhadeiras fazem o trabalho sem nenhum esforço.

São veículos industriais usados para fazer a carga e descarga dos caminhões e, também, as movimentações para organização de estoque e armazéns. Existem diferentes modelos, alguns mais adaptados para supermercados e atacado, por exemplo, outros voltados para a indústria farmacêutica.

Guindastes

Os guindastes são máquinas utilizadas, nas empresas de transporte, para carregar e descarregar objetos pesados.

Eles alcançam uma altura ainda maior que as empilhadeiras e podem suportar até o dobro do peso. Vemos esses tipos de veículos sendo usados em áreas externas e de construção, conseguindo levar grandes blocos ou sacos de areia e cimento de um lado ao outro com agilidade e sem dificuldade.

São veículos equipados com cabos de elevação super resistentes, arames, correntes e roldanas. Um diferencial? É a movimentação horizontal das cargas.

Paleteiras

Enquanto as empilhadeiras elevam cargas de pequenas e médias alturas, as paleteiras transportam essas cargas de um lugar para outro.

O veículo possui dois garfos que cabem sob o palete e uma alça responsável por levantar e mover os materiais.

Outro item fundamental para empresas que mantêm armazéns e estoques e que dependem de paletes para armazenamento e transporte é o porta-paletes. É praticamente obrigatório fazer uso das paleteiras nessas situações.

Agora que você já sabe quais são os tipos de veículos que formam a frota, aproveite e faça o download do nosso Guia de Gestão de Frotas para entender como melhor direcionar seus esforços para uma gestão eficiente.

Autor

Emerson Bastos

Formado em Administração de Empresas pela Univali e atua há 20 anos com transporte rodoviário de carga, frota, planejamento e controle, e finanças.

Leia também

Que tal receber conteúdos incríveis como estes e totalmente de graça?

Inscreva-se e receba as melhores dicas e novidades para melhorar os seus resultados e de sua operação na gestão de sua frota.

Conheça a tecnologia que está transformando a gestão de frotas de mais de 900 operações no Brasil e no mundo.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.