Tudo o que você precisa saber sobre a gestão de pneus

O essencial sobre a gestão de pneus.

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

A gestão de pneus é uma etapa essencial da gestão de frotas. Por meio dela, você garante que todos os cuidados com os pneus sejam realizados corretamente. 

Não é preciso dizer que os pneus desempenham um papel importante no transporte de cargas, mas é preciso ressaltar que os cuidados com os mesmos devem receber muita atenção.

Se você deixa um pneu mal calibrado passar, pode gerar prejuízos no veículo, a perda precoce do pneu e também maiores gastos com combustível. São consequências bastante graves para um incidente tão “pequeno” quanto um pneu com a calibragem desregulada.

Por isso, você precisa agilizar e implementar uma gestão de pneus verdadeiramente eficiente na sua transportadora. Primeiro, vamos esclarecer:

O que está incluso na gestão de pneus?

Basicamente, toda tarefa relacionada com pneus estará dentro dessa gestão. Quer alguns exemplos? A própria calibragem de pneus, a manutenção preventiva, o rodízio de pneus e até a lavagem dos mesmos.

Desde a compra até o descarte, a gestão de pneus é todo o processo de lidar com esses componentes de um veículo da frota.

Por que você precisa dela?

Essa pergunta ainda está passando pela sua cabeça? Então vamos para a resposta: o levantamento de custos é um dos principais aspectos para realizar a gestão de pneus da frota. Você precisa entender quais são os gastos, de onde eles vêm e porque eles ocorrem para poder ter algum tipo de controle sobre as finanças da transportadora.

Os custos envolvidos aqui são a compra de novos pneus, a reforma deles, assim como o abastecimento dos veículos e com manutenção tem relação direta com essa gestão.

E-BOOK
GESTÃO DE PNEUS

Economia e produtividade com a gestão de pneus.

Prolog - Ebook Gestão de Pneus

Igualmente, podemos citar que a segurança da frota, do motorista e das cargas, é essencial aqui. Pneus com calibragem desregulada ou desgastados são mais suscetíveis a acidentes. Por isso, mantenha um cronograma para verificação e controle dos pneus.

Quais são os benefícios da gestão de pneus?

Aumenta a durabilidade dos pneus

Quando você está em dia com todos os cuidados, os pneus alcançam sua vida útil sem maiores problemas. Eles podem, inclusive, ultrapassar sua vida útil estimada pelo fornecedor. 

Assim, dando maior controle para planejar quando será necessário gastar com a compra de pneus novos.

Reduz a necessidade de reparos

Ao seguir os cuidados apropriados, os pneus terão um desempenho melhor, garantindo também que haja menos reparos na estrutura do caminhão como um todo. Afinal, um pneu desequilibrado pode danificar o sistema de eixo e suspensão do veículo, gerando mais gastos e diminuindo até a qualidade da máquina.

Possibilita a recapagem quando necessário

O desgaste acelerado e indevido dos pneus leva ao chamado “recusa de recape”, impossibilitando o prolongamento de uso dos pneus. É preciso cuidar com o desgaste para poder ter a chance de recapar e utilizar essas peças por mais tempo.

Melhora a segurança em estrada

Pneus desgastados aumentam o risco de derrapamento, principalmente em dias de chuva. Por isso, cuidar dos pneus gera maior segurança nas operações de transporte.

Seguir as recomendações do fabricante e realizar a gestão de pneus é o que você precisa para dar garantia tanto aos motoristas quanto ao cliente que irá receber as mercadorias de que não terá problemas no percurso.

Reduz custos

Os pneus estão entre os maiores gastos da frota, junto com o combustível e as manutenções. Se negligenciar o cuidado deles, os gastos serão ainda maiores visto que terá que realizar trocas com maior frequência.

A gestão de pneus não precisa necessariamente ter um investimento alto, mas adquirir recursos como um software que auxilia nesse controle é uma excelente alternativa visando agilidade e produtividade.

Quem deve realizar a gestão de pneus?

O principal deve ser realizado, sem dúvida alguma, pelo gestor de frotas. Todo o planejamento e estratégia para a gestão de pneus deve ser responsabilidade dele, mas as tarefas que condizem com cada etapa da gestão podem ser feitas pelos motoristas e/ou mecânicos da transportadora.

Por exemplo, a aferição de pneus, que deve ser parte da manutenção preventiva, pode ser realizada pelo motorista do veículo de acordo com um cronograma previamente estabelecido pelo gestor de frotas.

Como o Prolog App pode te ajudar?

Nossa solução é desenhada para facilitar o trabalho de gestão de pneus da sua empresa. Junto do software, você recebe um kit de aferição de pneus desenvolvido pela nossa própria equipe. Com ele, o processo se torna 136% mais eficiente do que modelos tradicionais.

Oferecemos um sistema que pode te ajudar no cronograma de aferições e com as aferições em si, coletando dados da profundidade de sulcos e a pressão de cada pneu. Além disso, fornece dados para tomada de decisões e a finalização de serviços.

Conheça mais do nosso produto Gestão de Pneus e converse com um especialista do Prolog App para responder todas as suas dúvidas!

Economize mais aumentando a vida útil dos pneus de sua frota.

Entenda como a solução de Gestão de Pneus do Prolog faz isso por você.

Aproveite e leia também

pare de perder veículos pesados

O futuro da sua frota: evite a perda de veículos pesados

A perda de veículos pesados e depreciação são inevitáveis. Porém, podem ser evitadas com o conhecimento que você vai adquirir…

Read Story
Entenda como lidar com a gestão de multas de trânsito na sua frota.

O que todo gestor de operações deveria saber sobre multas

As multas fazem parte do cotidiano das transportadoras, mas elas podem ser evitadas com algumas medidas preventivas e treinamentos. Quer…

Read Story
O seu checklist de veículos completo com o Prolog App.

Como montar o melhor checklist de veículos para a frota

Previna falhas mecânicas, economize combustível, reduza o tempo ocioso de veículos e muito mais. Tudo isso com um simples procedimento:…

Read Story
Arrow-up