O que você não pode deixar de saber para gerenciar pneus da frota

Conheça os elementos indispensáveis para gerenciar pneus de forma eficiente em sua frota.
Conheça as melhores maneiras de gerenciar pneus na frota.

Gerenciar pneus é uma parte fundamental da gestão de frotas e operações de transporte. É uma atividade que garante a segurança, economia e produtividade das frotas.

Isso porque os pneus, além de sua principal função de sustentar o veículo na locomoção, afeta outros aspectos, como a economia de combustível e estrutura do veículo. Por isso, fazer a gestão dos pneus de frota precisa ser uma função que abrange diferentes setores e estratégias.

Confira as dicas mais valiosas para gerenciar pneus na sua operação:

O inventário de pneus dá previsibilidade de demanda

Realizar um inventário de pneus é essencial para adquirir uma visão precisa da quantidade e condição dos pneus em sua frota. Nesse registro, você terá informações sobre pneus em uso, novos e aqueles que passaram por recapagens. 

Assim, garantindo uma previsão da demanda futura dos ativos, bem como auxiliando no planejamento de compras e manutenção de pneus. 

Através do inventário, você também tem uma visão melhor sobre a saúde dos pneus, sua vida útil média e se há a necessidade de substituição a curto prazo.

Avaliar o desempenho individual gera economia na aquisição de novos pneus

A análise individual do desempenho de cada marca e modelo de pneu é um guia para otimizar a aquisição. Esse desempenho pode ser medido pelo cálculo de CPK do pneu, onde o menor valor indica uma eficiência superior. 

É importante avaliar cada pneu de maneira individual e considerando diferentes variáveis, como a rota percorrida, o motorista responsável e outras condições específicas da operação. 

Isso gera uma compreensão ampla do funcionamento do pneu, determinando se ele apresenta o mesmo desempenho nos diferentes momentos de uso.

Caso contrário, é preciso investir em diferentes marcas e modelos, utilizando-os de acordo com as situações em que se mostraram mais adequados em suas operações da frota.

Identificar a pressão ideal dos pneus garante uma maior vida útil

Determinar e manter a pressão adequada dos pneus é uma atividade fundamental para gerenciar pneus com eficiência. Utilizar pressões incorretas pode levar ao desgaste irregular e danos indesejados nos pneus. 

Por outro lado, a pressão ideal permite que o pneu mantenha uma superfície de contato adequada com a estrada, minimizando o desgaste e a probabilidade de cortes e bolhas. 

Além disso, será preservada a integridade da carcaça, permitindo recapagens futuras — o que resulta no aumento da vida útil dos pneus.

Entender o nível de desgaste de pneus ajuda nas estratégias de prevenção de perda precoce

Ao medir a profundidade dos sulcos na inspeção de pneus, é possível categorizar o desgaste em baixo, médio ou excessivo. 

Essa avaliação permite que você implemente estratégias preventivas, como a troca de pneus da frota planejada, evitando não apenas multas, mas também garantindo a segurança e economia dos veículos.

Implementar o rodízio de pneus amplia a durabilidade dos ativos

O rodízio de pneus é uma atividade que consiste na troca de posição dos pneus em um mesmo veículo. Sua configuração pode variar, mas um exemplo seria trocar o pneu direito dianteiro para a posição esquerda traseira. 

Essa prática contribui para a conservação dos pneus, garantindo um desgaste mais uniforme em todos os ativos do veículo. 

Ao planejar o controle de pneus da sua frota, é importante definir um cronograma para todas essas tarefas, desde a inspeção de pressão até a realização do rodízio.

Gerenciar pneus contribui para a economia de combustível

A pressão inadequada dos pneus aumenta o esforço do motor, levando a uma maior queima de combustível. 

Quando este não é o caso, outro problema pode impactar o consumo de combustível eficiente: o desgaste da borracha. Pneus desgastados comprometem a frenagem e aceleração, prejudicando a eficiência e o desempenho do veículo. 

Ambos os cenários influenciam negativamente o consumo de combustível da frota.

O uso inteligente de dados aprimora a gestão de pneus

A coleta de dados dos pneus, principalmente pressão e profundidade dos sulcos, é essencial para entender seu funcionamento e calcular com precisão a previsão de troca dos pneus e custo por quilômetro deles.

Além destes, é importante integrar dados de outros setores, como de manutenção da frota e gestão de combustível. Isso porque, os pneus possuem relações diretas com o surgimento de problemas nessas áreas.

Dessa forma, acompanhar esses resultados externos também permite identificar as ações necessárias na gestão de pneus.

Gerenciar pneus de forma eficaz impacta diretamente nos custos operacionais

Dada a relação dos pneus com outras partes do veículo, seu gerenciamento influencia as manutenções e o consumo de combustível. 

Uma gestão adequada resulta na redução dos custos operacionais, uma vez que mantém o desgaste uniforme dos pneus e garante maior eficiência durante toda a sua vida útil.

Parcerias estratégicas com fornecedores e parceiros auxiliam na economia da frota

Estabelecer conexões com fornecedores que ofereçam preços competitivos e descontos para pneus é uma forma de garantir a sua economia. 

Além disso, contar com parceiros para serviços como recapagem é uma estratégia inteligente que tanto contribui na economia da frota, quanto na durabilidade dos ativos da frota.

Estar atualizado sobre as tendências ajuda a tomar decisões embasadas

O avanço tecnológico não se limita aos sistemas de gestão, ele abrange as próprias ferramentas utilizadas na rotina da operação, como os aferidores de coleta de pressão e profundidade dos sulcos. 

Ainda mais, também há tecnologias envolvidas no próprio processo de fabricação dos pneus. Novos materiais e processos, como de pneus anti furos, estão surgindo e evoluindo a cada dia.

Estar sempre se atualizando das tendências na gestão de pneus é uma maneira eficiente de adotar as melhores práticas e inovações para a sua frota.

Seguir a legislação e regulamentos contribui para operações seguras e evitar penalidades

O conhecimento da legislação sobre pneus é fundamental para você ter uma frota mais segura e evitar o recebimento de multas. 

A “multa do pneu careca”, por exemplo, impõe penalidade grave e pode levar a apreensão do veículo. Por isso, estar com os pneus em conformidade contribui para evitar as multas de trânsito e, mais importante, ter operações seguras e sem acidentes.

Indicadores de desempenho de pneus levam à melhor identificação e resolução de problemas

Indicadores de desempenho são cruciais para entender os resultados das ações de gerenciamento dos pneus. Eles ajudam a entender não apenas a eficiência da sua gestão, mas também apontam falhas específicas nas diferentes etapas do processo.

A partir desses insights, você consegue gerenciar pneus tomando decisões muito mais direcionadas e efetivas.

Continue entendendo ainda mais sobre gerenciar pneus e qual o passo a passo para a sua rotina de gestor em um Mapa para a Gestão de Pneus da Frota. Adquira o seu!

Autor

Luiz Felipe

Co-fundador e CTO da Prolog, desde 2016 se dedica à Prolog, onde além da tecnologia, já colocou um pé no marketing e nas vendas, constantemente buscando novos conhecimentos para trazer excelência à Prolog e seu time.

Leia também

Que tal receber conteúdos incríveis como estes e totalmente de graça?

Inscreva-se e receba as melhores dicas e novidades para melhorar os seus resultados e de sua operação na gestão de sua frota.

Conheça a tecnologia que está transformando a gestão de frotas de mais de 900 operações no Brasil e no mundo.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.