8 Dicas para uma gestão inteligente de pneus na frota

Conheça as principais dicas para a gestão de pneus da sua frota que vão trazer todos os resultados esperados.
Conheça as dicas para gestão de pneus que vão otimizar a sua frota.

As dicas para gestão de pneus passam por alterações na rotina e a inclusão de novas estratégias podem otimizar a forma que você gerencia os pneus da frota.

Esses ativos impactam diretamente na segurança, produtividade e economia da operação e, por isso, você deve direcionar esforços para garantir que está tomando decisões inteligentes e embasadas nessa área da gestão de frotas.

Confira a seguir, algumas dicas para gestão de pneus:

  1. Utilizar o aferidor eletrônico de profundidade dos sulcos e inspeção de pressão;
  2. Calcular a previsão de troca dos pneus;
  3. Identificar o CPK de cada marca e modelo de pneu;
  4. Estabelecer um programa de treinamento e incentivo aos motoristas;
  5. Monitorar as condições das rotas percorridas;
  6. Realizar a armazenagem adequada dos pneus;
  7. Adequar o cronograma de inspeções preventivas;
  8. Fazer o controle por meio de um sistema para controle de pneus.

1 – Utilize o aferidor eletrônico de profundidade dos sulcos e inspeção de pressão

O aferidor eletrônico transforma a rotina de inspeção dos pneus em uma tarefa muito mais rápida e ágil. Com precisão de 99%, cada sulco passa a ser verificado em poucos minutos.

Ou seja, essa tecnologia ainda reduz pela metade o tempo gasto nessa atividade e garante um aumento positivo nos indicadores de produtividade da sua frota.

Entre as dicas para gestão de pneus, essa é uma que trará grandes benefícios e resultados para a sua frota. Afinal, a medição de profundidade dos sulcos é uma das atividades mais importantes nessa gestão.

Adaptar o aferidor eletrônico para medir a pressão dos pneus é possível, pois o kit do aparelho é disponibilizado com a mangueira necessária para realizar essa adaptação. 

Isso proporciona medições que também são de alta precisão e que indicam o quanto os pneus estão acima ou abaixo da pressão de calibragem ideal. Essas informações permitem realizar ajustes para atingir a performance ideal de cada marca e modelo de pneu.

2 – Calcule a previsão de troca dos pneus

Optar pela retirada dos pneus quando ainda estão com 3mm de profundidade é uma ação que muitos gestores já adotaram e que, se não for o seu caso, está na hora de implementar também. 

Para saber quando isso irá acontecer e planejar tanto o serviço de desmontagem do pneu quanto de recapagem do ativo que será retirado, você precisa do cálculo de previsão de troca.

Essa média é calculada a partir dos dados de medida do sulco até chegar em seu limite e a perda média de profundidade ao longo dos meses de utilização:

Cálculo de previsão de troca dos pneus.

3 – Identifique o CPK de cada marca e modelo de pneu

Entender qual é o Custo por Quilômetro (CPK) de cada pneu é uma das dicas para gestão de pneus que você não pode ignorar. O foco na hora de adquirir um novo pneu não deve ser o preço mais baixo, mas sim o custo benefício que esse modelo de pneu proporciona à sua operação.

Por isso, identificar qual marca e modelo apresenta o melhor desempenho em relação à durabilidade e economia ajuda a tomar decisões mais concretas — e que, de fato, estão reduzindo os seus custos operacionais.

4 – Estabeleça um programa de treinamento e incentivo aos motoristas

Incentivar e treinar os motoristas para adotarem as práticas adequadas na direção do veículo é fundamental para a gestão de pneus.

Ações de aceleração e frenagens na condução do veículo afetam o desempenho do pneu e podem levar a desgastes irregulares. Além disso, rodar em alta velocidade em estradas esburacadas e com detritos (como estradas de chão) gera ainda outros tipos de danos, como cortes, furos e até bolhas.

Por isso, realizar treinamentos de direção e incentivar as boas práticas na direção pode contribuir para a durabilidade e conservação dos pneus.

Através de um programa de incentivo, você pode recompensar os motoristas que apresentam melhores resultados tanto nesse aspecto quanto em outros, como na realização do checklist diário do veículo.

5 – Monitore as condições das rotas percorridas

As condições das estradas brasileiras afetam muito os pneus por serem, em sua maioria, estradas precárias. Monitorar as rotas percorridas e suas condições é uma tarefa que pode ajudar a antecipar desgastes e adotar medidas preventivas.

Uma das ações possíveis ao notar que o desgaste dos pneus está excessivo em uma determinada rota, é utilizar modelos de pneus mais resistentes. Essa é uma alternativa para chegar a um destino que não possui outra alternativa de rota.

Apesar de não estar diretamente relacionada ao cuidado com os ativos da frota, é uma das dicas para gestão de pneus que trará um diferencial à organização e controle da sua operação.

6 – Realize a armazenagem adequada dos pneus

A armazenagem adequada dos pneus pode não parecer tão importante, mas contribui para a conservação dos pneus, evitando desgastes e danos prematuros. Por isso, providencie um ambiente adequado e seguro, longe de fontes de calor e exposição às condições climáticas.

Além disso, planeje a utilização dos pneus para realizar a armazenagem vertical ou horizontal.

Pneus que serão instalados, logo podem estar posicionados horizontalmente sem problemas. Se o tempo de armazenagem ultrapassar 4 semanas, o melhor a ser feito é movimentar esse pneu para a posição vertical e, preferencialmente, a cerca de 1 metro do chão.

7 – Adeque o cronograma de inspeções preventivas

O cronograma de inspeções preventivas deve ser ajustado conforme a variação de resultados que você está obtendo. Se uma alteração muito drástica for notada, é preciso reduzir o tempo de inspeção e investigar melhor a causa desse resultado.

Por outro lado, se o resultado se mostrar estável, você pode espaçar mais a inspeção e otimizar o tempo da sua equipe.

8 – Faça o controle por meio de um sistema para gestão de pneus

A tecnologia para gestão de pneus oferece um controle desde a etapa operacional na coleta dos dados até a gestão estratégica e decisiva na análise de dados e planejamento de ações.

Esse sistema é um diferencial para a sua frota e deve ser utilizado como uma estratégia de redução de custos e aumento na durabilidade dos pneus.

Aqui está mais uma na lista de dicas para gestão de pneus, que aborda detalhes de como determinar o momento ideal para executar cada tarefa e identificar as ferramentas necessárias:

Adquira o nosso Mapa da Gestão de Pneus. Esse modelo segue a metodologia Prolog e identifica todas as ações e requisitos para você conseguir realizá-las e obter os melhores resultados na sua frota. Acesse aqui para fazer o seu download!

Autor

Luiz Felipe

Co-fundador e CTO da Prolog, desde 2016 se dedica à Prolog, onde além da tecnologia, já colocou um pé no marketing e nas vendas, constantemente buscando novos conhecimentos para trazer excelência à Prolog e seu time.

Leia também

Que tal receber conteúdos incríveis como estes e totalmente de graça?

Inscreva-se e receba as melhores dicas e novidades para melhorar os seus resultados e de sua operação na gestão de sua frota.

Conheça a tecnologia que está transformando a gestão de frotas de mais de 900 operações no Brasil e no mundo.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.